Vitamina B12 na gravidez é fundamental!

0

A vitamina B12 é essencial na gestação, isso porque ela é um nutriente muito rico para o bebê durante seu desenvolvimento gestacional. No período de gravidez o indicado é a mãe ingira mais vitaminas do que o habitual, isso porque o bebê precisa muito dessas vitaminas para o seu crescimento e evolução, a vitamina B12 não pode faltar nesse cardápio, caso a mãe não adicione, o corpo pede e muito em níveis bem altos.

Toda pessoa precisa de vitamina B12, esse consumo é muito importante, na fase gestacional principalmente, e após o nascimento, quando a mãe precisa amamentar, a vitamina B12 possui o papel de desenvolver o sistema nervoso e físico do seu bebê. Continue conosco nesse artigo e descubra ainda mais sobre as propriedades dela.

O que é o vitamina B12?

Também chamada cobalamina, a vitamina B12 é encontrada na lista dos complexos B. Onde são substâncias necessárias para vários benefícios à saúde. A aliada forte para o funcionamento correto de todo o sistema nervoso do corpo, ela é a queridinha quando o assunto é maximizar a saúde do cérebro, sangue e dos nervos, o auxílio para a produção dos glóbulos vermelhos é fundamental.

O que é o vitamina B12
Fonte/Reprodução: original

A vitamina B12 tem seu papel em diminuição de cansaço, sintetiza o DNA, ajuda com o sono, produção de proteínas e químicas para o cérebro que combatem a depressão. A falta da vitamina B12 pode trazer vários problemas para sua saúde como anemia, memória, infertilidade masculina, transtornos menstruais e depressão.

Como suplementar B12 em gestantes?

Os suplementos que possuem vitamina B12 são os alimentos de origem animal, a carne é uma fonte principal, seguida de ovos, leite, peixe e aves. Com toda essa ligação aos alimentos de origem animal, a vitamina B12 não é influente aos vegetarianos e veganos, nesse caso, é recomendável suplemento para ajudar com a carência dessa vitamina no organismo. Ao decorrer da gestação, caso seja necessário o seu médico obstetra vai prescrever a vitamina B12 como um suplemento.

Qual a quantidade necessária de vitamina B12 por dia para uma gestante?

A vitamina B12 tem o papel importante na produção de hemácias, no metabólico ciclo do ácido fólico e para a síntese do DNA. Durante a gestação a mãe precisa duplicar tudo, assim é possível a formação de novos tecidos, a placenta é um deles.

Qual a quantidade necessária de vitamina B12 por dia para uma gestante
Fonte/Reprodução: original

Uma enorme parte de nutrientes é passada para o feto, a necessidade de nutrientes é muito maior do que o normal, geralmente os seres humanos necessitam de quantidades pequenas, assim o organismo consegue suprir e armazenar vitamina B12 durante um tempo.

Por que a Vitamina B12 é tão importante na gravidez?

A vitamina B12 tem importância na gravidez pelo simples e precioso fato de que é a peça fundamental no desenvolvimento de várias partes do seu feto, e caso seja insuficiente, pode gerar consequências bem complicadas.

Existem estudos que indicam que mulheres que não incluem a vitamina B12 em sua dieta gestacional, correm o rico de gerar uma criança com problema neurológico muito grave.

Essa vitamina também pode e deve ser consumida por mulheres que buscam engravidar, isso garante que a gestação tenha ótimas condições, a ausência dessa vitamina também pode desenvolver diabete tipo 2 em crianças, por essa vitaminar estar conectada a níveis de leptino.

Deixe uma resposta