Tudo sobre os primeiros banhos do bebê

0

Ter um bebê sempre é um momento especial e que suscita cuidados únicos. Por exemplo, prestar atenção ao que ele está fazendo, ter precaução na hora de alimentá-lo, ficar atento na interação da criança com os animais da casa, trocar a fralda, alimentar de madrugada e, também, dar banho.

Dar os primeiros banhos do bebê pode ser algo cercado de incertezas para os pais, mas, com certeza, é um momento muito especial. Quando chegar esse momento talvez surja algumas questões. Quanto tempo deve demorar? Quando pode ser dado o primeiro banho? Que produtos usar? Tem horário certo?

Caso você tenha essas ou outras dúvidas sobre os primeiros banhos do bebê, não se preocupe, este texto será o guia definitivo para você dar os primeiros banhos em seu bebê da maneira correta e com segurança. Leia com calma e preste atenção em todas as dicas. Vamos lá.

O primeiro banho do bebê: Como é realizado e quanto tempo após o nascimento

O primeiro banho do bebê, de fato, não é dado pelos pais. Na verdade, quem faz isso é uma enfermeira. Ele acontece geralmente três horas após o parto (esse tempo pode variar) para que dê tempo do bebê se adaptar um pouco ao novo ambiente em que ele está e é feito com o uso de panos umedecidos.

No processo, a profissional retira do recém-nascido alguns resíduos decorrentes do parto que ficam na cabeça do bebê. Também podem ser usados sabão, ou óleo específico para nenéns, e um pente fino.

Tudo sobre os primeiros banhos do bebê (2)
Fonte/Reprodução: original

Uma coisa muito importante nesse momento da primeira higienização é a manutenção do chamado vérnix caseoso. O vérnix é um material orgânico que existe na pele dos recém-nascidos e que é formado principalmente por gordura. Ele serve para proteger a pele do bebê quando ele ainda está no útero da mãe.

Por ser resistente, não é recomendado forçar a sua limpeza. A Organização Mundial da Saúde (OMS) até recomenda que o material seja removido aos poucos, de maneira gradual, ao longo das horas seguintes ao parto. No geral, 24 horas após o nascimento, a pele do bebê já está completamente limpa do vérnix.

Quais cuidados necessários nos primeiros banhos do bebê?

Quando chegar a hora de dar os primeiros banhos do bebê, já em casa, não precisa ficar com medo. É muito comum as mães e os pais terem muitos receios quanto a esse procedimento, mesmo os pais que já possuem filhos e que já passaram por isso outras vezes. Fique atento às informações a seguir.

O que usar para os primeiros banhos do bebê?                

Nos primeiros banhos do bebê não se pode fazer a imersão da criança na água. É recomendado usar apenas um pano ou uma esponja suave umedecidos com água morna e um pouco de sabão do tipo neutro. Alguns produtos específicos podem ser usados desde que sejam adequados para esse momento. Para a secagem, o indicado é uma toalha felpuda e suave que deve ser usada com delicadeza e sem esfregar a pele.

Ao longo dos primeiros meses também é importante evitar alguns produtos como talco, colônias, e demais substâncias que podem gerar alergias.

O que pode ser utilizado para relaxar o bebê nos primeiros banhos?

Uma recomendação interessante para os primeiros banhos do bebê, é você cantar e conversar com ele. Aproveite esse momento para fortalecer ainda mais os laços afetivos que unem vocês dois. E lembre-se: nesse contexto, é muito comum o choro. Ele não quer dizer que, necessariamente, você está fazendo algo errado, tá certo?

Como dar os primeiros banhos do bebê?

Agora vamos às dicas práticas e objetivas. Seguindo esse passo a passo, com certeza você vai acertar na hora de dar os primeiros banhos do bebê sem arriscar machucá-lo ou gerar incômodo.

Para começar, lembre-se de colocar a banheira em uma altura que seja confortável para você. Segure o bebê de maneira que ele fique aconchegado e também seguro. O jeito mais indicado é passando sua mão esquerda pelas costas da criança e segurando o braço esquerdo dela, de modo que o seu antebraço esquerdo sirva de “travesseiro” onde a cabecinha do seu filho será apoiada. Caso você seja canhota ou canhoto, use seu braço direito para fazer isso.

Depois, segure as nádegas e as coxas na sua mão direita e desça o bebê gradualmente até ele sentir a água e ficar confortável com a situação. A partir daí, você deve apoiar as costas da criança no seu antebraço (onde antes estava encostada a cabeça dela), e usar a mão direita para enxaguar a parte frontal.

Comece a higienização pelo rosto do bebê e se atente para a presença de muco seco acumulado nas narinas e nos olhos. Caso exista esse tipo de secreção, umedeça o muco com água até que ele amoleça e só aí o remova.

Continue pelo resto do corpo e não esqueça de lavar bem a região genital da criança. Esse local costuma ser porta de entrada de muitas doenças e deve receber atenção especial, tanto em meninos quanto em meninas.

Depois que terminar toda a parte frontal, lave a cabeça do bebê. Dê preferência para o uso de tipos de shampoo que são feitos especialmente para recém-nascidos, para que não exista o risco de provocar irritação nos olhos do seu filho, caso a substância desça pelo rosto.

Ao fim dessa parte, vire o bebê e repita o processo nas regiões das costas, bumbum e pernas. Aqui, você deve segurar seu filho com o antebraço esquerdo apoiando o peito e o rostinho dele e a mão esquerda segurando em seu bracinho direito. Para chegar nessa posição, vire a criança com delicadeza e use as duas mãos para fazer isso. Depois disso, é só secar o bebê, também com delicadeza.

Related Posts
1 De 46

Pode ser dado mais de um banho por dia no bebê?

É muito natural nós adultos tomarmos mais de um banho por dia. Às vezes, dependendo das circunstâncias, é até necessário. Mas essa liberdade para tomar vários banhos por dia não é acessível para os recém-nascidos, ou seja, para as crianças com até 28 dias de vida.

Se seu filho está nessa fase, tenha cuidado, pois ainda existem algumas limitações físicas importantes nele que fazem bastante diferença na hora de tomar banho. Por exemplo, ele ainda não tem pleno controle sobre a alteração de temperatura corporal que pode ser alterada por estímulos externos (como a água fria). Isso é ainda mais relevante se seu bebê tiver nascido de maneira prematura ou se ele nasceu com menos de dois quilos e meio.

Tudo sobre os primeiros banhos do bebê
Fonte/Reprodução: original

Aumentar a frequência dos banhos e não prestar atenção nesses fatores pode ocasionar aumento do consumo de oxigênio pelo bebê, estresse respiratório, mudança nos sinais vitais da criança e até mesmo hipotermia.

Mas calma, isso não quer dizer que dar mais de banho por dia no bebê vai promover esses problemas. Na verdade, os especialistas dizem que, se for necessário, é recomendado higienizá-lo mais de uma vez.

Essa necessidade surge, por exemplo, quando há uma maior transpiração na criança (em dias mais quentes), quando ela faz cocô em abundantemente, ou até quando está muito inquieto e irritado (já que um banho nessa hora vai ajudar a acalmá-lo). De toda forma, um banho por dia é o ideal para o recém-nascido. Mais do que isso apenas nas situações citadas acima ou em ocasiões parecidas.

Caso você, por algum motivo, opte por dar um segundo banho no mesmo dia no seu filho, então a recomendação é limitar o uso de produtos como o sabonete, já que é algo que pode causar ressecamento na pele dele.

Uma boa dica aqui é aplicar, após o banho, hidratantes e óleos feitos sob medida para a idade do seu pequeno. Use os produtos para massagear o bebê. Com isso, você vai estar contribuindo para a melhoria na qualidade do sono dele e também em seu relaxamento.

Se você ainda estiver com dúvidas sobre dar ou não mais de um banho por dia, leve a questão para o seu pediatra de confiança e tome a decisão que achar mais coerente.

Pode dar banho à noite no bebê?

Não existem contraindicações para o banho do seu bebê ser dado no período da noite. Mas, sempre tenha em mente alguns cuidados para não prejudicar a integridade do recém-nascido. Prepare bem o momento do banho e leve em consideração a temperatura ambiente e da água, além, claro, dos produtos que você irá usar.

Em primeiro lugar, preste atenção na temperatura da água, que deve estar em 37°. Isso pode ser medido com um termômetro (algumas banheiras contam com essa tecnologia) ou no seu pulso, tomando cuidado para não deixar a água nem muito quente, nem muito fria.

A temperatura do ambiente também é muito importante. Evite dar banho se estiver muito frio e se o local do banho não for aquecido. O ideal é que a temperatura esteja entre 22 e 25 graus Celsius.

Antes de colocar seu bebê na água, após tirar sua roupinha, enrole-o em uma fralda de pano. Ponha-o com delicadeza e deixe ele sentir a água gradualmente pelas pontas dos pés. Isso contribui para que o recém-nascido não sofra com o frio. Quando ele já estiver confortável com a situação, tire a fralda.

Quando terminar o banho não esqueça de secar bem os cabelos dele e mantenha-o enrolado na toalha para que ele não seja exposto a correntes de ar, o que causaria frio.

Dar banho à noite no seu bebê irá ajudar no relaxamento dele e na qualidade do sono. Então não precisa ter medo disso.

Quais os cuidados para o banho morno do bebê?

Como colocado no tópico acima, a temperatura da água é muito importante na hora de dar banho no seu bebê. O ideal, como dito, é que ela não esteja nem quente demais e nem fria demais, ou seja, morna. O número perfeito seria 37° C, mas pode variar para 36° C e 38° C. Não deixe a água mais quente que isso, pois seu filho pode acabar tendo queimaduras.

O procedimento adequado na hora de preparar o banho é colocar na banheira primeiro a água fria e depois ir adicionando lentamente a água quente. Vá misturando bem a água, para evitar focos de calor no líquido, e verificando a temperatura.

Caso você não tenha um termômetro de banheira, que seria o ideal para esse momento, coloque um pouco de água no pulso ou na parte interna do cotovelo. Essas regiões são bastante sensíveis e ajudam a detectar se a água ainda está muito quente. Caso você ache quente, provavelmente também está quente para o bebê.

Ao colocar a criança na banheira, comece pelos pés e veja a reação dela. Se ela chorar então é provável que a água ainda esteja quente. Caso contrário, pode continuar com o processo.

Não esqueça que o banho tem que ser rápido, pois se a água esfriar demais também será incômodo para o bebê (para detectar isso verifique a coloração dos lábios do pequeno, se estiverem acinzentados, então provavelmente está muito frio).

No mais, seu instinto de mãe ajudará a identificar possíveis situações incômodas para a criança. Se ainda restaram dúvidas depois desse texto, não deixe de falar com o pediatra, afinal, quando o assunto é os cuidados com os nossos pequenos, toda boa informação é bem-vinda.

Deixe um comentário