Veja tudo sobre ovulação e como ocorre! Confira aqui!
A ovulação consiste em um processo onde mudanças hormonais fazem com que um óvulo seja liberado pelo ovário da mulher. Normalmente, a ovulação ocorre uma vez ao mês, de aproximadamente 13 a 15 dias em um momento anterior ao início do ciclo menstrual da mulher.
As tentantes precisam conhecer muito sobre sua própria ovulação, pois é nesse período que o corpo está mais propício a conceber uma gravidez. Porém, saber sobre a ovulação não é somente fertilidade.
Essas informações podem ajudar a mulher a entender também sobre o funcionamento do próprio corpo, seus hormônios e também sobre seu ciclo menstrual. Confira a seguir tudo sobre a ovulação.
O que é a ovulação e o que acontece durante o processo?
A ovulação é algo que ocorre uma vez por mês no corpo de uma mulher, durante cada ciclo menstrual. Ela acontece a partir da liberação de hormônios que provocam o ovário a liberar um óvulo maduro.
Uma gravidez só é possível de acontecer caso esse óvulo seja fecundado por um espermatozoide, por isso, é nesse momento que a mulher está mais propensa a engravidar.
Resumidamente, o processo de uma ovulação ocorre de 13 a 15 dias antes do início de uma menstruação por conta do aumento da produção do hormônio estrogênio. Esse hormônio é responsável pelo espessamento do útero, para que o ambiente se torne de fácil acesso aos espermatozoides.
Além disso, o novo nível de estrogênio também faz com que o hormônio luteinizante aumente de quantidade também. Desse modo, o luteinizante ajuda para que o óvulo maduro seja liberado do ovário. Esse processo é o da ovulação.
O óvulo maduro liberado poderá ser fecundado por um espermatozoide nas próximas 24 horas. Caso isso não aconteça, o óvulo será descartado pelo próprio organismo e assim a mulher ficará menstruada.
Quantos dias demora a ovulação?
Uma ovulação demora o tempo de 13 a 15 dias para ocorrer, e durar em média de 12 a 48 horas. Por conta disso, uma mulher consegue ser fértil por até uma semana. Algumas podem chegar até mesmo no máximo de 10 dias.
É possível uma mulher engravidar mesmo tendo relações sexuais alguns dias antes da liberação do óvulo. Isso porque o espermatozoide é capaz de sobreviver até 5 dias no corpo da mulher. Se ele estiver ativo até a data da ovulação, uma gravidez poderá ocorrer nos próximos dias.
Quais podem ser as alterações no corpo durante a ovulação?
O corpo feminino apresenta muitas alterações durante a ovulação, que muitas vezes são consideradas sinais desse período. Se a mulher estiver atenta ao seu corpo, é possível que perceba mudanças durante e depois de sua ovulação. Confira as principais alterações que o corpo feminino sofre durante o período de ovulação.
Secreção vaginal
Considerado um dos primeiros sinais da ovulação, esse sinal ocorre por conta da secreção ser o lubrificante, que ocorre para uma melhor entrada dos espermatozoides na vagina. Por conta disso, todo início de período fértil é possível que a mulher perceba uma secreção vaginal semelhante à clara de ovo quando crua. O responsável por essa secreção é um hormônio chamado estradiol, presente no corpo feminino.
Maior libido e fome
O responsável pelo aumento do libido é um hormônio chamado progesterona, gerado apenas no período da ovulação. Por conta dele, nessa época o corpo da mulher aumenta de temperatura e o desejo sexual fica maior. Quando isso acontece, é capaz que a mulher já esteja em fase de ovulação, pois o hormônio só é liberado quando os óvulos ficam prontos para sua saída.
Além de maior libido, nessa época a mulher também sente mais fome do que de costume. Isso também é resultado dos altos níveis de progesterona no organismo.
Dores pélvicas
Muitas mulheres alegam uma dor na região pélvica durante o momento da ovulação. Porém, esse caso é meio que uma exceção, pois nem todas as mulheres sentem essas dores.
Maior temperatura corporal
Um dos indícios da ovulação e período fértil é o aumento da temperatura corporal da mulher. Por isso, muitas tentantes costumam medir a temperatura basal para confirmar realmente que está no processo de ovulação.
Final de todo o período Fértil
Após a ovulação, por conta da progesterona em aumento no organismo, a mulher apresenta os famosos sintomas da TPM, que aparecem como sinais emotivos, irritação e desejo sexual, sintomas podem durar até o começo da menstruação da mulher.
Algumas mulheres apresentam uma síndrome chamada mittelschmerz durante a ovulação. Essa síndrome significa ‘’dor no meio do ciclo’’ e consiste em uma ruptura durante a liberação de um óvulo do ovário.
Essa síndrome causa uma irritação sentida por meio de uma dor no ovário. Mulheres que apresentam essa síndrome são capazes de sentir com certa exatidão o momento em que ovulou. Porém, a síndrome de mittelschmerz não é algo muito comum, pois acontece apenas em 20% das mulheres do mundo.
Pode acontecer alterações de humor na ovulação?
Tudo que envolve aumento de hormônios na mulher atinge não só o corpo, mas como também o emocional. Esse é o caso, por conta das alterações hormonais que esse processo produz, a variação de humor durante a ovulação é algo comum, que aparece em quase todas as mulheres.
Nesse período é comum que passem por momentos de fácil e maior irritação e também instabilidade emocional. Esses sintomas podem se agravar conforme o fim do período fértil.
Qual o risco de gravidez no período de ovulação?
As mulheres com um ciclo menstrual considerado regular, é possível afirmar que para elas a ovulação acontece no período de quatro dias antes da chegada na metade de seu ciclo menstrual. Ou seja, a ovulação, nesses casos, acontece com 14 dias de ciclo. Também é muito comum encontrar casos onde mulheres ovulam com 11 a 18 dias.
Os maiores riscos de uma gravidez acontecer estão no período de ovulação, pois é o momento que o óvulo maduro está pronto para ser fecundado e o corpo da mulher preparado para receber os espermatozoides.
É possível afirmar que, durante todo o período fértil feminino, as chances de uma gravidez aumenta para 33%. Porém, isso não significa que uma gravidez só ocorre durante esses dias, há também chances de acontecer em outros momentos.
Há como engravidar no dia da ovulação?
O dia da ovulação é o pico da fertilidade de toda mulher, conforme já dito, a probabilidade de uma possível gravidez nessa data é de 33%. Porém, outras datas também aparecem com alta probabilidade de uma gravidez. Confira:
- Seis dias antes da ovulação: 10% de chances de uma gravidez;
- Cinco dias antes: 10% de chances de ocorrer uma gravidez;
- Quatro dias antes: 16% de chances de ocorrer uma gravidez;
- Três dias antes: Acontece uma leve caída, 14% de chances de ocorrer uma gravidez;
- Dois dias antes: 27% de chances de ocorrer uma gravidez;
- Um dia antes: Por conta do aumento de hormônio as chances pulam para 31% de ocorrer uma gravidez;
- Durante a ovulação: 33% de chances de ocorrer uma gravidez;
- Um dia depois: 0%.
Por conta disso, toda mulher que deseja engravidar necessita do conhecimento sobre seu período fértil. São nesses dias que o risco de uma gravidez aumenta consideravelmente. Porém, cada mulher difere da outra, por isso não se deve levar os números médios como dados da própria fertilidade.
É importante que a mulher procure saber exatamente sobre o próprio período de ovulação e fertilidade. Para isso, existem os testes de ovulação, criados para facilitar a vida de mulheres tentantes e determinar com precisão o dia de ovulação. Esses testes conseguem avisar os casais 2 dias antes do período de ovulação, encontrados facilmente em qualquer farmácia do país.
Além do teste de ovulação, mulheres com o ciclo menstrual normal conseguem encontrar pela internet a calculadora de ovulação. Com ela, é possível determinar o dia da ovulação e também os dias considerados com altas chances de ocorrer uma gravidez. Para encontrá-las, basta uma simples pesquisa.
Quais sintomas quando o óvulo é fecundado?
A fecundação é o momento no qual o espermatozoide alcança o óvulo feminino. Para isso acontecer, é necessário que o óvulo tenha sido liberado pelo ovário durante o período de fertilidade.
Ela pode ocorrer de 12 a 24 horas depois da liberação do óvulo e muitas mulheres que passam por esse momento alegam alguns sintomas. Esses sintomas são em grande maioria bem sutis, por isso nem todas as mulheres conseguem sentir. Por conta disso, o melhor método para confirmar uma gravidez de fato é com o atraso da menstruação e a realização do teste de farmácia, feito após o atraso.
Os principais sintomas que as mulheres alegam sentir no momento ou depois da fecundação são:
- Cólica leve após 7 dias do período fértil;
- Corrimento rosado ou aproximado a cor do sangue após 3 dias da relação sexual;
- Cansaço e sono fora do normal;
- Dor de cabeça sutil, porém persistente;
- Seios doloridos, inchados e sensíveis.
Mesmo com esses sintomas que costumam aparecer após a fecundação, não é possível que a mulher determine de fato se está ou não grávida. Os sintomas reais de uma gravidez só aparecem depois de 4 semanas da fecundação. Nesse período os sintomas tradicionais de uma gravidez costumam aparecer, como enjoos, sonolência e o famoso atraso menstrual.
Para as tentantes que não conseguem determinar com exatidão o seu dia de ovulação, é indicado que mantenha relações sexuais pelo menos três vezes por semana após o último dia da menstruação de cada mês.
Conforme alguns estudos na área indicam, a qualidade do sêmen masculino também tem grande peso nas chances de uma gravidez. Quando as ejaculações acontecem em um intervalo de pelo menos 3 dias entre elas, as chances devem aumentar. Por conta disso, tentantes devem manter relações sexuais um dia sim e outro não.
Além disso, é importante diminuir consideravelmente o uso dos lubrificantes. Eles causam a redução do número de espermatozoides durante a relação sexual, pois com o uso deles, a fecundação se torna algo ainda mais difícil. Por isso, é importante que casais que estão na busca de uma gravidez evitem esses produtos durante a relação sexual.
Agora, ao contrário do que se acredita, a posição e o organismo feminino não interferem em nada no sucesso de uma fecundação. Um ótimo fator que deve ser considerado por casais tentantes é a mudança de hábitos durante o período de tentativas.
Indica-se a interrupção do tabagismo nesses dias, pois ele pode diminuir as chances de uma fecundação. O consumo de álcool também é algo que causa alterações hormonais que impedem as chances de uma gravidez acontecer.
Por isso, é importante que todo o processo seja acompanhado de uma rotina saudável de ambos. Atividades físicas são bem-vindas, mas é importante não ultrapassar 5 horas de treino, pois isso pode diminuir a fertilidade feminina.