Tudo sobre os primeiros meses de gestação: o que ocorre mensalmente com mamãe e bebê!
Quando falamos sobre maternidade surgem muitas dúvidas, inclusive sobre os primeiros meses de gestação, certo? O que fazer? Como proceder? Qual profissional buscar? O que acontece no corpo quando engravidamos?
Por isso, hoje preparamos um texto especial feito para você que deseja se tornar mamãe ou para quem já descobriu que está grávida, contando tudo sobre os primeiros meses de gestação, tim tim por tim tim!
Justamente por ser um momento único na vida de uma mulher, deve-se haver um preparo especial para este momento!
Entendemos que cada gestação é única e que se informar sobre isso nunca é demais! Para esse momento especial é importante se preparar tanto psicologicamente, emocionalmente e também, fisicamente, certo? Por isso, é importante saber sobre todas as mudanças que acontecem no nosso corpo! Vamos lá?
Tudo sobre o primeiro mês da gestação: as mudanças iniciais
O primeiro mês de gestação é cheio de desafios. Enjoos matinais constantes, dores de cabeça, seios mais sensíveis são os primeiros sinais da gestação, mas nada tira a sensação incrível que é carregar ali dentro um bebezinho!
Bem, o que acontece é que nesse estado da gestação, o corpo se prepara para acomodar o neném da melhor maneira possível, e por causa disso, existem muitas mudanças hormonais juntas!
Durante o primeiro mês, o corpo feminino se prepara e começa a produzir mais hormônios e uma substância conhecida como HC, que serve basicamente para que o embrião possa se desenvolver no útero da mamãe.
É importante lembrar que embora a gente saiba que a gestação dura 9 meses, a maneira mais correta de contar esse tempo é através das semanas (isso mesmo, complicado mas é o mais correto!).
Geralmente uma gestação possui a duração de 38 semanas e cada gestação é marcada por sintomas e mudanças no corpo da mulher, as quais envolvem peso, apetite, sono, desejo sexual, dentre outras!
Durante o primeiro mês de gestação também é comum que aconteça o sangramento de nidação (não é menstruação ok?) que é um pequeno sangramento de cor rosada e ocorre após o óvulo entrar no útero.
Nesse primeiro mês ainda não há formação de placenta, porém, o bebê fica protegido pelo saco gestacional.
Tudo sobre o segundo mês da gestação: como está o bebê e o que ocorre com a mamãe
Durante o segundo mês de gestação, há a formação da placenta e do líquido amniótico, e essas semanas iniciais devem ser acompanhadas bem de perto pelo obstetra responsável, pois o que vai garantir uma boa gestação é se o seu corpo vai conseguir produzir tudo o que o feto precisa para se desenvolver.
O segundo dos meses de gestação representa a 5ª e a 8ª semana e é o momento em que o coraçãozinho do bebê começa a bater (de forma bem rápida, tá mamãe? Não se assuste se os batimentos forem quase um zumbido!).
Durante essas semanas também são formados os outros órgãos do corpo do seu bebê, bem como os primeiros botõezinhos que vão formar as pernas e os bracinhos.
É geralmente durante o segundo mês que a maioria das mulheres descobre que está grávida e é também quando a mamãe sente muitos enjoos pela manhã. Nessa fase, o corpo da mulher passa por muitas alterações hormonais, e por causa disso, existe uma sensibilidade maior aos cheiros e gostos, o que faz com que a mamãe sinta-se enjoada. Nesse mês já é possível saber o sexo do bebê.
É importante lembrar que, durante as fases, a gestante pode aproveitar para saber tudo sobre os meses de gestação, então, é um bom momento para ler livros e assistir filmes, séries e documentários que falam sobre esse tema!
Tudo sobre o terceiro mês de gestação: desenvolvimento do bebê
Durante o terceiro mês de gestação acontecem várias mudanças significativas, as quais envolvem um aumento no tamanho do feto (e desse momento em diante já aparece uma barriguinha) bem como a formação dos ossos, cartilagens, sistema auditivo, sistema respiratório e todos os órgãos do bebê já funcionam a todo o vapor!
Essa fase corresponde à 9ª e à 13ª semana de gestação, e nesse momento, a mamãe já não sente tantos enjôos (ufa! que bom né?).
Cada um dos meses de gestação é marcado por uma característica diferente, por isso, conhecer a respeito é tão fundamental.
Quarto mês de gestação: movimentos e evolução do bebê
No quarto mês de gestação as coisas ficam um pouco mais aceleradas! Conforme o crescimento do bebê, a mãe pode se sentir um pouco mais cansada e com muita fome devido ao desenvolvimento do feto! Junto a isso também estão os primeiros movimentos do bebê que podem ser sentidos e até vistos pela mamãe!
Com o fim da 13ª semana de gestação diz-se que chegou ao fim do 1º trimestre. Agora, com o início do quarto mês, é o início do 2º trimestre e esse mês é a 14ª a 17ª semana de gestação (um pouco confuso né? Mas tudo bem, você vai conseguir entender!).
Nessa fase também há movimentos de sucção por parte do bebê, ou seja, ele já começa a ter movimentos que são como preparativos para nascer e se amamentar. Junto a isso também há o desenvolvimento dos pulmões.
No final do quarto mês de gestação, a barriga da mulher já está mais redondinha e o bebê possui um tamanho de mais ou menos 13,5 centímetros.
Salientamos que mesmo que você ainda não saiba tudo sobre os meses de gestação, sempre é possível aprender e é por isso que estamos aqui!
Gostou do conteúdo apresentado? Então acesso nosso site e confira muito mais textos no mesmo estilo! Lembre que se você gostar compartilhe com seus amigos.