Alimentos para tentantes com endometriose e SOP: quais são bons ou não!
Muitas mulheres com endometriose, ou síndrome do ovário policístico, são tentantes e acabam tendo uma maior dificuldade para conseguir alcançar o seu objetivo.
Felizmente, hoje já sabemos que a alimentação pode ter um efeito significativo na vida de quem possui essas condições e a alimentação correta pode facilmente colaborar para que a tentante seja bem sucedida em sua jornada! Confira.
Endometriose e SOP: o que são e como estão relacionados
Apesar de serem doenças diferentes, a endometriose e a síndrome do ovário policístico são doenças que afetam, comumente, mulheres em idade fértil.
A síndrome do ovário policístico consiste em uma alteração hormonal provocada por cistos no sistema reprodutor, mas há principalmente uma liberação exacerbada de estrogênio. Esse desequilíbrio hormonal promove um aumento de características masculinas secundárias (mais pelos, por exemplo).
Já a endometriose, apesar de também ser causada por níveis elevados de estrogênio, pode ser mais facilmente encontrada em mulheres que já possuem síndrome do ovário policístico, já que essa segunda também promove um desequilíbrio hormonal semelhante.
Endometriose
Para entender como funciona a endometriose é necessário entender como funciona o ciclo menstrual: durante o período fértil a mulher libera óvulos que estarão prontos para serem fecundados e gerar uma nova vida; quando não ocorre a fecundação, o endométrio (parede do útero) se descama e provoca a menstruação.
E, como tudo no organismo, o endométrio precisa ser estimulado por hormônios para que ocorra sua descamação, e o hormônio responsável por fazê-lo descamar é a progesterona, enquanto o estrogênio auxilia no crescimento do endométrio.
Quando alguém possui endometriose há crescimento do tecido que compõe o endométrio em outros lugares do sistema reprodutor além do útero, podendo estar presente em todo o abdômen — incluindo órgãos próximos que pertencem a outros sistemas, como o urinário.
Quais os sintomas da Endometriose
A endometriose provoca cólicas intensas, dor nas relações sexuais, sangramentos (tanto intestinais quanto urinários) e a mulher pode ter dificuldade em engravidar.
Se suas cólicas menstruais são muito fortes é bom realizar uma visita ao ginecologista de sua confiança.
O que pode causar a Endometriose
Não há uma causa pontual para o surgimento da endometriose, mas pesquisadores já comprovaram que ela pode ter origens genéticas, hormonais, e até mesmo questões envolvendo o sistema imunológico.
Tratamento para Endometriose
Todos os tratamentos, claro, dependem de uma série de fatores como a idade da paciente, se deseja engravidar ou não, e quais as causas provocadoras da endometriose. Em geral, pode-se bloquear os hormônios excessivos, ou até mesmo realizar uma laparoscopia.
Qual melhor alimentação para tentantes com Endometriose
O consumo de frutas cítricas, e alimentos ricos em vitamina C de uma maneira geral, quando metabolizados se tornam vitamina A, e por ventura se tornam aliados contra as inflamações que podem provocar dor.
Alimentos como legumes e verduras, bem como os ricos em fibras, auxiliam a regular o intestino e, por consequência, acabam por manter o organismo muito menos susceptível a inflamações. Dê preferência a comidas orgânicas e naturais, já que produtos muito industrializados podem acabar provocando um quadro inflamatório e agravar os sintomas de cólicas intensas para quem possui endometriose.
O que não comer com Endometriose
Alimentos com glúten, recheados de açúcar e farinha, podem ser um desafio para a digestão, e podem agravar os sintomas da endometriose. Comumente, alimentos extremamente industrializados, lacticínios e seus derivados podem acabar retendo o estrogênio e promovendo cólicas intensas.
Síndrome do Ovário Policístico (SOP)
Para melhor entendermos a síndrome do ovário policístico é necessário que entendamos como funciona um ovário saudável: os ovários são estruturas como pequenos ovos localizadas cada um em um lado do útero, e são responsáveis pela produção de hormônios femininos.
Quando os ovários possuem cistos eles podem causar alguns problemas simples como acne, ciclo menstrual irregular, ou até mesmo problemas mais graves como a dificuldade de engravidar.
Sintomas da SOP
Os sintomas mais fáceis de perceber quando alguém tem síndrome dos ovários policísticos, por ser um transtorno hormonal, é um desequilíbrio hormonal que pode provocar acne, um aumento das características secundárias tidas como masculinas (maior aumento de pelos, especialmente na região do rosto e abdômen), obesidade e também alterações no ciclo menstrual.
Causas da SOP
Assim como a endometriose, não há uma causa pontual do que promove a síndrome dos ovários policísticos. As causas prováveis, também, podem ser genéticas ou hormonais, mas também pode ser promovida através da produção excessiva de insulina (hormônio secretado pelo pâncreas).
Esses problemas ocorrem, com maior frequência, em mulheres dos 30 aos 40 anos.
Como diagnosticar a SOP
É mais facilmente diagnosticada através do ultrassom transvaginal, mas também pode ser apontada por exames de sangue e dos sintomas apresentados pela paciente na consulta.
Tratamento para SOP
Por ser uma questão crônica não há cura, mas o tratamento pode aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da paciente de maneira significativa.
Quando a paciente apresenta, também, um quadro de obesidade o processo de emagrecimento já pode auxiliar na regulação dos hormônios e eventualmente reverter sintomas como acne e excesso de pelos.
Em casos em que a paciente não é obesa, ou apenas emagrecer não auxilia a reverter o quadro, é necessário que seja feito um tratamento hormonal para controlar a produção excessiva de hormônios, a menstruação e reduzir a produção excessiva de sebo que promove a acne.
Qual melhor alimentação para tentantes com SOP
Tal como a endometriose, por terem prováveis origens semelhantes, quem tem síndrome dos ovários policísticos deve evitar alimentos processados, alimentos ricos em açúcares — já que, por muitas vezes, quem tem SOP pode apresentar resistência à insulina.
O consumo de castanhas, arroz e feijão com alguma fonte de proteína — o típico prato brasileiro! — pode auxiliar com os sintomas e ainda promove uma dieta equilibrada que pode fazer bem para o corpo todo!
Quais alimentos evitar com SOP?
Quem tem SOP deve evitar alimentos ricos em carboidratos e açúcares, já que a natural tendência de ser resistente a insulina por parte das mulheres que possuem a síndrome e pode levar a problemas maiores como diabetes e até mesmo doenças cardiovasculares.