Uma das formas de ver o bebê perfeitamente é através do Ultrassom Morfológico, pois ele que verá nitidamente como é o formato do corpo e rosto do bebê, se não apresenta deformidade, o crescimento está acontecendo no período certo e entre outros detalhes. Ele é feito a cada três meses da gravidez, dependendo da preocupação do médico que realizará o pré-natal.
Assim que é descoberta a gravidez, as futuras mamães precisam fazer cotidianamente o exame de ultrassonografia para saber como está a saúde do bebê e também se houve alguma alteração a medida que os nove meses estão chegando.
Antigamente, a gente não entendia muito bem o que aquelas imagens em preto e branco significada, muitas vezes o médico tinha que explicar o que estava visualizando. Mas, hoje existem equipamentos modernos que conseguem mostrar, inclusive, o formato quase que perfeito do rosto do bebê.
Agora, você saberá o significado do Ultrassom Morfológico.
O que é o ultrassom morfológico?
O ultrassom morfológico é um exame de ultrassonografia que consiste em examinar com mais precisão o andamento da saúde do feto. Também é conhecido como Ultrassonografia 3D, pois as imagens são em três dimensões e traz uma dimensão real sobre como será o bebê futuramente. Mas, existe algum pré-requisito? Apenas o agendamento prévio e a solicitação do obstetra.
Fonte/Reprodução: original
Para que serve o exame de ultrassom morfológico?
O principal objetivo do ultrassom morfológico é detectar a má formação, realização da Translucência Nucal (TN) para identificar problemas genéticos (ex: Síndrome de Down), identificar os índices hormonais e também a saúde da mãe para que ela não tenha diabetes gestacional ou pressão alta.
Qual a diferença entre o exame obstétrico normal e o ultrassom morfológico?
O obstétrico é aquele exame tradicional em preto e branco, com duração de 20 a 40 minutos, sendo o primeiro a ser realizado após a descoberta de uma gravidez. Seu principal objetivo é ver a placenta, líquido amniótico e, o mais importante, a saúde do bebê.
A principal diferença entre o obstétrico e morfológico está na qualidade da imagem, uma vez que o segundo apresenta imagem tridimensional de como será o bebê. Sem contar que o obstétrico não consegue identificar a má formação para poder realizar o tratamento ainda na gravidez.
Como é feito o exame de ultrassom morfológico?
Ele é feito numa máquina de ultrassonografia especial, onde a mamãe deita de barriga para cima para que o médico possa captar as imagens. O exame é indolor, a mãe recebe apenas um gel na região da barriga para diminuir o atrito da pele com o leitor de imagem. Sem contar que pode durar até 1 hora.
Quantos exames de ultrassom morfológico realizar na gravidez?
A cada três meses, o exame de ultrassom morfológico é solicitado. No primeiro trimestre, o médico analisará como está o bebê, tentar descobrir o seu sexo, malformações e também se a mãe apresenta pré-eclâmpsia.
Já no segundo trimestre, será examinado o Sistema Nervoso Central, o esqueleto, face, coração, rins e outros órgãos internos. Por fim, o terceiro exame, precisa ser efetuado no momento final da gravidez, que mostrará todos os detalhes do feto e se está pronto para o nascimento.
O que pode ser detectado no ultrassom morfológico?
Pode ser detectado se o bebê apresenta Síndrome de Down, má formação (ex: hidrocefalia), desenvolvimento dos rins, doenças cardíacas, a quantidade dos hormônios hCG presente na gravidez, se apresenta espinha vertebral bífida e entre outros problemas que possam atrapalhar o crescimento do ser humano que nascerá.
Você sabia da diferença na realização do exame de ultrassonografia? Deixe aqui o seu comentário e continue acompanhando mais curiosidades sobre o universo da maternidade.