Tudo sobre Sintomas da Gravidez
Saber tudo sobre sintomas da gravidez é um ponto fundamental na vida de qualquer mulher. A gravidez é um momento tão especial em nossas vidas, aguardado por diversas mulheres e pelas pessoas próximas que as acompanham, sejam familiares ou grandes amigos. No período da gestação, diversas mudanças podem ser notadas no corpo feminino – elas, inclusive, servem como os primeiros sinais de que um bebê está a caminho!
Logo nas primeiras semanas da gravidez, podem ser observados diversos sinais e sintomas da gravidez no corpo feminino. Entretanto, eles também podem passar despercebidos, isso varia de mulher para mulher.
De qualquer forma, é extremamente importante que todas as mulheres que sonham com esse momento tão esperado saibam tudo sobre os sintomas da gravidez, quais são os principais sinais, para assim identificar e reconhecer que esse momento tão aguardado está prestes a chegar!
Quais são os primeiros sintomas típicos da gravidez?
Para saber tudo sobre os sintomas da gravidez é preciso estar a par dos sintomas provocados por esse momento tão especial. Durante as primeiras semanas da gravidez há diversos sintomas inespecíficos, e seu surgimento varia de mulher para mulher.
Eles podem aparecer antes do atraso menstrual ou depois, mas é comum que comecem a surgir no organismo durante a quinta ou a sexta semana de gestação – ou seja, entre sete a catorze dias depois do prazo para ocorrer a menstruação normal.
Não só os sintomas como também a intensidade deles variam de mulher para mulher. Determinados sintomas podem ser bastante intensos e evidentes em algumas, enquanto em outras podem passar despercebidos e até mesmo serem ignorados, sendo confundido apenas como um mal estar momentâneo.
Os sintomas iniciais são bem inespecíficos, ou seja, podem acontecer apenas alguns isolados de uma longa lista, todos ao mesmo tempo, ou nenhum destes. Os primeiros sintomas de gravidez mais comuns, além do já conhecido atraso na menstruação, são: a sensação de inchaço, aumento dos seios, vômitos, náuseas, cólicas no abdômen, cansaço, sono em excesso, humor alterado, surgimento de dores de cabeça, tontura, dentre outros.
O primeiro grande sinal e o mais importante do início de uma gravidez é o atraso na menstruação, que normalmente é o que faz com que haja a dúvida se a mulher está ou não grávida. Porém, pode acontecer de ter um pequeno sangramento vaginal que corresponde diretamente ao óvulo implantado no útero, o que marca o início da gravidez.
Durante os primeiros dias de gravidez, e antes do atraso da menstruação em alguns casos, pode ser observado inchaço nos seios e cansaço em excesso, causados pelas alterações hormonais no corpo feminino. Além disso, pode surgir também a sensação de inchaço na barriga com algumas dores provocadas por cãibras – e é por isso que é normal sentir cólicas semelhantes às dores que ocorrem durante a menstruação.
Junto ao inchaço, observamos também uma maior frequência de náuseas e vômitos, que ocorrem normalmente pela manhã (mas podem acontecer em qualquer momento do dia). É normal que ocorra desde o início da gravidez até o momento entre a oitava e a décima segunda semana. Porém, podem persistir até o nascimento do bebê.
Por conta da redução da pressão arterial e da glicose no sangue, é comum também ter tontura e sono excessivo. Junto a isso, temos também dores frequentes de cabeça que, por mais que sejam persistentes, são leves.
Logo no primeiro mês da gravidez, observamos também que há aumento no apetite e na vontade de urinar, assim como a pele fica mais oleosa e surgem espinhas pelo corpo. Podem ocorrer também sensibilidade a cheiros muito fortes e algumas alterações no humor.
Vale lembrar que, por mais que a gravidez tenha sintomas, a vida segue normal e saudável na medida do possível até a chegada do bebê tão esperado! Além disso, é bem comum também casos onde a futura mamãe não apresenta nenhum sintoma.
Os sintomas da gravidez podem surgir antes do atraso menstrual?
Uma das maiores perguntas feitas pelas mulheres é se pode ou não ocorrer de se ter a presença dos sintomas de gravidez antes do atraso da menstruação. A resposta é sim, é possível notar alguns sintomas gestacionais antes de se perceber que a sua menstruação está atrasada.
Porém, os sintomas podem surgir por qualquer motivo em específico ou pode indicar também que a sua menstruação está prestes a chegar. Assim, não é necessariamente um sinal de gravidez: entretanto, caso haja suspeitas por conta de eventos passados, é indicado esperar que a menstruação chegue ou que sejam feitos exames de urina ou de sangue para identificar o beta-HCG, hormônio da gravidez.
Conhecer tudo sobre sintomas da gravidez é estar por dentro de todos os possíveis sintomas que esse momento pode provocar, seja para identificar que um bebezinho está a caminho, ou para saber como se preparar caso eles ocorram.
Qual o período da dor de cabeça na gravidez?
Um dos sintomas mais comuns e presentes durante a gravidez é a dor de cabeça, presente com maior frequência durante o primeiro trimestre da gestação. Diversas causas podem desencadear essas dores, como: alterações de hormônios, congestionamento nasal, níveis baixos de glicose no sangue, cansaço em excesso, aumento no apetite ou pelo estresse.
Porém, devemos ficar atentos: a dor de cabeça pode ser causada por conta de um aumento na pressão arterial da gestante e, caso seja acompanhada de dores no estômago e visão embaçada, pode indicar um quadro de pré-eclâmpsia. Neste caso, a gestante deve ir com urgência ao obstetra para começar o tratamento adequado ao caso.
Sempre é necessário informar todos os sintomas ao seu obstetra, principalmente nestes casos, quando as dores de cabeça surgirem acompanhadas de outros sintomas ou quando se tornam muito frequentes. É normal que as dores desapareçam com o tempo durante a gravidez, pois os hormônios se tornam estáveis com o passar dos meses.
Há diversas formas de aliviar as dores de cabeça presentes na gravidez, entretanto o uso de remédios para isso deve ser feito apenas caso seja indicado pelo médico responsável por acompanhar a mamãe. Geralmente, só se indica remédios para o alívio da dor quando esta é muito frequente, pois muitos medicamentos podem afetar o bebê e a gestação.
Saber tudo sobre os sintomas da gravidez é compreender que há várias opções naturais para aliviar as dores, tais como: descansar em ambientes tranquilos e quietos, colocar uma compressa de água fria na testa ou morna nos olhos, realizar massagens na testa, se alimentar de três em três horas, dentre outros métodos que funcionam de forma efetiva na luta contra a dor de cabeça.
Sintoma de gravidez na barriga: O que é verdade ou não?
É bem comum durante a gravidez que a futura mãe sinta algumas alterações na barriga, como por exemplo uma sensação de inchaço na região, dores ou cólicas provocadas por cãibras abdominais. Entretanto, nem sempre estes sintomas são indicativos de gravidez ou estão relacionados diretamente a ela.
Por conta disso, há inúmeras dúvidas a respeito de quais sintomas de fato acontecem na barriga e quais são apenas mitos criados com o passar dos tempos, e acaba que os questionamentos mais frequentes são relacionados aos tremores na barriga e pela presença de gases durante o período da gestação – por isso, estamos aqui para tirar suas dúvidas e explicar o que é verdade e o que é apenas um mito.
Dor no pé da barriga ou barriga tremendo
‘’Nossa, senti um tremor na minha barriga. Será que estou grávida?’’ Esse é um questionamento bastante comum quando se há uma suspeita de gravidez, e muitas mulheres pensam que um simples tremor na região significa o início de uma gestação.
Porém, será que a barriga tremer é um indicativo de gravidez? Bom, não necessariamente. É bem comum que os órgãos do nosso corpo, como por exemplo o intestino e os músculos da região, realizem esse movimento durante o nosso cotidiano sem que a gente perceba. Mas, como em determinado momento a mulher espera que ocorra uma gestação, começa-se a notar esses tremores e logo eles são relacionados à gravidez.
Mas não, os tremores na barriga são normais e acontecem diariamente por conta da contração e do relaxamento de nosso intestino. É normal que sejam confundidos com o movimento do bebê, mas os movimentos propriamente ditos só começam a surgir por volta de 14 a 15 semanas de gestação. Ou seja, tremores na barriga ou dores na região não são sintomas de gravidez.
Barriga Inchada
Já o inchaço da barriga pode sim ser observado durante o início da gravidez. Isso ocorre pois há inúmeras e intensas alterações na região pélvica, que acontecem simultaneamente. Além do inchaço, pode ocorrer também desconforto abdominal por conta do funcionamento mais lento do organismo, com uma dor extremamente semelhante à cólica na menstruação, com intensidade variável.
Gases podem ser sintomas de gravidez?
Outra grande dúvida é se os gases estão presentes como sintomas de gravidez. Sim, gases podem ser sintomas de gravidez e podem surgir desde o início da gestação, assim como persistir até o término dela.
Os gases são um desconforto extremamente comum de acontecer durante a gravidez, provocado pela intensa alteração hormonal que ocorre nesse período. Esses sintomas não prejudicam o bebê, mas causam um grande desconforto abdominal e dores na barriga. Esses sintomas podem ser aliviados ao se evitar alimentos que são responsáveis por causar gases e com caminhadas frequentes.
Corrimentos: o que pode ser sintoma da gravidez?
Outra grande dúvida a respeito dos sintomas da gravidez gira em torno dos diferentes tipos de corrimentos que ocorrem nas mulheres. Grande parte das perguntas giram em torno da seguinte questão: ‘’O corrimento de tal coloração é um sintoma indicativo de gravidez? É comum que ocorra?’’
Já respondendo antecipadamente, temos sim corrimentos que são indicativos de gravidez, assim como também podemos ver corrimentos que são normais ao período menstrual feminino. Para especificar melhor e tirar todas as dúvidas em relação a isso, decidimos separar por tópicos as informações sobre cada tipo de corrimento presente.
Corrimento Branco
É comum, durante a gravidez, que seja notada a presença de um corrimento branco. Este corrimento é extremamente normal e acontece principalmente por conta das inúmeras alterações que ocorrem no momento. Entretanto, quando acompanhado de dor, coceira na região ou cheiro forte ao urinar, pode ser sinal de infecção.
Neste caso, é importante ir ao ginecologista e relatar todos os sintomas para que a infecção seja tratada imediatamente. Caso contrário, essa condição poderá afetar a gestação e colocar em risco a vida do bebê.
Enfim, o corrimento branco acontece normalmente durante a gravidez como consequência das alterações hormonais durante a gestação. Também é normal que se note maior volume de corrimento conforme o útero é pressionado.
Corrimento Marrom
De forma geral, a presença do corrimento marrom não é indicativo de gravidez. É comum que as mulheres notem a presença deste corrimento durante a menstruação, pois ocorre a saída de coágulos sanguíneos até alguns dias após o período. É normal também que aconteça após algum contato íntimo em caso de irritações na parede vaginal.
Contudo, se o corrimento marrom persistir por mais de três dias, pode indicar a presença de alguma infecção, cistos ou alterações presentes no colo do útero. Nesse caso, é indicado que a mulher procure um ginecologista imediatamente.
Outro ponto importante que deve ser observado é caso o corrimento marrom ocorra durante a gravidez já confirmada. Isso pode significar perda de sangue através da vagina e deve ser também informado ao obstetra ou ginecologista.
Corrimento Rosado
Já o corrimento rosado é, sim, um dos principais indícios de gravidez. Este corrimento é característico no início da gestação, caracterizado por marcar a entrada do espermatozoide no óvulo e o seu deslocamento até o útero. Ele pode ocorrer desde minutos após a relação sexual até a três dias.
Por fim, é extremamente importante que quem deseja ter esse momento único fique por dentro de tudo sobre sintomas na gravidez, além de saber quais são os indícios e os sinais que anunciam a chegada de um bebezinho.