Ultrassonografia transvaginal seriada: exame ajuda a medir a fertilidade feminina?

1

Diversos exames são utilizados para acompanhar a saúde feminina e a ultrassonografia transvaginal seriada é um deles.

Apesar de não ser solicitado com tanta frequência como a ultrassonografia transvaginal comum, esse também é um exame simples de ser realizado e não demora.

Conheça a ultrassonografia transvaginal seriada e como ela pode ajudar no rastreamento de doenças e auxiliar também na fertilidade feminina.

O que é a ultrassonografia transvaginal seriada?

A ultrassonografia transvaginal seriada é um exame realizado para acompanhar o ciclo menstrual da mulher, ajudando a identificar se a ovulação está ou não ocorrendo. Com esse exame também é possível identificar o dia exato em que a ovulação está acontecendo.

O que é a ultrassonografia transvaginal seriada
Fonte/Reprodução: original

Ela é realizada em alguns dias distintos, ajudando a visualizar se a ovulação está ocorrendo e por isso, é um dos primeiros exames solicitados para mulheres que estão enfrentando dificuldade de engravidar.

Porque é indicada para na fertilidade feminina?

Com a ultrassonografia transvaginal seriada, o médico consegue estudar exatamente o desenvolvimento folicular dos ovários. Através do laudo final desse exame, é possível detectar o dia exato da ovulação ou caso ela não ocorra, iniciar o tratamento com indutores de ovulação.

Como é realizada a ultrassonografia transvaginal seriada?

Related Posts
1 De 152

Esse tipo de ultrassonografia transvaginal seriada é um exame realizado da mesma forma que a transvaginal normal. O que muda nesse caso, é a data que a mulher deve ir realizar o exame e a frequência em que deve ser repetido.

Como é realizada a ultrassonografia transvaginal seriada
Fonte/Reprodução: original

Como a ultrassonografia transvaginal seriada serve para rastrear a ovulação, o exame deve ser realizado com a primeira ida ao laboratório deve ser enquanto a mulher ainda está menstruando, aproximadamente pelo terceiro dia de menstruação. O médico irá indicar a melhor fase do período menstrual para que a paciente realize o exame. Depois disso, entre dez e doze dias, a mulher volta para realizar uma nova ultrassonografia e por último, uma terceira ida é necessária, depois de alguns dias para verificar a ovulação. Esse último exame tem o intervalo informado pelo médico, a depender do resultado da ultrassonografia anterior.

Para que é indicada a ultrassonografia transvaginal seriada?

Esse é um exame que não é realizado com tanta frequência como na ultrassonografia normal e existem mulheres que vão passar por toda a vida sem a necessidade de fazê-lo. No caso da ultrassonografia transvaginal seriada, é um exame solicitado em casos onde a mulher enfrenta problemas para engravidar ou quando está realizando uma gravidez assistida.

Em alguns casos, esse exame também pode ser indicado para mulheres que sofrem de endometriose.

O que é avaliado na ultrassonografia transvaginal seriada?

Com esse exame, o médico consegue avaliar o desenvolvimento folicular dos ovários, além de conseguir observar o endométrio no útero e diversos sinais de ovulação, identificando o dia que ela ocorre.
Para mulheres que utilizam indutores de ovulação, esse exame também consegue identificar sua eficácia.

Qual o preparo para a ultrassonografia transvaginal seriada?

Não é um exame que precisa de nenhum tipo de preparo especial, apenas evitar as relações sexuais nos dias que antecedem o exame para que não haja nenhum tipo de interferência nos resultados.

Apesar de não ser um exame normal de rotina, a ultrassonografia seriada traz diversos benefícios para as mulheres tentantes e as que sofrem de endometriose. Dessa forma, o médico consegue acompanhar e avaliar melhor cada caso, conduzindo a paciente para um tratamento mais eficaz e individualizado.

Mostrar comentários (1)