Veja tudo sobre como engravidar! Dicas, estudos e opinião de especialistas

1

Para algumas mulheres, ter um bebê é algo que parece tão fácil que é necessário tomar medidas para evitar uma gravidez indesejada, ao passo que outras buscam meios de como engravidar, pois ser mãe é um sonho mas que não se concretiza.

Pode até não parecer, mas a dificuldade de engravidar atinge mais gente do que se imagina. De acordo com a OMS, por volta de 12% dos casais passam por esse problema.

Além de descobrir como engravidar, nada é melhor do que investir no bom e velho contato íntimo, especialmente no período fértil. Mas é claro que existem muitas estratégias que você pode utilizar para se tornar mamãe, como por exemplo, alimentos, onde uns são mais indicados para facilitar o processo, já outros que devem ser evitados.

Vários hábitos podem ser mantidos ou descartados, quando queremos engravidar. O mais importante é não ter ansiedade nos primeiros momentos e tentativas, pois realmente pode ser só uma questão de tempo. No entanto, depois de várias tentativas, durante muito tempo e ainda assim a gravidez não aconteceu, é a hora de buscar ajuda médica.

Confira a seguir tudo sobre como engravidar, desde o planejamento da gravidez, quais são as chances de engravidar em uma única relação sexual, o que fazer após a relação e até como calcular o seu período fértil.

Veja também quanto tempo leva em média para engravidar após dar pausa no anticoncepcional, e qual a melhor forma de alimentação para facilitar sua vida nessa incrível jornada!

Existe como engravidar mais rápido? Se planejar para tal!

Algumas mudanças de hábitos podem fazer toda a diferença na hora de se tornar mãe. A primeira delas é a mais conhecida: ter relações no período fértil. De acordo com os resultados da experiência comum, algumas mulheres são mais propensas a engravidar quando têm relações 3 dias antes do dia mais fértil em seu período.

Existe como engravidar mais rápido Se planejar para tal!
Fonte/Reprodução: original

A segunda estratégia tem a ver com a relação sexual, e de fato é boa para a mulher. Trata-se de buscar o orgasmo simultâneo ao do parceiro, ou logo após, pois nesse momento ocorre a liberação mais forte do hormônio oxitocina, que faz o útero se contrair um pouco, a fim de acomodar o esperma que chega. Além disso, esse hormônio também alivia o estresse, o que deixa o corpo inteiro mais relaxado.

A prática constante de exercícios também é boa para ambos os lados da relação e tem muito a ver sobre como engravidar. Nos homens, faz com que a quantidade e qualidade de espermatozóides seja maior e melhor, enquanto nas mulheres, o exercício provoca um controle hormonal que torna o corpo feminino inteiro em um “ambiente” mais saudável e propício à gravidez.

Qual a chance de engravidar numa única relação sexual?

É possível engravidar até mesmo na primeira vez, desde que a moça já tenha passado pela sua primeira ovulação. Se a mulher que deseja engravidar está no período fértil as chances aumentam ainda mais.

Além disso, leve em conta que as adolescentes, que vivem os seus primeiros ciclos ovulatórios, costumam passar por alterações hormonais muito mais bruscas e intensas do que mulheres mais velhas. Logo, ter relações nessa idade pode aumentar ainda mais as chances de engravidar, por isso, todo o cuidado é necessário para que uma gravidez indesejada não aconteça.

Entre mulheres de vinte anos para cima, as chances continuam maiores no período fértil. Em geral, é a partir dos vinte ou trinta anos que as mulheres, atualmente, buscam ativamente pela gravidez.

Quantas relações sexuais para engravidar?

Ao sobre como engravidar, é preciso focar mais no momento do que na frequência. Porém, existe uma quantidade de relações específica, que é conhecida dos casais que desejam engravidar.

Transar com o parceiro por 3 ou 4 vezes no período fértil ajuda, pois o espermatozóide possui uma vida de até 72h no útero. Então, a ideia é manter esse ritmo ao longo do período de 7 dias.

No lado masculino da relação, o que já se sabe é que o homem leva de 72 até 96 horas para renovar totalmente o líquido seminal. Logo, relações com intervalos de 2 ou 3 dias são ideais para realizar nova tentativa.

O que fazer após a relação para engravidar?

Uma parte dos especialistas em fertilidade recomenda que a mulher permaneça deitada, com a barriga para cima, por até 20 minutos após a relação sexual. Por mais simplório que isso pareça, também tem a ver com tudo sobre como engravidar. A ideia é usar a gravidade para dar uma “forcinha” para que os espermatozóides façam sua trajetória até as trompas para enfim chegarem ao útero.

O que fazer após a relação para engravidar
Fonte/Reprodução: original

Infelizmente, não há comprovação científica para isso, mas o que se sabe é que deitar realmente relaxa o corpo da mulher. Estar relaxada faz com o processo de concepção seja facilitado.

Related Posts
1 De 127

Existe alguma posição sexual mais fácil para engravidar?

Um dos maiores tópicos acerca de como engravidar envolve, logicamente, as posições sexuais. É quase tão intuitivo quanto a ideia de deitar para facilitar o caminho do esperma até o útero. Mas o fato é que existem, sim, posições que permitem uma penetração mais completa, mais profunda, o que ajuda na hora de engravidar.

Isso não é mero “achismo”! Especialistas realmente conduziram um estudo sobre a relação das posições sexuais com as chances de gravidez, através de exames de imagem. De acordo com as ressonâncias, foi mostrado que a ponta do pênis se alinha perfeitamente com o útero nas posições “papai e mamãe”, que é quando o homem fica por cima da mulher. A outra posição é a “de quatro”, onde o esperma penetra com maior alcance.

Período fértil para engravidar: como o calcular

Obviamente, quando se trata de engravidar, o cálculo não pode faltar! Descobrir qual é o seu dia mais fértil, a partir da famosa tabelinha, método que consiste em calcular a própria ovulação.

Em mulheres cujo ciclo menstrual é regular, é fácil botar esse método em prática. O principal fator a ser lembrado é que toda mulher tem o seu pico de fertilidade quando se encontra bem na metade do ciclo. Logo, o período fértil da mulher é entre o dia 12 e 15 do ciclo, a contar do dia 1, que é quando acontece a menstruação.

Mas o período fértil não é somente de 3 ou 4 dias. O corpo ainda libera hormônios e sofre oscilações que possibilitam a gravidez nos dias anteriores e posteriores aos dias mais férteis. Então, na prática, o período fértil tem um pico, mas também possui dias propícios à gravidez.

Quanto tempo para poder engravidar ao parar com o anticoncepcional?

Uma das dúvidas que pairam até hoje em relação ao anticoncepcional é a capacidade que essas pílulas têm de prejudicar a fertilidade da mulher. Criado na década de 60, a partir de uma composição de progesterona e estrógeno, o que o anticoncepcional faz é interromper a ovulação.

Não há um período específico entre o fim do uso do anticoncepcional e a gravidez, mas, para ter uma estimativa, os médicos afirmam que leva em média até 6 meses. Mas, algumas mulheres levam mais tempo do que outras, e existem casos de gravidez na primeira ovulação após o fim do uso.

Isso ocorre porque há uma variação na retenção hormonal de um organismo para o outro. Na prática, é uma questão do corpo literalmente eliminar os resíduos hormonais que inibem a ovulação.

Vale ressaltar que os anticoncepcionais cuja dosagem hormonal é reduzida são mais fáceis de serem “eliminados” do corpo. Logo, nesses casos, o tempo de 6 meses pode ser reduzido e pode acontecer uma ovulação, e consequente gravidez, já no próximo ciclo fértil.

Na hora de entender tudo sobre como engravidar no que diz respeito ao anticoncepcional, é preciso levar em conta que cada corpo se adapta de uma forma diferente. O fato é que a pílula cria um ambiente de “não-ovulação”. Em outras palavras, o corpo feminino não fica infértil, mas se acostuma a não ovular. Por isso que, para algumas mulheres, é um pouco mais demorado engravidar após uso contínuo da pílula por muito tempo.

Qual melhor alimentação para fortalecer a fertilidade feminina?

No que diz respeito a tudo sobre como engravidar, jamais podemos deixar de lado o fator da nutrição. É uma questão muito simples, o sistema reprodutor da mulher está dentro do corpo e, por óbvio, interage com este de muitas formas. Portanto, não há que se pensar em fertilidade e gravidez de maneira isolada.

Não é uma questão apenas de realizar uma posição melhor sexualmente, ou parar com anticoncepcionais, ou simplesmente fazer tabelinha. É uma questão de cuidar do corpo, do seu organismo como um todo, para prepará-lo para a chegada de um bebê. E qual é a melhor forma de cuidar do corpo? Isso mesmo, a boa e velha alimentação!

Primeiro de tudo, é importante saber que existem alimentos nocivos e que devem ser descartados, especialmente quando o objetivo é ser mamãe. Você sabia que o consumo exagerado de carboidratos (especialmente os de massa branca) pode alterar o Ph vaginal? Em suma, comer menos carboidratos e dar preferência aos integrais torna o seu canal vaginal mais propício à gravidez durante e após a relação sexual.

Também há que se mencionar os perigos do cigarro e do álcool, que já são tradicionalmente vetados durante a gravidez. Essas substâncias também são nocivas no período fértil e nas tentativas de conceber.

Por outro lado, existem alimentos excelentes que ajudam ainda mais a mulher e ao homem, tais quais ovos, tomates, leguminosas, folhas verde-escuras, nozes, ostras, leite e derivados.

Cada um desses alimentos é composto de vitaminas e minerais, como o Zinco, a Vitamina E e Complexo B. Esses nutrientes atuam na capacidade hormonal, além de tornar o organismo nutrido para melhores relações sexuais e propensão à gravidez.

Muitos fatores devem ser considerados durante a jornada até a gravidez. De fato, essa pode ser uma preocupação mais recente, portanto não é bom ter ansiedade. Mas, infelizmente, é mais fácil falar do que botar esse conselho em prática. Busque seguir cada uma das dicas, pois são pautadas na medicina e na opinião dos especialistas em fertilidade.

Desde o investimento no período fértil até exercícios físicos, que tornam o corpo mais forte, disposto e equilibrado. As posições sexuais também podem oferecer momentos de prazer para o casal, que inclusive fazem parte de um processo de gravidez saudável e adequado.

Seguir a tabelinha e cuidar da alimentação como um todo arrematam as coisas que podem ser feitas para facilitar o processo de ter um bebê. O mais importante é não cair em desespero cedo demais e, ao notar que muitos meses se passaram, ou talvez até mais de um ano, é o momento de buscar ajuda especializada.

Hoje em dia, com os tratamentos para fertilidade, as chances de engravidar são cada vez maiores. No entanto, o mais importante ao aprender tudo sobre como engravidar, é dar mais uma chance a você e ao seu parceiro, pois após seguir todos os conselhos deste artigo na prática, você ainda poderá se surpreender!

Mostrar comentários (1)