Com o verão, ir à piscina e ao mar torna-se um programa irresistível, por isso, o ideal é investir em boia para bebes. Existe uma ampla variedade de estilos, modelos, cores e formatos de boia para que os pequenos possam se refrescar com segurança.
E para que o seu bebê se divirta durante o verão sem riscos de afogamento, acompanhe nossas dicas, afinal, nós do Manual da Fralda abordamos diversos assuntos relevantes e precisos sobre bebês e a saúde feminina. Confira!
Por que usar boia para bebês?
O uso da boia para bebe é fundamental para garantir sua segurança e para que ele não corra riscos de afogamento que podem levar à morte. Por este fato, este item é indispensável para os bebês e crianças em piscinas, mar e áreas aquáticas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), afogamento é uma das principais causas de morte de bebês com 1 a 4 anos no Brasil. Ainda de acordo com órgão, a cada três dias, uma criança vai a óbito por afogamento no país.
6 modelos de boia para bebes
Diante dos dados alarmantes de afogamentos entre bebês no Brasil, o uso deste item se torna ainda mais importante e indispensável. O objetivo primário da boia para bebe é justamente garantir a segurança do pequeno e evitar casos de afogamentos, mas existem diferentes modelos e formatos de boias que são bem versáteis. Por isso, separamos 6 deles:
Boias de braço
Geralmente, são as mais usadas por serem práticas e dar autonomia para o bebê, mas o Corpo de Bombeiros não a considera segura pelo fato que ela pode escorregar do braço da criança e causar o afogamento.
Boias de pescoço
Parece inusitado, mas este tipo de boia para bebes é indicada para os mais novinhos, pois ajuda a dar mais firmeza aos que ainda não possuem equilíbrio. Além disso, essa boia também permite que o pequeno fique com o corpinho totalmente imerso na água. Mas atenção, este modelo é adequado apenas para bebês menores e deve-se ter atenção se está causando incômodo ou dores no pescoço do bebê.
Boias coletes
Possuem o formato de um colete tradicional e fitas reguladoras para promover firmeza e ainda mais segurança. Além disso, essas boias ‘vestem’ a criança, o que garante mais segurança e conforto. Porém, o mais indicado é que seja de espuma e não inflável.
Boias de sentar em cima
Esta boia permite que o bebê fique sentado enquanto se diverte e existe em vários estilos. Por exemplo, pode ser em formatos de carros, barcos e outros meios de transportes e diversos animais. No entanto, a corporação do Corpo de Bombeiros alerta que este modelo pode ‘virar’ na água com o bebê, fato, que exige ainda mais vigilância.
Boias anéis
Mais tradicionais por serem redondas com um círculo no meio para a criança entrar, as boias anéis não são indicadas para bebês, afinal, são grandes e os bebês podem escorregarem através do círculo e se afogarem. Por este motivo, são mais adequadas para crianças a partir de 4 anos. Mas mesmo assim, exigem mais atenção, pois podem virar e deixar o rosto da criança submerso na água.
Boias Puddle Jumper
Essas boias parecem muito com as de braço, porém, também se assemelham com o colete por contar com um material flutuante que ‘abraça’ a criança e é regulado na parte de trás com fitas. O seu uso é indicado para crianças que tenham até 25 kg.
Todos esses modelos são bastantes versáteis e possuem funcionalidades particularidades, mas atenção, não é porque seu filho está usando boia para bebe, que ele pode ficar sozinho em área aquática sem uma supervisão contínua, o que oferece ainda mais segurança.
Qual é o modelo de boia mais seguro?
O modelo mais seguro é o Puddlle Jumper por desenvolver a função de colete e ter boia de braços, fato que não permite que a boia se solte do corpo da criança ou que o item vire de cabeça para baixo, deixando o bebê com o rosto submerso na água e se afogar. Mas atenção, o seu material deve ser de espuma poliéster e não inflável.
Este tipo de boia/ colete é aprovado pela Marinha do Brasil, sendo assim, é a boia para bebes mais segura. Mas lembre-se que é um modelo indicado para crianças que pesem até 25 kg.
Como escolher a boia para bebes?
A boia para bebê deve ser escolhida com base em critérios de segurança, qualidade e eficiência, ou seja, é preciso pesquisar quais modelos oferecem mais segurança e outros critérios como o nível de proteção do produto. Para saber mais, separamos algumas orientações:
Observe o tamanho da boia
O tamanho da boia é essencial para garantir segurança e conforto ao seu bebê, pois, se o produto for muito grande, o pequeno pode escorregar e acabar se afogando. Portanto, se atente ao tamanho do pequeno e se a boia se ajusta bem ao corpo dele.
Evite boias flutuadoras
Essas boias flutuadoras e infláveis, podem tombar com o bebê fazendo que o rosto da criança fique submerso na água, causando o afogamento do pequeno pelo fato que são mais leves.
Observe se a boia é para salvar vidas
Nem todas as boias são seguras e desempenham o papel de salvar-vidas. Esse é o caso da boia de braço, o item é mais adequado para quando a criança está aprendendo a flutuar. Por isso, quando for comprar uma boia para bebes, consulte com vendedores do local qual é sua função.
Pesquise se a Boia/Colete é aprovada pela Marinha
Pesquise se o item que você deseja comprar para o seu bebê é homologado pela Marinha Brasileira, pois a mesma é responsável pela verificação e testes de qualidade dos coletes e boias salvas-vidas. Ao final dos testes, a Marinha pontua o produto a partir da sua eficiência de proteção. Sendo assim, fique atento aos dados divulgados pela Marinha sobre coletes e boias.
Essas orientações, se forem seguidas, podem salvar a vida do seu bebê, afinal, o indicado é investir em boias de qualidade, confortáveis e que, de fato, protejam a criança e não ofereçam riscos reais de afogamentos e até mesmo de morte.
Se você tem interesse de saber mais sobre curiosidades, informações seguras e confiáveis de saúde, de bebês e feminina, fique conectada em nosso site Manual da Fralda e em nossos mais diversos artigos e dicas!