Umbigo do bebê inflamado: Saiba o que pode ser e como tratar
O cordão umbilical está presente durante os nove meses de gestação e é o importante elo entre a mãe e o bebê, visto que lá recebe os principais nutrientes para que possa se desenvolver até a chegada de seu nascimento.
Após o rompimento deste elo, a partir do corte do cordão umbilical após o parto pelo médico, o seu resto é denominado coto. O mesmo precisa de certos cuidados para que não haja infecção.
Sem contar que alguns dias, este pequeno pedaço cai e se transforma em uma cicatriz, onde conhecemos como umbigo. Mas, a sua cicatrização precisa de alguns cuidados para não causar uma inflamação e isso poderá atrapalhar na cicatrização.
Este artigo informará melhor como tratar o umbigo do bebê quando o mesmo estiver inflamado.
Umbigo do bebê inflamado: o que é e como ocorre
O coto umbilical é um pedaço de pele no bebê após o nascimento e é o resto do cordão umbilical. Cotidianamente, a mãe e o pai devem limpar a região com álcool 70% e um algodão para evitar infecções. Além disso, isso ajuda a acelerar a queda deste conto, que deve demorar entre uma a duas semanas de vida do bebê.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que quanto mais limpo, mais fácil de evitar a infecção, principalmente após o banho, com água e sabonete neutro.
Por que é importante limpar? O coto é um local fácil para receber infecções, por isso a importância de limpar. Sem contar ser importante que ele fique fora da fralda.
Como realizar o tratamento do umbigo do bebê inflamado?
Se o umbigo apresentar secreção amarela e mau cheiro é o sinal de infecção. Isto é comum, pois faz parte da cicatrização da região que por muito tempo foi o cordão umbilical.
Caso essa infecção apresentar algum sangue, isto é comum, pois o coto umbilical apresenta vários vasos sanguíneos que se separam conforme o umbigo vai se soltando.
Mas, não deixe de procurar um médico pediatra para fazer um tratamento correto.
Quando normalmente cicatriza o umbigo do recém-nascido?
É importante limpar a região para ele mudar o aspecto gelatinoso para o mumificado e caia habitualmente a partir da primeira quinzena de vida. Antigamente, as mães utilizavam gaze e faixas como se fosse uma ferida, pois isto aumenta a umidade do local e demora o maior prazo para a queda.
Caso o bebê ainda tenha o seu coto, procure imediatamente o pediatra para saber o motivo da demora da cicatrização.
Quais os cuidados necessários depois do umbigo do nascimento?
Os melhores cuidados com o umbigo após o nascimento é fazer frequentemente uma limpeza na região para poder não só acelerar na cicatrização, como também evitar infecções. Ainda mais, o local tem que ficar limpo e seco.
Quais os melhores cuidados com o umbigo do bebê?
- Aqui vão algumas dicas para cuidar melhor do umbigo do bebê:
- Limpe o coto com cotonete e álcool a 70%.
- O coto não pode ficar coberto pela fralda descartável e/ou curativo
- Se a região entrar em contato com a urina, limpe apenas com água e sabonete neutro.
Conhece algum bebê que está com dificuldade de cicatrizar a região umbilical? Compartilhe para os papais e mamãe que estão apresentando esta dificuldade.