Veja tudo sobre a Tabela Chinesa! É confiável ou não para saber o sexo do bebê

0

É menino ou menina? Na gravidez, uma das coisas que os pais e as mães, além dos parentes e amigos de confiança mais querem é saber como vai ser aquele bebezinho. Algumas pessoas, inclusive, fazem o tradicional chá de revelação, em que uma festa cuja a sua principal finalidade é saber o sexo do bebê. 

Mas, alguns são bem mais tradicionais e adotam experiências consideradas bem mais tradicionais. Passados de geração em geração, uma parte dos nossos antepassados ensina para gente a descobrir o gênero com alguns métodos bem caseiros, e uma delas é através da Tabela Chinesa.

O motivo para aderir a essas ferramentas é pelo fato de precisar esperar um tempo necessário para fazer o exame de sexagem fetal ou o ultrassom, entretanto, existem vários métodos empíricos.

Por isso, ensinaremos hoje como funciona o método da Tabela Chinesa. Além disso, vamos mostrar se há comprovação científica por trás. No entanto, temos que lembrar que levaremos a descoberta pela tabela como uma grande brincadeira, enquanto as emoções da ansiedade estão em alta. Sem contar que é uma forma de trazer a leveza para este momento de grande mudanças na vida das pessoas.

E como faz para acontecer? Simplesmente cruzar os dados da sua idade lunar com o mês que deixou de menstruar, após alguns segundos, você vai descobrir se seu futuro bebê será um lindo menino ou uma linda menina. É como se brincasse de Batalha Naval. Pode parecer bastante difícil, mas é um método bastante fácil de fazer. 

Você sabe o que é a Tabela Chinesa e se é confiável ou não? Confira este artigo completo a seguir.

O que é a Tabela Chinesa e sua origem?

Saber se o bebê carregado pela mãe é menino ou menina é um dos momentos mais marcantes de uma gravidez e gera bastante alegria para os pais. A descoberta, no entanto, pode ser acelerada, uma vez que a medicina avançou e exames identificam com eficácia, assim auxilia a mãe na preparação do enxoval. 

Antes, nossos antepassados tinham vários métodos, desde analisar a característica da barriga ou até realização de simpatias. Por isso, existe a Tabela Chinesa, uma técnica em torno de mil anos vinda do Oriente, mais precisamente da China, cuja a sua principal finalidade é saber sexo do bebê com o cruzamento dos dados. 

O que é a Tabela Chinesa e sua origem
Fonte/Reprodução: original

De acordo com a lenda, a técnica foi descoberta há quase 1000 anos em um túmulo do cemitério da cidade de Paris. Na lápide, explicava todo o método e como deveria fazer. Assim, as pessoas aderiram e virou a forma de descobrir o sexo pelos orientais. 

Lembrem-se que não há estudos científicos que comprovem a sua veracidade. Sem contar que a comprovação do sexo do bebê é apenas através de exames, trate apenas como uma grande brincadeira.

Qual o método utilizado na Tabela Chinesa

Primeiramente, você saber o seu tempo de gravidez, que foi o mês do bebê concebido ou também conhecido como a última vez que a última mãe menstruou.  

Para algumas pessoas, no entanto, acreditam que a astrologia chinesa consegue predizer qual o sexo do bebê logo após a relação sexual de que surgiu a concepção. Assim, é necessário saber a idade lunar, no qual explicaremos por completo a seguir.

Entretanto, a Tabela Chinesa não mostra outros fatores que interferem no resultado, como o nascimento de bebês prematuros ou uma gravidez gemelar. Por isso, a crítica ao método milenar.

Um dos desafios é a tabela ser baseada no calendário chinês, que é diferente do gregoriano, utilizado nos países considerados ocidentais. 

Como saber a Idade Lunar? Aprenda a calcular

A idade lunar não é a idade cronológica, se refere a idade da mulher quando engravidou e soma-se 1. Esse cálculo não pode ser feito se a mãe tiver nascido no mês de janeiro ou fevereiro. Vamos exemplificar com o objetivo de deixar a informação mais clara. 

Por exemplo, se uma pessoa nasceu em 29 de março de 1995 e ela concebeu o seu filho em janeiro de 2022. Se a idade daquela época é 26 anos, a sua idade lunar é de 27 anos (26+1). 

Mas, se a pessoa nasceu em 12 de janeiro de 1993 e concebeu o filho em dezembro de 2021. A sua idade lunar será igual à sua idade cronológica, que é 28 anos. 

Agora, é hora de explicar o funcionamento de uma Tabela Chinesa com todos os detalhes a seguir. 

Tabela Chinesa: como funciona e como realizar aplicação?

Após saber a sua idade lunar, como ensinamos logo acima, você também precisa saber o mês que você concebeu o seu bebê. Como faz para descobrir?

Simplesmente, você precisa saber qual foi a última vez que você menstruou. Por isso, é importante registrar o seu ciclo menstrual todo mês para saber como está o seu corpo.

Related Posts
1 De 132

Você pode anotar em um caderninho, agenda (existem especializadas na saúde ginecológica) ou registrar em aplicativos, como o Clue ou o Flo. 

Agora que você tem todas essas informações, está na hora de olhar a tabela. A sua divisão é feita pela seguinte forma: 

As linhas da tabela sinalizam o gênero menina e menino. As colunas indicam a idade lunar específica das mães. Veja, portanto, abaixo.

Tabela Chinesa: como funciona e como realizar aplicação?
Fonte/Reprodução: original

Finalmente você vai pegar o fator comum à sua idade lunar em relação à coluna do mês da concepção, assim consegue a sexagem do seu bebê. Então, os dados são cruzados. Não podemos esquecer que o quadro vai variar de acordo com a mudança do ano novo chinês, que pelo nosso calendário ocorre no mês de fevereiro.

Pesquisando nos buscadores da internet é possível realizar a Tabela Chinesa, conforme vai adicionando a partir de poucos dados. Sem contar que alguns têm adaptação do calendário que utilizamos, o Gregoriano.

A internet é um lugar muito fértil para quem tem interesse sobre qualquer tema, e com as gestantes, não é diferente. Assim, cada vez mais as mamães estão pesquisando a Tabela Chinesa para brincar com os amigos e família. 

É confiável o método da Tabela Chinesa?

Muita gente acredita que realmente funciona este método que tem quase mil anos, mas a tabela chinesa não está comprovada cientificamente

Um dos problemas é que a tabela é baseada no calendário chinês e mostra a falta de bases científicas para entender a relação da idade lunar, o mês referido da concepção e também o sexo do bebê.

De acordo com uma pesquisa na Suécia, feita há alguns anos, os cientistas utilizaram a tabela em mais de 2 milhões de nascimentos. O resultado, todavia, mostrou uma taxa de sucesso de cerca de 50%. Ou seja, este valor é a mesma probabilidade de um método aleatório como jogar uma moeda para cima.

Além disso, cientistas apontaram que a forma como foi feita a relação sexual que foi concebida a futura criança poder influenciar na formação do sexo. Sem contar qual a disposição genética entre os progenitores, além de fatores externos (nascer prematuro ou ser uma gravidez de gêmeos/trigêmeos).

Quais são os métodos confiáveis para sexagem fetal?

Como falamos anteriormente, os métodos de exames confiáveis para saber o sexo do bebê são através de dois tipos de exames: a sexagem fetal e a ultrassonagrafia

Este tipo de exame fetal retira o sangue da mãe e, posteriormente, o examina por meio de um reagente que identifica a presença se há presença do cromossomo Y (masculino). Se não tiver, o bebê é uma menina. O resultado do exame demora entre cinco a sete dias para ficar pronto e recomendam fazer isso a partir do segundo mês da gravidez. 

Outra opção é através de um exame de ultrassonografia, que consiste em exame de imagem ultrassom que analisa toda a estrutura do bebê. É recomendado a partir do quarto mês, que se consiga observar a formação da região da genital. 

Também tem um exame de farmácia para identificação do sexo do bebê, sendo bastante parecido com o teste de gravidez. Um marcador indicará a presença na urina de quais os cromossomos presentes. Porém, esse apresenta menor confiabilidade e pode ser realizado a partir da 10ª semana.

Por isso, consulte o seu plano ou seguro de saúde para saber quais estão inclusos e saber o melhor para a mãe e o bebê. 

Entretanto, o mais recomendado é consultar o seu obstetra sempre que queira saber o sexo do bebê. Ele quem indicará qual exame deverá ser realizado.

Mas, por que demora tanto para saber o sexo do bebê?

Existe uma explicação científica por trás disso. Está na formação da genitália do bebê. Cientistas apontam já existe a definição do sexo desde a sua fertilização, uma vez que mostra que a quantidade de cromossomos já é bem definida, mas somente se forma alguns meses depois, mais precisamente no final do primeiro trimestre. 

Apenas nos primeiros meses de gravidez haverá o surgimento de uma protuberância, que futuramente formariam os lábios vaginais ou corpo peniano.

O que dizem pesquisas científicas sobre a Tabela Chinesa?

Os antepassados faziam para matar a curiosidade e não como uma verdade absoluta. O importante é não levar este método como principal meio de sexagem, por fim, fazer os exames com comprovada eficácia científica.  

Compartilhe este artigo para ela ou se quiser que todo mundo saiba, divulgue nas suas redes sociais.  

Deixe um comentário