Vencer a Síndrome Disfórica Pré-Menstrual: Como Manter o Equilíbrio no Ciclo menstrual!
Muitas mulheres enfrentam os desafios da Síndrome Disfórica Pré-Menstrual (SDPM) durante o ciclo menstrual. Porém, é possível encontrar maneiras de manter o equilíbrio e enfrentar a síndrome com êxito. Neste artigo, vamos ver como alcançar a calma e o bem-estar durante todo o ciclo menstrual, superando sentimentos de tristeza, ansiedade e irritabilidade.
O que é a Síndrome Disfórica Pré-Menstrual?
A Síndrome Disfórica Pré-Menstrual (TDPM) é um distúrbio caracterizado por alterações de humor extremas nos dias antes da menstruação e pode ser debilitante para algumas mulheres.
Síndrome Disfórica Pré-Menstrual
A Síndrome Disfórica Pré-Menstrual (TDPM) é um distúrbio que afeta entre 3 a 8% das mulheres em todo o mundo. Os sintomas desse transtorno são mais intensos do que os da TPM normal, podendo ser debilitantes e afetando a qualidade de vida da mulher. Para lidar com esse distúrbio, é preciso conhecer suas causas, tratamentos e diagnósticos diferenciais.
Sintomas
Os sintomas comportamentais comuns da TDPM são as alterações de humor excessivas, irritabilidade extrema, sensação de tristeza e falta de esperança, pensamentos negativos acerca de si, fadiga, dificuldades se concentrar, falta de interesse no cotidiano, aumento de apetite, descontrole no sono, ansiedade, tensão e sensibilidade”. Os sintomas físicos são inchaço nas mamas, dores de cabeça e mudanças no peso.
Causas
Atualmente não existem causas bem definidas para o TDPM. Acredita-se que, a flutuação dos níveis de estrogênio e progesterona (no ciclo menstrual) alterem a disponibilidade de neurotransmissores, como a serotonina – que é relacionada há sintomas depressivos. Acredita-se que as mulheres com TDPM têm uma influência maior destes hormônios na regulação do humor. Inclusive, existem estudos que apontam para a predisposição genética.
Tratamento
O indicado é que o tratamento seja feito com medicamentos psiquiátricos e para regular o ciclo menstrual. Os medicamentos mais comumente prescritos são os antidepressivos (ISRS) e anticoncepcionais. Hábitos saudáveis, com boa alimentação e prática de exercícios físicos, contribuem para uma melhora dos sintomas do TDPM.
Continuem acompanhando os artigos do Manual da Fralda. Leia e aprenda sobre os assuntos mais simples, polêmicos ou curiosos no universo da gravidez, dos bebês, saúde e maternidade!
Confira Essa Dica de Leitura: É normal vomitar ou ter enjôo na menstruação ?