O ultrassom foi criado na década de 1930, logo após a 2º guerra mundial. Mas apenas em 1940 o ultrassom foi usado para ajudar em um diagnóstico pela primeira vez, por Karl Theodore Dussik, neuropsiquiatra. Só nos anos 1990 veio a ultrassonografia em 3D, mas é solicitado em casos relativamente raros.
O que é o Ultrassom 3D?
O ultrassom 3D é um aparelho tridimensional que permite enxergar detalhes que não podem ser alcançados em exames normais, também pode complementar diagnósticos de doenças e até alguns problemas de formação do feto. É possível ver a criança em até 3 dimensões, o que torna mais nítido os detalhes, principalmente os do rosto.
Um estudo de uma Federal de MG, conseguiu provar que o ultrassom 3D pode chegar a ser até 11x mais eficaz para apresentar possíveis doenças.
Entretanto, é importante saber que ele não substitui o ultrassom tradicional, pois o 3D é pensado apenas para situações específicas, auxilia principalmente nos diagnósticos mais difíceis de serem captados por imagens de outros exames.
Como funciona o Ultrassom 3D na gravidez?
Já falando do ultrassom 3D durante a gravidez, muitas outras coisas podem ser captadas e detalhes serem fornecidos do corpo do bebê, como, por exemplo, olhos, boca e nariz. Assim permite aos pais imaginarem com qual pai irá parecer mais e diagnosticar doenças fatais.
Normalmente a indicação médica é que a ultrassonografia 3D seja feita entre a 26ª e a 29ª semana de gestação, quando aumenta a variedade de características permitindo melhor visualização. Uma observação é que para que a imagem seja capturada com maior facilidade, recomendamos a ingestão de um volume de água bem maior que o de costume, pela gestante.
O que é o Ultrassom 4D?
A tecnologia vem avançando rapidamente nos últimos anos e hoje já temos a possibilidade até de um ultrassom em 4D, é claramente a evolução do anterior criando a capacidade da imagem ainda mais próxima da realidade. Além de ver as características do feto, é possível ver os movimentos em tempo real, do feto. Também possibilita ao médico analisar com precisão ainda maior o volume e o funcionamento de certas estruturas, pulmão e batimentos cardíacos.
O que é possível ver no ultrassom 4D?
Por ter imagens muito mais nítidas, o ultrassom em 4D proporciona uma experiência única e mágica de ter essa intimidade com o feto antes mesmo dele sair da barriga da mãe. E passa uma segurança maior para os pais, já que podem ver de perto o desenvolvimento, os traços se tornam ainda mais definidos no rosto, mãos e pés do bebê.
Como é uma gravação ao vivo, em tempo real, pode ser possível enxergar coisas como o bocejo, sorriso, olhar, piscar de olhos e movimentos únicos. Além disso, é um exame sofisticado que possibilita aos pais que levem a gravação de recordação para assistirem sempre que quiserem.
Qual diferença entre o Ultrassom 4D e o 3D?
Por fim, os exames de ultrassom 3D são uma evolução do ultrassom método 2D e seguindo o mesmo método do ultrassom 3D, o 4D gera imagens ainda mais nítidas e realistas, conhecido também como 4º dimensão. As diferenças estão ligadas diretamente à evolução de um para o outro.
Eles também podem ser úteis de formas complementares, mas apenas em situações específicas. Ou seja, como na maior parte dos casos, não tem justificativa médica para a realização desses exames que fazem eles não serem cobertos por planos de saúde. Ficou curioso? Quer saber mais? Deixa nos comentários que vamos ter prazer em esclarecer as dúvidas!