Mesmo que sejam muitos, os cuidados na gravidez precisam de muita atenção, principalmente aos fatores que colocam em risco a vida da mãe e do bebê, por isso precisamos entender quais são eles e como fazer para que estejam sempre em dia, é isso o que vamos explicar neste post.
Quais os principais cuidados na gravidez para reduzir o risco de complicações?
Um dos principais fatores que pode aumentar o risco de complicações na gestação é o ganho de peso, veja bem, é normal que isso ocorra, mas ele não pode ser excessivo e ultrapassar o recomendado. Então, é preciso seguir alguns cuidados na gravidez para que isso não ocorra, evitando a mal formação do feto, abortos espontâneos, diabetes e hipertensão.
Para evitar complicações também é importante evitar lugares e ambientes com fumaça, cigarro, assim como fumar é um risco considerável que aumenta as chances de parto prematuro, aborto e trombose.
Preciso de acompanhamento médico para ajudar com os cuidados da gravidez?
Mas é claro que sim, toda mulher precisa desse acompanhamento com os cuidados na gravidez e ele é possível através do pré-natal que deve ser iniciado logo nos 3 primeiros meses de gestação, o pré-natal pode ser feito na rede pública ou privada de saúde.
Quais cuidados devo ter antes da gravidez?
Se você é uma tentante, saiba que alguns cuidados também devem ser tomados antes do seu esperado positivo, viu? O ato de fumar deve ser cortado, assim como o consumo de bebidas alcóolicas e alimentos com cafeína.
Mas o consumo do ácido fólico pode ser iniciado com orientações médicas, assim como você deve realizar os exames pré-concepcionais e estar com suas vacinas em dia.
Quais cuidados devo ter durante a gravidez?
Junto com o pré-natal, todo o acompanhamento necessário para manter uma gravidez tranquila e preservar sua saúde e do seu bebê serão feitos. Mas, veja alguns cuidados que você deve ter durante a gravidez:
- verificar sua pressão arterial;
- fazer exercícios físicos como caminhada, pilates, ioga e hidroginástica;
- cuidar da sua pele;
- manter suas vacinas em dia.
E sobretudo, cuidar de você e do seu bem estar, é normal se você direcionar toda a sua atenção ao seu bebê, mas lembre que você também é importante e precisa de cuidados na gravidez também.
Quais são os sinais e sintomas de uma gravidez ectópica?
Uma gravidez ectópica pode ser preocupante para uma gestante, veja abaixo os sinais e sintomas que podem ser observados:
- dor pélvica ou abdominal intensa;
- sangramento vaginal entre a 5° e 14º semana de gravidez;
- dor ao apalpamento no útero;
- inchaço no abdômen;
- contração uterina e sensação de peso vaginal.
Também pode ser um sinal: enjoos matinais, ausência da menstruação e negativo no exame Beta HCG.
O que é uma gravidez ectópica?
Resumidamente, a gravidez ectópica é quando o bebê está se desenvolvendo fora do útero, podendo estar nos ovários, trompas, colo do útero, entre outros locais.
É considerada uma gravidez de alto risco à vida da gestante e do bebê por comprometer os órgãos da futura mamãe e pela impossibilidade de um bebê sobreviver fora do útero. Por isso os cuidados na gravidez são tão importantes.
A gravidez é sem dúvidas um momento muito especial e singular na vida de qualquer mulher, mas para que esse momento seja vivido da melhor maneira possível, é necessário se atentar aos cuidados na gravidez, seguindo as orientações do médico e exames de rotina gestacional.