Ultrassom morfologico 2° trimestre: o que esperar

0

O período gestacional é marcado por muita ansiedade por parte dos pais, da família e das pessoas que rodeiam a pessoa gestante. Saber como será o bebê, com quem se parecerá, que tamanho vai ter, qual será a cor dos olhos, são curiosidades de todos esses indivíduos.

Com o avanço da tecnologia, principalmente no âmbito da medicina, ficou mais fácil de se ter uma ideia e de ter uma melhor visualização do bebê ainda dentro do útero, como o ultrassom morfológico.

O que é o Ultrassom morfológico 2° trimestre da gravidez

É um exame realizado no período de acompanhamento, ou pré-natal da gestante. Esse exame é considerado de rotina e nele é possível realizar uma visualização e estudo a fundo do crescimento e desenvolvimento do feto.

O que é o Ultrassom morfológico 2° trimestre da gravidez
Fonte/Reprodução: original

Além desse estudo, é possível também detectar e diagnosticar malformações ou anomalias durante o período gestacional e também realizar o acompanhamento dessa se for o caso.

 Como funciona o Ultrassom morfológico

Related Posts
1 De 12

O procedimento do ultrassom morfológico é igual ao do ultrassom convencional, no qual a mulher é posicionada em uma maca, ou cama, com o tronco um pouco levantado e é espalhado um gel na região da pelve e da barriga. 

O médico irá deslizar a sonda por cima desse gel que vai gerar ondas sonoras e captá-las em seu retorno, formando assim as imagens que são possíveis ver no monitor.

O exame pode durar de 30 a 50 minutos, dependendo da visualização e de como o bebê está posicionado no momento.

Qual a importância do Ultrassom morfológico no 2° trimestre de gravidez

É através desse exame que é possível checar como está o desenvolvimento fetal, diagnosticar ou descartar anomalias e malformações fetais, além de conferir quantidade de líquido amniótico e características da placenta. Por isso, é extremamente necessário que toda gestante realize esse exame pelo menos uma vez durante a gestação, no segundo trimestre.

Que anomalias o ultrassom morfológico pode identificar

Algumas das anomalias ou malformações que podem ser identificadas e diagnosticadas com esse exame são: a síndrome de down, a macrocefalia e a microcefalia, lábio leporino ou fenda palatina, a hidrocefalia e também outros problemas cromossômicos.

A realização desse exame e um diagnóstico antecipado, pode melhor preparar os pais para um melhor cuidado com o seu bebê. Além de ser possível já realizar encaminhamentos e orientações sobre a condição de cada um.

Deixe um comentário