Tudo sobre tratamentos para engravidar

0

Saber tudo sobre tratamentos para engravidar é de extrema importância para quem deseja ter filhos, portanto, encontrar algumas respostas para determinados problemas através da internet será de grande ajuda, mas lembre-se, é sempre conveniente e indicado procurar um médico especializado nesta área, para saber a causa e motivos da infertilidade do casal. 

Todos os tratamentos que serão feitos terão como base o problema em questão, que poderá ser tratado de diversas maneiras para fazer com que o casal possa ter um filho.

Como a tentante pode saber se precisa de tratamento para engravidar?

Desde que o casal tenha tentado durante um ano e mesmo assim a gravidez não ocorreu, é ideal procurar ajuda médica para saber as devidas causas para este fator. Se a mulher possuir alguma doença como endometriose ou ovários policísticos, será importante conversar com seu médico para iniciar o tratamento específico quanto antes.

Tudo sobre tratamentos para engravidar (3)
Fonte/Reprodução: original

Atualmente existem muitas maneiras de se conseguir engravidar graças à Reprodução Assistida, que junto de outros tratamentos haverá total eficácia em fazer a tentante engravidar e ter o seu sonhado filho. 

Quais seriam as causas da infertilidade?

Saber tudo sobre tratamentos para engravidar, é conhecer que 1/3 dos principais casos da infertilidade é parte das mulheres, 1/3 por parte dos homens e 1/3 por outros fatores sem causa alguma aparente. 

No caso da infertilidade nas mulheres ocorre por conta de problemas durante a ovulação, certas alterações nos tubos uterinos, fatores uterinos e a endometriose. 

O principal fator dos problemas com relação à ovulação ocorre por conta da Síndrome dos Ovários Policísticos, que seria a falta de ovulação ou ovários com diversos folículos. Outros fatores como tumor que produzem prolactina, hipotireoidismo e hipertireoidismo podem causar a infertilidade na mulher. 

Infertilidade no homem

Sabe-se que o órgão reprodutor masculino é o principal responsável por realizar a produção e transportar todos os espermatozoides, porém se houver quaisquer mudanças nesse sistema haverá a diminuição dessas células, bem como sua movimentação se tornará diferente assim como o processo de fertilização.

A principal causa de infertilidade masculina se dá por conta da varicocele, uma dilatação nas veias que drenam todo o sangue dos testículos por conta de problemas nas válvulas venosas, ligadas ao refluxo venoso. Pode-se exemplificar com um caso similar que ocorre nas mulheres: as varizes que surgem nos membros inferiores, causam muita dor e inchaço.

Além da varicocele, os homens podem se tornar inférteis por se exporem a determinadas toxinas, obstrução nos ductos que transportam os espermatozoides, bem como modificações nos hormônios e alterações no próprio sêmen. 

Caso os homens desejem ser pais, é importante que deixem de fumar, porque o cigarro é um dos principais causadores da infertilidade. Também é preciso tratar de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), baixo peso ou sobrepeso.

Investigue as causas

O casal deve procurar ajuda especializada em conjunto, nunca somente um ou o outro. Desta maneira, o médico conseguirá realizar alguns testes e outros exames para descobrir as causas desta infertilidade.

Nas mulheres serão feitos algumas avaliações para conferir o andamento dos hormônios por exames de sangue, bem como as devidas dosagens de hormônios, análise nas tubas que costuma ser feita através da histerossalpingografia e uma ultrassom.

Para os homens, será necessário que haja toda uma análise nos espermatozoides através do espermograma, bem como o índice de DNA e alguns exames hormonais. Outro auxílio que será interessante, caso o médico ache viável, é realizar um ultrassom dos testículos que apresentarão alguma anormalidade, tanto para a varicocele ou a hidrocele, que seria especificamente um cisto ao redor do testículo.

O que são os tratamentos para engravidar

Saber tudo sobre tratamentos para engravidar, é conhecer os mais variados tipos que podem ser feitos através da indução na ovulação, bem como a inseminação artificial, fertilização in vitro, e em casos mais extremos, pode-se realizar a escolha de um doador de esperma ou uma doação de útero (outra mulher engravida com seu óvulo).

Tudo sobre tratamentos para engravidar (2)
Fonte/Reprodução: original

Atualmente existem outras técnicas que podem ser feitas em laboratórios, tal como uma injeção intracitoplasmática do espermatozoide (ICSI), e há o super ICSI, uma forma mais avançada para selecionar os espermatozoides.

Qual especialista médico realiza tratamento para engravidar?

Para saber tudo sobre tratamentos para engravidar, é necessário saber que o principal profissional a ser procurado é o médico ginecologista, que fará a prevenção de quaisquer patologias encontradas no sistema reprodutor feminino, além de cuidar da saúde de sua paciente. 

Este é o médico que gera maior confiança em todas as mulheres, visto que cuida de todos os assuntos mais íntimos deste público.

A partir do momento em que você mulher, notar que tem grande dificuldade para engravidar, procure o seu médico ginecologista para realizar os principais exames e descobrir o que ocorre, para ser devidamente tratado. Caso haja qualquer coisa que cause infertilidade apareça, o médico realizará um encaminhamento para um especialista em reprodução humana. 

Os especialistas na reprodução humana deverão ser procurados a partir do momento em que o casal notar, juntos, por exames e encaminhamento do ginecologista e urologista, a infertilidade. Estes médicos são procurados, inclusive, por casais homoafetivos que desejam muito ter um filho, além de pessoas que optam por programar a gestação, ou preservar os óvulos através da criogenia.

Quais os tipos de tratamento para tentantes engravidar?

Relações sexuais programadas é uma das principais formas para engravidar. Este tipo é feito através de estímulos nos ovários, feitos por hormônios, e é necessário que o médico faça um bom acompanhamento desta ovulação através da ultrassonografia. 

Neste exame será possível o médico descobrir informações importantes com relação ao período fértil da mulher, para dessa maneira poder apresentar os dias em que o casal poderá ter alguma relação sexual

Tudo sobre tratamentos para engravidar, é ter realmente o acompanhamento médico, visto que a estimulação dos ovários precisa ser observada para saber a quantidade de folículos que cresceram, e evitar que a Síndrome de Hiperestimulação Ovariana (SHO) apareça e se torne um problema. Este tratamento costuma durar por volta de 15 dias, e é importante que a mulher realize a Beta HCG para confirmar a gravidez. 

Inseminação intrauterina

Conhecido por inseminação artificial, esta é uma das principais maneiras de se engravidar atualmente. O procedimento é bem menos complexo do que qualquer outro, e é muito indicado aos casais onde a mulher possui algum distúrbio em sua ovulação, ou quando o homem tem alguma alteração em seu sêmen.

Este tratamento encurta o caminho onde o espermatozoide deveria percorrer em direção do óvulo, além de causar um estímulo na ovulação dessa mulher, porque a partir deste momento, haverá a inserção do sêmen processado no interior do útero através de um aparato chamado cânula.

Tudo sobre tratamentos para engravidar é feito não somente por uma mulher e um homem, mas por casais homoafetivos que desejam engravidar e precisam fazer a inseminação artificial, assim como mulheres que farão a reprodução independente (sem nenhum parceiro).

Todo o passo a passo deste tratamento para engravidar demora cerca de 12 dias, além de haver a necessidade de aguardar 15 dias para saber se deu tudo certo com a inseminação artificial.

Injeção Intracitoplasmática do Espermatozoide

Tudo sobre tratamentos para engravidar, é importante conhecer este tipo de tratamento de ICSI, que consiste basicamente de uma seleção do melhor espermatozoide que será injetado no óvulo através de uma agulha extremamente fina. Este método somente é feito mediante casos graves ou moderados do espermograma.

Para este tipo, será importante aguardar um prazo entre 15 a 40 dias, desde o começo do uso de medicamentos para a ovulação, até a coleta de gametas, injeção do espermatozoide, bem como a maturação do embrião, para haver a transferência deste ao útero e ter a resposta positiva de gravidez.

Super Injeção Intracitoplasmática do Espermatozoide

Similar ao seu irmão ICSI, esta técnica é muito mais avançada para selecionar o espermatozoide perfeito, através de sistemas com excelente resolução óptica, pois haverá a possibilidade de observar e realizar uma boa análise do gameta, de modo a ser possível avaliar todo o seu formato celular para haver a escolha do melhor espermatozoide de uma maneira mais exigente. 

Este processo levará praticamente o mesmo período que o ICSI, para ser necessário descobrir se a gravidez é positiva, de fato. 

Fertilização in Vitro

Uma das técnicas conhecidas mais complexas atualmente para realizar a fecundação do óvulo por parte do espermatozoide, que ocorrerá fora do útero. Isto significa que será feita em laboratório. 

Este tratamento ocorre através de muitas etapas, que se iniciam na estimulação dos ovários, bem como coletar os óvulos e sêmen, realizar a fertilização e transferir os embriões ao útero.

Realizar a FIV é indicada tanto para casos na infertilidade masculina quanto feminina, seja por qualquer motivo: laqueadura, espermograma inferior ou vasectomia. 

Muitas mulheres atualmente assistem diversos vídeos através da plataforma YouTube, principalmente as mulheres que são tentantes ou que procuram tratamentos sobre infertilidade, causas e outras explicações. 

Pode ser provável que tenha se deparado com o canal de Flávia Calina que trabalha atualmente no YouTube, mas era professora da rede infantil e através disso compartilhou com o público algumas informações de grande relevância ao público feminino e masculino sobre a infertilidade, tratamentos feitos por ela e por seu marido Ricardo Calina, até o nascimento de seus três filhos, Victoria, Henrique e Charlie. 

Quem não conhece o canal, poderá uma playlist com 7 vídeos interessantes com mais detalhes sobre o tema de tratamento para engravidar. Em seu canal, Flávia compartilhou tudo e contou suas experiências detalhadamente as quais emocionaram muitas seguidoras ao longo dos anos. É importante que todos os casais que desejam ter filhos conheçam o canal de Flávia Calina para terem um norte, saberem que podem ter chances de engravidar e realizar um milagre assim como ela realizou junto de seu marido.

Deixe uma resposta