Videolaparoscopia identifica fertilidade ou infertilidade na mulher

0

A videolaparoscopia, também conhecida como laparoscopia, trata-se de uma técnica cirúrgica usada principalmente na área da ginecologia. É uma técnica minimamente invasiva, realizada por pequenos cortes e furos na região abdominal ou em qualquer região que se deseje examinar, e com pós-cirúrgico muito menos delicado que outros tipos de procedimento. Além disso, por se tratar de um procedimento pouco invasivo, os riscos durante a cirurgia são muito menores do que em outros procedimentos do mesmo gênero.

Entre diversos outros usos, a laparoscopia pode ser usada para averiguar questões relativas à fertilidade da mulher, podendo ser usada para descobrir uma possível causa para infertilidade ou outros problemas do gênero, por essa razão, trata-se de um procedimento muito importante para pessoas que sofrem com esse tipo de questão. Vejamos a seguir mais informações sobre essa técnica.

Para que é indicada a Videolaparoscopia?

A videolaparoscopia é indicada para diagnosticar e examinar problemas nas regiões pélvica e abdominal, assim como é indicada também nos tratamentos propriamente ditos de problemas nas já mencionadas regiões. A principal indicação da laparoscopia é o diagnóstico, bem como o tratamento, da endometriose.

Como a Videolaparoscopia é utilizada na identificação da fertilidade?

Através da microcâmera usada no procedimento, é possível detectar alterações no aparelho reprodutivo feminino e portanto identificar quaisquer questões relativas à fertilidade que estejam ligadas a problemas no já mencionado aparelho.

Como é realizada a Videolaparoscopia?

Ela é realizada através de um pequeno corte próximo do umbigo, onde é inserido um pequeno tubo contendo uma microcâmera, que permite observar os órgãos daquela região.

Como é realizada a Videolaparoscopia?
Fonte/Reprodução: original.
Related Posts
1 De 19

No caso de uma laparoscopia para fins cirúrgicos, são feitos também outros pequenos cortes para a inserção das ferramentas de cirurgia.

Quando é contraindicada a Videolaparoscopia?

Esse procedimento é contraindicado para mulheres em estado avançado de gravidez, pessoas debilitadas no geral, obesos, pessoas com tuberculose, pessoas com hérnia abdominal, pessoas com obstrução intestinal, pessoas com câncer na região do abdômen, além de pessoas que por quaisquer razões não possam tomar a anestesia geral.

Recuperação e cuidados pós Videolaparoscopia

A recuperação de uma laparoscopia é muito mais simples do que em outros procedimentos cirúrgicos, podendo-se observar uma recuperação plena em um período de sete a quatorze dias. Entretanto, é necessário ficar atento e descansar o máximo possível. Sintomas como inchaço, vômito e dores são comuns na fase de recuperação. Também deve-se evitar qualquer forma de atividade extenuante.

O que pode causar complicações pós Videolaparoscopia?

Assim como todo procedimento cirúrgico, pode ocorrer complicações na laparoscopia. A maioria delas é relativa a erros médicos, como perfuração de órgãos e hemorragia, portanto, certifique-se sempre de consultar-se e realizar seus procedimentos cirúrgicos com profissionais qualificados.

O que pode causar complicações pós Videolaparoscopia?
Fonte/Reprodução: original.

Contudo, outros tipos de complicações podem ocorrer, como infecções, hérnia no local de inserção das ferramentas, entre outros. Por essa razão, a laparoscopia não costuma ser a primeira opção da maioria dos profissionais. A laparoscopia é um procedimento cirúrgico muito menos invasivo do que a maioria, e é capaz de prover uma análise muito mais concreta e precisa de possíveis problemas no sistema reprodutivo, por isso, apesar das possíveis complicações, é um procedimento muito seguro, especialmente se feito com um profissional de qualidade, portanto, se você confia no seu médico e ele te prescreveu esse procedimento, não tema, ele está apenas procurando o seu bem.

Deixe um comentário