Veja 5 dicas de como evitar assaduras nas partes íntimas femininas

0

Quando falamos sobre a saúde das partes íntimas femininas sabemos que todo cuidado é pouco. As assaduras nas partes íntimas afetam muitas mulheres e podem não ser apenas assaduras, mas algo mais grave. É por isso que o cuidado diário e a ida ao ginecologista devem ser constantes, principalmente para quem deseja engravidar. 

Veja hoje 5 dicas úteis de como evitar assadura nas partes íntimas femininas!

O que pode causar assaduras nas partes íntimas femininas?

Muitas podem ser as causas das assaduras nas partes íntimas, mas algumas delas envolvem cultivar alguns hábitos saudáveis de higiene pessoal. 

Veja 5 dicas de como evitar assaduras nas partes íntimas femininas
Fonte/Reprodução: original

As assaduras são conhecidas como “dermatites” e são geralmente causadas pelo atrito da área, podendo ser provocada pelo próprio corpo (como, por exemplo, pelo atrito das coxas ou nas virilhas) ou pelo atrito de algum tipo de tecido com o corpo. Mas, se tratando das assaduras nas partes íntimas, pode se tratar de algum tipo de fungo (como a candidíase que também produz muita coceira) ou a vaginose bacteriana que é um tipo de bactéria que prolifera na flora vaginal. 

Confira abaixo o que pode causar assaduras nas partes íntimas:

  • Atrito da roupa com as partes íntimas (geralmente tecidos sintéticos tais como poliéster facilitam o atrito)
  • Muita umidade na região (tal como o suor)
  • Uso excessivo de bucha ou sabonete íntimo na região 
  • Depilação (a depilação pode fazer com que hajam pequenas lesões na região o que facilita a assadura)
  • Falta de hidratação da área

A candidíase é um fungo que faz parte da vagina porém, devido a alguns fatores como hormônios, estresse, roupas muito apertadas, uso de antibióticos, dentre outros, pode fazer com que esse fungo cresça gerando muito desconforto. Os sintomas incluem coceira com corrimento esbranquiçado e a coceira pode levar à assadura. 

Já a vaginose bacteriana é um crescimento elevado das bactérias anaeróbias e pode ser causada pelo uso de buchas excessivo, frequentes relações sexuais ou período próximo à menstruação. 

É importante salientar, contudo, que essas duas situações não se enquadram como DST’S (doenças sexualmente transmissíveis) e que ambas possuem tratamento! 

Conheça 5 dicas para evitar assaduras nas partes íntimas feminina 

Confira abaixo algumas dicas para evitar assaduras nas partes íntimas feminina:

1- Procure o melhor tecido 

Related Posts
1 De 94

Você já ouviu falar que calcinhas de tecido de algodão são as melhores? Pois é verdade! Certos tecidos, geralmente os sintéticos, quando em atrito com a pele e as partes íntimas podem causar lesões, o que leva às assaduras. Por isso, antes de comprar uma peça, veja qual é o tipo de material, se não é muito apertado também e faça a escolha que te deixa mais confortável, lembrando que os melhores tecidos são aqueles feitos com 90-100% algodão!

2- Procure hidratar a região

As assaduras são causadas pelo atrito da pele e podem aumentar quando a área está seca. Para evitar as assaduras você pode utilizar pomadas específicas para isso, sempre lembrando de hidratar a região.

3- Não exagere na higiene

Sabemos que a higiene pessoal é importante mas tudo o que é demais faz mal e quando a região é muito limpa ou esfregada com bucha, isso pode deixar a pele com pequenas lesões que com o tempo levam às assaduras! Portanto, ao realizar a sua higiene íntima, veja se não está exagerando na hora do banho e reduza o uso de sabonete líquido na região. 

4- Evite roupas muito justas

As roupas justas além de serem bem desconfortáveis para usar também podem aumentar o atrito do corpo com as partes íntimas e fazer com que você tenha assaduras. A calça apertada também pode favorecer o aparecimento da candidíase, devido a manter a região sem ventilação e mais úmida, favorecendo o aumento dos fungos e bactérias. Procure utilizar roupas mais soltas e confortáveis para evitar possíveis assaduras. 

5- Procure ajuda de um ginecologista

Apesar de todas essas dicas serem úteis, é imprescindível procurar a ajuda de um ginecologista porque, dependendo da situação pode ser que seja algo mais grave do que apenas assaduras. Portanto, não se esqueça de se cuidar se consultando com alguém especializado!

Como tratar as assaduras nas partes íntimas femininas?

Você pode tratar das assaduras nas partes íntimas passando a ter alguns cuidados na hora da higiene pessoal tais como a hidratação da região. Você pode utilizar-se de cremes, pomadas e hidratantes. Evite também tomar muitos banhos quentes e esfregar a região, principalmente se ela já estiver ferida. 

Qual pomada é indicada para tratamento de assaduras nas partes íntimas femininas?

As pomadas indicadas para o tratamento geralmente são pomadas a base de óxido de zinco e lanolina que funcionam como protetores da pele. Também há a possibilidade de utilizar alguns tipos de óleos. Quando a assadura for externa, é possível utilizar as pomadas ou óleos, mas quando a assadura for interna é necessário avaliação de um ginecologista e o uso de pomadas e cremes internos ou uso de supositórios vaginais. 

Contudo, salientamos que é necessário consultar o ginecologista para avaliar a situação e então saber corretamente qual tipo de medicação e pomadas devem ser usadas! 

Se você gostou de saber essas dicas, continue acompanhando o nosso conteúdo aqui!

Deixe um comentário