Fases do desenvolvimento do feto: conheça todo o processo!
A gestação é um período de mudanças e descobertas para a mulher, mas também é a fase do desenvolvimento do feto. São longas semanas em que um novo ser-humano ganha vida. É de conhecimento de boa parte das pessoas que, para que haja o nascimento de um bebê,
primeiramente, um óvulo (gameta feminino) precisa ser fecundado por um espermatozóide (gameta masculino), e a partir disso, uma nova vida se inicia.
Muitas pessoas questionam entre si o que acontece após a fecundação, afinal, é um novo ser humano que está sendo gerado. Quais são os processos que acontecem no corpo de uma mulher até que um bebê nasça? Como a junção de um espermatozóide a um óvulo dá origem um bebê? Logo abaixo você verá algumas dessas respostas.
Quando o feto começa a se desenvolver?
O desenvolvimento do feto começa logo no início da gestação, geralmente ao final da oitava semana após a fecundação. Neste período, algumas estruturas como braços, pernas e traços faciais começam a se desenvolver e, ao longo da gestação, ganham cada vez mais forma.
Como é chamada a primeira fase de desenvolvimento do feto?
A gestação é dividida em três fases, que são chamadas de primeiro, segundo e terceiro trimestre. Em cada um desses períodos o feto desenvolve alguma parte do corpo e organismo diferentes. No primeiro trimestre, por exemplo, é quando ocorre toda a fase inicial de implantação do óvulo fecundado no útero até que ele se torne um embrião.
Como ocorrem as fases de desenvolvimento do feto?
Basicamente, tudo começa com a divisão celular a partir do óvulo fecundado. Esse óvulo se torna um embrião, e esse embrião a cada dia que passa, ganha forma de um bebê e, seus órgãos, sistema imunológico e neurológico são formados e amadurecidos até o fim da gestação. Veja alguns detalhes de algumas dessas fases do desenvolvimento do feto abaixo:
Fecundação
Em todos os períodos menstruais da mulher, existe um momento em que o útero está fértil e mais favorável para que uma gravidez ocorra. Esse momento se dá quando um óvulo se desprende do ovário e caminha até as trompas de falópio.
Enquanto o óvulo está fixado em uma das trompas de falópio, o muco do colo do útero fica mais ralo e elástico favorecendo que espermatozóides adentrem o útero. Caso a mulher tenha relações sexuais e haja ejaculação no canal vaginal, em torno de cinco minutos, o espermatozoide se desloca no canal vaginal até chegar nas trompas de falópio. O óvulo, através de sua composição química, atrai o espermatozoide para si. Dessa forma, o gameta masculino atravessa a camada externa do óvulo, tornando-o impermeável para outros espermatozoides e assim ocorre a fecundação.
Blastocisto
Após a fecundação, a junção do espermatozoide ao óvulo, formam uma nova e diferente célula, e, durante a viagem dessa célula até o útero, ocorrem divisões celulares conhecidas como mitose e meiose. Essas divisões celulares originam uma esfera sólida de células até se formar em uma esfera oca, conhecida como blastocisto. Essa esfera oca se implanta no útero dando origem ao embrião.
Embrião
Após a formação do blastocisto e implantação na parede do útero, as células internas do blastocisto dão origem ao embrião e as células externas formam a placenta. Nesses processos de divisão celular, algumas células se transformam em uma camada interna de membrana, e essa membrana se transforma no líquido amniótico.
Somente após a criação desse líquido, o blastocisto é considerado um embrião, pois, é dentro dessa bolsa de líquido amniótico que o embrião estará protegido para se desenvolver. É na fase embrionária, que faz parte do primeiro trimestre, que a maioria dos órgãos começam a se desenvolver. No período embrionário, o embrião se alonga e começa a ganhar a forma de um feto.
Do feto a placenta
Quando o embrião se torna um feto, por volta da 12º semana de gestação, o feto já ocupa todo o útero, e, a partir da 14º semana é possível descobrir através de uma ultrassonografia o sexo do bebê.
Entre a 15º e 20º semana da gravidez, provavelmente a gestante poderá sentir os primeiros movimentos do bebê, e a partir da 24º semana de gestação, caso o bebê nasça prematuramente, ele possuirá chances de sobreviver fora do útero.
Em especial, o pulmão do bebê se desenvolve até quase o fim da gestação, e por isso, é importante manter uma gestação saudável para evitar o parto prematuro. O cérebro também é um órgão que se desenvolve até o fim da gestação, acumulando novas células até o primeiro ano de vida extra uterina do bebê.
A placenta é um órgão que se origina para levar os nutrientes da mãe para o bebê, e auxiliar na circulação materna e do bebê. Ela se desenvolve de forma completa por volta da 18º a 20º semana de gestação, porém, continua a crescer conforme o feto cresce, e é expelida após o nascimento do bebê. Caso a mulher tenha outra gestação, outra placenta se originará.
Quando acontece o desenvolvimento do feto?
O feto se desenvolve aproximadamente a partir da 8º semana de gravidez até o último dia da gestação, quando já existe o líquido amniótico para garantir que o feto se desenvolva com segurança.
O seu desenvolvimento ocorre até o final da gestação, afinal, não são apenas órgãos que se desenvolvem no período gestacional, os sentidos do bebê (olfato, audição, tato, visão, paladar), seus músculos e camadas de gordura também são desenvolvidos.
Todo o período de gravidez e desenvolvimento do feto é fascinante e complexo. Existe uma infinidade de coisas boas e nem tão boas que podem acontecer durante todo esse processo.
Por isso, é importante que a gestante se prepare, através de acompanhamento médico e estudos para toda essa fase que compreende a estrutura física e emocional de uma mulher, e as novas estruturas de um novo ser.