Kit higiene de bebê: saiba o que é e como montar o seu kit

0

Montar o kit higiene de bebê é um dos cuidados que todos os papais devem ter, além de manter sempre por perto no quartinho – desde o nascimento até os primeiros anos. Hoje, é possível montar os kits personalizados, que garantem não só praticidade como um charme extra para o quartinho, já que ainda ajuda na decoração.

Se você tem dúvidas sobre o que é o kit higiene de bebê, quais os itens indispensáveis que ele precisa ter e, é claro, dicas de como montar o seu, o Manual da Fralda te ajuda! Confira ao longo desse texto todas as informações que você precisa para montar o seu kitzinho de higiene.

O que é o kit higiene de bebê?

Chamamos de kit higiene de bebê os itens utilizados para a higiene pessoal do bebê. Normalmente, a criança tem alguns kits de higiene, com itens variados e que dependem da ocasião. Por exemplo, os kits mais básicos para serem levados dentro da bolsa do bebê contém tudo que é necessário para a troca das fraldas.

O que é o kit higiene de bebê?
Fonte/Reprodução: original.

Porém, também existem kits mais completos, normalmente deixados em casa próximo ao local da troca com mais itens necessários, não apenas para a troca de fralda, mas também para a higiene do umbigo, ouvidos e, até mesmo, cortador de unhas.

O que tem no kit higiene de bebê?

Como falamos anteriormente, na maioria das vezes é necessário ter mais de um kit para atender as necessidades do bebê dentro e fora de casa, de acordo com a ocasião, é claro. No geral, o kit higiene de bebê mais completo pode conter diversos itens como por exemplo aspirador nasal, tesoura de cortar unhas, lenços umedecidos, algodão, pomada contra assadura, sabonete neutro, gaze, escova para cabelos e, até mesmo, álcool 70%.

Outros itens também podem compor o kit, não apenas para deixá-lo mais completo, mas também para auxiliar na organização. Dentre esses itens, podemos destacar potes de vidro ou plástico com tampa, bandejas, necessaires de tecido ou plástico, trocador portátil e, até mesmo, termômetro.

Como montar um kit higiene de bebê?

Para as mamães de primeira viagem, não precisa ficar com receio na hora de montar o seu kit higiene de bebê. Muitas vezes, os pais de primeira viagem compram tudo o que veem de interessante e que nem sempre será utilizado – por isso, seguir as dicas de outras mamães é uma opção interessante. 

Related Posts
1 De 127

Além disso, cada mãe e cada bebê são únicos, então os itens também podem variar a cada caso! Para te auxiliar a montar o seu kit, preparamos algumas dicas – confira:

Faça uma lista com os principais itens

Para evitar gastos desnecessários, uma dica é listar os principais itens e adicionar outros conforme sentir a necessidade. Dentre esses itens principais, podemos listar lenços umedecidos, algodão, álcool 70%, gaze, cotonetes, pomadas, garrafa térmica, fraldas, tesoura para unhas e aspirador nasal.

Decida o local onde o kit ficará

Algumas pessoas deixam o kit no trocador, enquanto outras preferem deixar em uma prateleira. Definir esse local é importante para que você entenda o tamanho que vai ter disponível para poder comprar os itens e poder organizá-los. Lembre-se que deve ser um local de fácil acesso durante as trocas, que seja possível pegar os itens sem deixar o bebê sozinho.

Opte por bons materiais

Hoje, é possível encontrar o kit higiene do bebê em diversos materiais diferentes, plástico, madeira e até mesmo vidro. Todos eles são boas opções para guardar os itens em segurança e mantê-los sempre higienizados sem colocar a saúde do bebê em risco. Por isso, lembre-se que os potinhos precisam ter tampas e ficar bem vedados.

Siga o tema do quarto

O kit de higiene também faz parte da decoração do quartinho, por isso é importante seguir o tema ou paleta de cores do quarto. Assim você garante que ele consiga proporcionar um charme extra para a decoração.

Quais os cuidados ao usar kit higiene de bebê?

É muito importante entender que o kit de higiene vai ser usado nas partes íntimas do bebê, além de ser uma pele muito delicada e sensível. Por isso, é indispensável que todos os itens sejam de boa qualidade e estejam armazenados corretamente para não pegar pó ou ficar exposto no ar. Outro cuidado importante, é optar por produtos hipoalergênicos, para diminuir o risco do desenvolvimento de alergias e irritações na pele.

Viu só? As mamães não precisam se preocupar com o kit higiene de bebê, são itens simples e que não existe uma fórmula pronta! Os itens que compõem esse kit podem ir mudando, de acordo com as necessidades e desenvolvimento do bebê.

Deixe um comentário