Aumento do muco cervical pode ser sintoma de gravidez
O aumento do muco cervical ainda é um tabu para muitas mulheres, muita gente ainda não sabe que ele é algo perfeitamente natural do corpo da mulher e o quanto é importante para a saúde da vagina.
O que pode ser o aumento do muco cervical?
Quando a mulher está para entrar em seu período fertil, acontece o aumento do muco cervical. Isso porque nesse período os níveis de estrogênio sobem, e esse hormônio é responsável por regular o ciclo menstrual, além de preparar o útero para a gravidez.
Sendo assim, os níveis altos de estrogênio acabam produzindo mais muco cervical.
Como é o muco cervical?
O muco cervical vai mudando alguns aspectos conforme o nosso ciclo menstrual, mas no geral ele é esbranquiçado ou transparente, não costuma causar ardência ou dor na região e não tem odor forte.
Ligação do muco cervical com ciclo menstrual
O ciclo menstrual tem total influência no muco cervical, pois ele varia de acordo com cada fase do ciclo menstrual.
Porque o muco cervical é tão importante?
O muco cervical é muito importante para a saúde da vagina, pois é por meio dele que podemos saber se tem alguma coisa errada com nosso corpo, além de proteger o canal vaginal e o útero.
Muco cervical coça ou causa dor?
Diferente do corrimento vaginal, o muco cervical não coça e nem causa dor na região, porém em alguns casos pode ter um leve odor e ser mais espesso, isso acontece quando a mulher está em falta com a ingestão de líquidos, vitaminas e frutas.
Função protetora do muco cervical
O muco vaginal tem uma grande função protetora ao canal vaginal, ele protege e elimina bactérias, que estão nessa área vaginal para que elas não cheguem ao útero, sendo assim, forma-se uma barreira protetora para evitar infecções como a candidíase por exemplo.
Porque duchas higiênicas não são aconselhadas
As duchas higiênicas vão basicamente derrubar a barreira protetora criada no canal vaginal pelo muco cervical, por isso não é aconselhado, visto que irá deixar sua vagina desprotegida, além de alterar o pH natural dela, ficando mais propensa a infecções.
Características do muco cervical
Além de ajudar na proteção do canal vaginal, o muco cervical tem outras funcionalidades, principalmente no período fértil.
Muco cervical ajuda na fertilidade
Com os níveis de estrogênio aumentando no período fértil, consequentemente o aumento do muco cervical, essa secreção passa a ter uma aparência mais escorregadia, transparente e elástica, muito parecida com a clara de ovo crua. Dessa forma, esse tipo de secreção ajuda ao espermatozoide chegar no útero com mais facilidade na fase da ovulação. Outro ponto muito importante é que o muco cervical ajuda a lubrificar mais a vagina e proteger os espermatozoides da acidez presente nela.
Água no muco cervical
Muita gente não sabe, mas a água influencia muito na produção de muco cervical, sendo 90% de água. A textura dele por exemplo vai depender da quantidade de água que você ingere no dia, ou seja, quanto mais água beber, maior será a qualidade e fertilidade do muco cervical.
Mudanças do muco cervical no ciclo menstrual
Como foi dito mais acima, o muco cervical muda um pouco conforme a fase do ciclo menstrual, e suas características indicam em que período do ciclo estamos.
Durante menstruação
Durante a menstruação, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem, consequentemente o muco cervical é produzido em menor quantidade. Nesse período, não conseguimos ver o muco porque o fluxo sanguíneo está cobrindo ele, ou seja, mesmo que não o vemos, ele está lá sendo expelido com a menstruação.
Depois da menstruação
Logo após a menstruação, os níveis de estrogênio começam a aumentar, porém demora uns 3 dias para o muco cervical aparecer, essa fase chamamos “dias secos”.
Antes e durante a ovulação
Antes da ovulação, como já vimos, o corpo produz mais muco, essa secreção costuma ser branca, amarelada ou turva, dura até 5 dias e é mais pegajoso. E durante a ovulação a vagina fica mais e o muco cervical fica mais escorregadio, claro e elástico, podendo ficar com a aparência de clara de ovo crua. Se você pegar com o dedo, por exemplo, consegue ver que ele estica alguns centímetros.
Após o fim da ovulação
Quando a ovulação termina, o muco cervical diminui, ou até mesmo não tem a presença dele. Em seguida você irá menstruar e o ciclo irá se repetir.
Então o aumento do muco cervical não é propriamente um sintoma de gravidez, porém é ele que ajuda para que ela ocorra. Sendo assim, se você busca engravidar, tome bastante água por dia, para que o seu muco cervical seja mais saudável e fértil.