Vitamina D na gestação é essencial!

0

As vitaminas promovem o bom funcionamento do corpo, mas a vitamina D na gestação se faz ainda mais significativa para o desenvolvimento do bebê e também na saúde da mãe.

Descubra mais sobre os benefícios e o quão importante é a vitamina D na gestação a seguir.

O que é Vitamina D?

Considerada um hormônio, a vitamina D exerce funções de grande importância para o funcionamento e saúde do nosso corpo. Ela age na saúde dos nossos ossos, além de ser responsável pelo crescimento, metabolismo, imunidade e saúde muscular. Além disso, também é responsável pelo bom funcionamento do sistema nervoso e cardiovascular.

O que é Vitamina D

Fonte/Reprodução: original

Benefícios da Vitamina D na gestação

Os benefícios da vitamina D na gestação são infinitos e agem diretamente não só na saúde da mãe, como também tem grande importância no desenvolvimento e saúde do bebê. Confira algumas das vantagens a seguir:

Desenvolvimento dos ossos fetais

Por estar associada ao metabolismo do cálcio, a vitamina D na gestação, principalmente no terceiro trimestre, tem ação fundamental no desenvolvimento dos ossos do bebê.

Prevenção de doenças

Doenças que podem aparecer durante a gravidez como pré-eclâmpsia, diabete gestacional, alergias e doenças auto-imunes podem ser prevenidas com o apoio da vitamina D na gestação.

Ajuda para engravidar

Muitas vezes a suplementação pode começar até mesmo antes da gravidez. Caso você seja uma tentante, a vitamina D pode te ajudar, pois tem papel fundamental na fertilidade feminina.

Ajuda o bebê a ganhar peso

A suplementação de vitamina D na gestação também ajuda a reduzir muito o risco do bebê nascer abaixo do peso.

Qual a melhor vitamina D para gestante?

É importante saber que realizar a reposição de vitamina D na gestação deve sempre ser feita com indicação e acompanhamento do médico obstetra. Ele é quem irá acompanhar seus exames e saber exatamente a sua necessidade de suplementação. Porém existem alguns polivitamínicos que contém vitamina D e são amplamente recomendados para gestantes, como por exemplo:

Ogestan Gold

Além da vitamina D, esse suplemento, desenvolvido especialmente para gestantes, também contém 18 nutrientes essenciais e diversas vitaminas e minerais. Mesmo com o preço mais alto, vale a pena pois é um suplemento rico em componentes que auxiliam na gravidez mais saudável.

Fisiogen Grávida

Esse é um suplemento alimentar composto de vitamina D, ácido fólico e vitaminas B6 e B12. Pode ser usado antes e durante a gravidez, para atender as necessidades da mamãe.

Centromais Gestante

Um polivitamínico desenvolvido especialmente para gestantes que ajuda no desenvolvimento mais saudável do feto. Além disso, consegue regular os níveis de insulina e ação antioxidante.

Materday

Promovendo benefícios para a gestação e lactação, este suplemento contém diversas vitaminas, minerais, iodo e o importante ácido fólico. Auxilia a manter a mãe saudável e contribui para a boa formação do bebê.

Feminis

Recomendado para gestantes e lactantes, esse é um polivitamínico e polimineral completo com muitos benefícios para o desenvolvimento da gestação.

A suplementação de vitamina D na gestação também pode ser realizada através da alimentação rica em peixes, laticínios e ovos. Além disso, pegar sol diariamente também ajuda nessa reposição.

Quanto de Vitamina D a gestante precisa tomar?

A necessidade de vitamina D na gestação é de 15 mcg por dia, mas isso deve ser uma recomendação individual de cada médico, após avaliação de exames e do quadro de cada paciente.

Quanto de Vitamina D a gestante precisa tomar
Fonte/Reprodução: original

A importância da vitamina D na gestação é enorme e por isso, é necessário manter os exames atualizados e conversar com o obstetra para entender a necessidade e qual a melhor forma de fazer a suplementação.

Deixe uma resposta