Tudo sobre gravidez de gêmeos
A gravidez de gêmeos é um sonho para muitas mulheres, sejam aquelas que já estão no processo de tentativa de ter filhos ou aquelas que ainda não colocaram nada em prática. A ideia de ter gêmeos sempre é tentadora, pois com ela vem as imagens e expectativas de tudo o que traz uma gravidez e maternidade, porém em dobro.
Basta pensar que tudo é em dobro, os bebezinhos, os olhares, os sorrisos, os pares de pés nos sapatinhos de bebê. Claro que, da mesma forma, as dificuldades da maternidade serão em dobro. Duas vezes mais fome, choro, e fraldas trocadas. Mesmo assim, a gravidez de gêmeos ainda é um assunto de fascínio para muitos homens e mulheres no mundo inteiro.
Sempre é uma surpresa saber que há gêmeos a caminho. Por mais que existam casos na família, tendência genéticas e outras circunstâncias que atuem em favor da dupla fecundação, ninguém nunca espera uma “dose dupla” de felicidade assim!
As maiores perguntas acerca da gravidez de gêmeos envolvem como esse evento acontece e quais são as tendências, genéticas ou não, que apontam para isso. Além disso, uma das grandes curiosidades entre as mulheres que desejam conceber é como saber que a gravidez é de gêmeos.
Há também a questão do tipo de gravidez, onde os gêmeos nascem idênticos ou não. Qual a diferença de uma para a outra? Como é possível nascer dois bebês ao mesmo tempo e eles serem tão diferentes, a ponto de um ser do gênero masculino e outro feminino?
Além dessas questões que dizem respeito à curiosidade quanto ao nascimento de dois, ou mais, bebês ao mesmo tempo, há perguntas sobre a saúde da própria mãe. Após identificar a gravidez de gêmeos, quais são os cuidados que a mamãe deve tomar, por exemplo, em relação à dieta?
Confira a seguir tudo o que é necessário conhecer sobre a gravidez de gêmeos, desde os seus tipos, até os sintomas que a identificam. Veja também como funciona a rotina da mulher nesse tipo de gestação, por quais mudanças o seu corpo passa, os riscos nesse período e como é realizado o parto.
Como ocorre a gravidez de gêmeos?
Ao ver os bebês juntinhos, uma das primeiras coisas que passam pela cabeça dos pais, dos amigos e dos familiares é: como isso aconteceu? De fato, há uma explicação biológica para a ocorrência da gravidez de gêmeos.
No ato da fecundação, o que ocorre no corpo da mulher é um encontro entre óvulo e espermatozoide. Dessa junção, surge o zigoto, o nome dado a estrutura primária que se tornará o bebê.
Essa pequena célula, que ainda passará por divisão, viajará pelas trompas até se acomodar no útero, local onde o bebê se desenvolverá.
Até aí, a fecundação é igual para qualquer tipo de gravidez. No entanto, na gravidez de gêmeos, podem acontecer duas possibilidades. A primeira é quando a mulher libera mais de um óvulo, o que gera duas ou mais fecundações. Já na segunda possibilitada, um só óvulo é fecundado e se divide.
Tipos de gravidez de gêmeos
São as duas possibilidades de gravidez de gêmeos, como mencionadas acima. A diferença entre elas é essencialmente a quantidade de óvulos que a mulher produziu na concepção, e que de fato foram fecundados. Veja a seguir os detalhes de cada tipo de gravidez: bivitelina e univitelina.
Gravidez de gêmeos bivitelina
Os gêmeos bivitelinos nascem de uma gravidez onde dois óvulos foram fecundados ao mesmo tempo, o que faz com que duas gestações completamente diferentes aconteçam no mesmo período. Em consequência, os gêmeos não dividirão as mesmas características e poderão, inclusive, nascer com gêneros diferentes.
Esse tipo de gravidez gemelar é mais comum, especialmente na atualidade. Vivemos em um tempo no qual os tratamentos para fertilidade abundam, e as possibilidades de engravidar são maiores através de métodos de controle hormonal, fertilização in vitro, entre outros.
Também vale ressaltar que as mulheres com mais de 35 anos costumam liberar mais de um óvulo com mais frequência, o que propicia maiores chances para ocorrer uma gravidez de gêmeos do tipo bivitelina.
Gravidez de gêmeos univitelina
A gravidez univitelina é a mais rara, pois significa que o mesmo óvulo foi fecundado duas vezes. É preciso entender aqui a “fecundação” como a divisão espontânea do óvulo fecundado em dois, de forma que duas gestações ocorrem em simultâneo.
No caso da gravidez univitelina, os bebês nascem idênticos, pois dividem o mesmo material genético contido no mesmo óvulo e espermatozoide.
Que sintomas apresenta a gravidez de gêmeos?
A gravidez de gêmeos é um acontecimento que pega qualquer um de surpresa. Geralmente, é um evento que causa muita empolgação nas famílias, em especial para os futuros papais. Mas a pergunta mais comum é: como saber que minha gravidez é de gêmeos?
Para as mulheres que possuem casos de gêmeos na família, sejam univitelinos ou bivitelinos, é bom considerar as chances, ainda mais quando os casos aconteceram mais de uma vez, em um período relativamente curto de tempo entre um e outro.
Ademais, é possível levar em conta sintomas físicos, que realmente podem indicar que há mais de um bebê na expectativa do nascimento. Portanto, é bom observar o corpo e as sensações físicas que a gravidez logo no início, porque os sintomas são os mesmos, apenas mais intensos.
Vale a pena buscar informações com outras mães para comparar, por exemplo, o nível dos enjoos. Na gravidez de gêmeos, esse mal-estar costuma ser muito mais intenso, assim como as dores abdominais, mais comuns nos estágios mais avançados da gestação.
HCG na gravidez de gêmeos
Uma pergunta frequente é sobre o HCG, que é um exame feito para medir o hormônio HCG, que só é liberado durante uma gestação. É uma forma eficaz de descobrir se uma mulher está grávida, inclusive.
Por norma, a produção de HCG é maior durante uma gravidez de gêmeos. Mas o cálculo deve considerar a quantidade de semanas passadas desde a concepção. A partir da 6ª e 7ª semana de gestação, o volume esperado desse hormônio é de 100 a 200 mUi. Em casos onde o valor ultrapassa 400 mUi, é preciso investigar, pois pode ser o caso de gêmeos.
Mudanças no corpo da gravidez de gêmeos
As mudanças no corpo não podem ser consideradas como sintomas propriamente ditos, mas são inegáveis em uma gravidez de gêmeos, pois são visíveis.
Mulheres que ganham mais peso, e com maior rapidez, podem estar na espera de mais de um filho. Já o aumento da curvatura abdominal é mais certo a partir da 12ª semana em diante. Isso porque nas primeiras semanas, a mulher sofre com inchaços, devido às alterações de hormônios.
Se a partir da 12ª semana a barriga estiver consideravelmente grande, mais do que o estimado, pode ser uma gravidez de gêmeos, pois o útero se alarga para acomodar melhor os bebês.
Quais mudanças alimentares na gravidez de gêmeos?
Uma mulher, em fase gestacional, já deve cuidar da alimentação por si só. Afinal, há literalmente um novo ser dentro de si, que depende dela para se desenvolver no máximo de seu potencial, a fim de vir ao mundo. Por óbvio, é necessário que a futura mamãe tenha uma alimentação bem variada.
A diversificação dos alimentos deve ser uma prioridade, uma vez que é preciso ingerir nutrientes diversos para que o bebê se forme. Aliás, quanto mais natural, “limpa” for a alimentação, tanto melhor.
No caso da gravidez de gêmeos, a variedade de nutrientes deve acompanhar a quantidade ideal dos alimentos ingeridos. Grávidas já precisam comer mais do que antes da gestação. Em caso de gêmeos, a quantidade de calorias diárias deve ser acrescida em mais 600.
Para cada bebê a mais, a quantidade de 300 calorias deve ser acrescentado ao valor diário. Quando a grávida gera dois bebês, a quantidade é 600 calorias a mais. Se for três fetos, será de 900 a mais, e assim sucessivamente.
Também vale a pena encaixar na rotina saudável da grávida os exercícios. O fato de serem gêmeos não impede a mulher de movimentar seu corpo, exceto caso haja intercorrência ou risco na gravidez.
Além disso, o corpo da mulher que carrega gêmeos requer exercícios muito leves, como caminhadas curtas, natação ou hidroginástica, com movimentos bem leves, pilates ou yoga.
Esses exercícios, com destaque para a natação e a yoga, são ótimos para fortalecer o corpo, melhorar a qualidade do sono, e treinar a capacidade respiratória da gestante, o que se torna uma excelente ferramenta no parto.
Parto da gravidez de gêmeos
Não à toa, o parto nesse tipo de gravidez é motivo de preocupação para muitas mães, pois é comum que seja mais adiantado do que nas gestações comuns, isto é, antes do fim das 40 semanas.
Porém, atualmente, os cuidados na gestação, bem como o acompanhamento médico, estão cada vez mais avançados. Já é possível criar o ambiente perfeito, no corpo da mamãe, para que o bebê nasça com 9 meses.
A partir da 35ª semana, os médicos consideram que um parto pode ser realizado de forma simples e com baixíssimo índice de risco. Mas, é interessante indicar um fato que, na verdade, é uma maravilha da natureza. Bebês gêmeos desenvolvem a capacidade pulmonar com mais rapidez do que os fetos de gravidez comum.
Quais os riscos da gravidez de gêmeos?
É preciso mencionar os riscos da gravidez de gêmeos, relacionados justamente com o tempo até o parto ser realizado. Em boa parte dos casos, a mulher dá à luz antes de chegar a 37ª semana da gestação, e em casos onde há mais de dois bebês a caminho, as chances de parto prematuro só aumentam.
Outro risco que vale ressaltar é o da pré-eclâmpsia, da diabetes gestacional e da consequente pressão arterial aumentada. Mais uma vez, é necessário referir quanto a importância da alimentação correta nessa fase.
Pode ser realizado parto normal na gravidez de gêmeos?
Apesar de ser mais costumeiro a realização da cesária em parto de gêmeos, é perfeitamente possível que uma mulher tenha seus filhos em parto normal. Mas para isso, é necessário que não haja nenhuma contra-indicação do médico para esse tipo de parto.
Mulheres que tiveram intercorrências durante a gestação provavelmente não terão parto normal de gêmeos.
Outro requisito é a própria posição dos bebês. O primeiro a nascer deve estar cefálico, isto é, de cabeça para baixo.
A gravidez de gêmeos é um verdadeiro desafio para a mamãe, papai e os familiares. É um momento onde a consciência deve ser usada a todo tempo, com prioridade máxima. A empolgação de ter mais de um bebê deve andar junto com o cuidado.
Quanto antes a gravidez de gêmeos for identificada, maiores devem ser os cuidados e preparações. No mais, a recomendação é aproveitar cada chute, cada conversa com os bebês e sonhar com o dia em que os verá do lado de fora da barriga, bem aninhados em seus braços!