Tudo sobre espermatozoides saudáveis
Os espermatozoides saudáveis são aqueles capazes de fecundar um óvulo sem nenhum problema, além de chegarem com tranquilidade durante todo o percurso do canal vaginal até o gameta feminino.
No entanto, em alguns casos, é possível que estes espermatozoides não estejam totalmente saudáveis como deveriam estar, e para solucionar tal problema, é importante realizar alguns exames para detectar o problema e tratar o quanto antes.
Qual o conceito de espermatozoides saudáveis?
Para os espermatozoides saudáveis serem considerados desta forma, é preciso que a cabeça seja ovalada e lisa, sem qualquer tipo de espaço vago pelo citoplasma (vacúolo). Neste caso, a cauda é totalmente longa e lisa, sem estar enrolada. No caso da cabeça e a cauda, há uma parte que faz a ligação direta ente elas, sem haver qualquer tipo de dilatação em suas laterais.
Na cabeça dos espermatozoides saudáveis estão inseridos os principais códigos genéticos. O acrossoma mantém as enzimas guardadas, para haver a possibilidade de fecundar um óvulo presente no útero.
Cabeça do espermatozoide grande
A cabeça deste espermatozoide em questão tem um tamanho e peso desproporcionais, que fazem com que este não consiga ter a energia necessária para chegar ao útero e fecundar o óvulo.
Cabeça do espermatozoide pequena
Com uma cabeça pequena, o espermatozoide permanece totalmente desproporcional e o seu movimento caudal o faz ter mais “entusiasmo” do que os outros e fique completamente perdido e desorientado. É muito provável, de acordo com pesquisas, que o tamanho inferior da cabeça deste espermatozoide tenha uma grande ausência do acrossoma, que impediria de ocorrer a fecundação da maneira que precisa ser.
Cabeça do espermatozoide dupla
Este tipo de espermatozoide contém duas cabeças e somente um flagelo. Neste caso, se tornam incapacitados de se moverem, e simplesmente atrapalham a passagem de outros espermatozoides que são completamente saudáveis, como é o caso do espermatozoide normal.
Cauda do espermatozoide bífida
Tal espermatozoide conta com uma cabeça, mas dois flagelos, que precisam se movimentar sempre em total sincronia, por conta disso, gastam mais energia do que o necessário. Eles fazem muito esforço se houver uma comparação com o normal, e por este motivo, os bífidos morrem no meio do caminho.
Cauda do espermatozoide curta
Por mais que esta categoria de espermatozoide consiga se movimentar, eles são lentos e ficam em último lugar na corrida até o ponto de chegada, que é o óvulo. Eles acabam por morrer durante o trajeto, porque ficam sem a energia necessária que serve para os conduzir ao destino.
Há diferença entre sêmen, esperma e espermatozoides?
O fato de saber sobre os espermatozoides saudáveis, leva as mulheres para outras questões nunca discutidas antes. Então, qual seria a diferença entre os três? Antes de tudo, o espermatozoide é um gameta produzido no corpo masculino, que são células que precisam se unir ao óvulo da mulher, para conseguirem formar o zigoto, chamado desta maneira que visa nomear a primeira célula do embrião.
Esperma e sêmen, propriamente são o líquido seminal no qual os espermatozoides estão inseridos, e é por conta do líquido que exista a facilidade de nadar pelo canal vaginal da mulher e chegar ao seu destino final, o óvulo. A consistência do sêmen/esperma é viscosa, além de conter alguns fluidos que são feitos pelas próprias vesículas seminais, e claro, pela próstata em conjunto. Tais fluídos tem como principal função o de nutrir e manter os espermatozoides muito bem protegidos.
Para ter um entendimento completo acerca do assunto de espermatozoides saudáveis, se torna importante que a mulher e o seu parceiro tenham o conhecimento de como é o espermatozoide, e neste caso, saiba que ele é composto por uma cauda e nesta região existe um filamento denominado Filamento Axial, que o auxilia a nadar em formatos giratórios para chegar ao óvulo.
No meio do espermatozoide existem outras partes de extrema importância para fazê-lo chegar ao óvulo, que seriam as mitocôndrias que basicamente seriam as organelas citoplasmáticas presentes em todas as células eucarióticas. A mitocôndria tem uma função bem especial que visa levar energia às células. A organela varia não somente de tamanho, mas em sua quantidade e formato.
Pelo meio do espermatozoide, é possível encontrar o pescoço e um pouco mais para frente, está o centríolo proximal, núcleo e por fim, o acrossomo, que contém dupla membrana e advém do complexo golgiense, uma organela eucariótica.
Qual alimentação para manter espermatozoides saudáveis?
O casal que deseja engravidar deve se atentar com relação à alimentação do parceiro, pois o fato de ingerir alimentos processados podem não ser a principal e melhor ideia para garantir que os espermatozoides saudáveis estejam em boa qualidade. Alimentos extremamente gordurosos, como bacon, linguiça e outras frituras devem ser descartados meses antes de iniciar o processo de tentar engravidar, pois poderão atrapalhar à qualidade dos espermatozoides.
Vitamina C
Para contar com espermatozoides saudáveis, será necessário construir uma dieta rica em alimentos mais alaranjados ou verdes, por exemplo, a cenoura, abóbora, limão, laranja, rúcula, espinafre, escarola e o próprio couve.
Consumir a vitamina C costuma fazer com que a produção de testosterona aumente, o que faz com que haja um crescimento na quantidade de sêmen e os espermatozoides saudáveis tenham uma melhora no vigor para se locomoverem ao útero e atravessar o óvulo.
Vitamina D e cálcio
Possivelmente, algo que nem todos saibam é com relação à falta de vitamina D e o cálcio, que podem atrapalhar diretamente na boa saúde de seu sêmen. Para solucionar tal questão, procure completar sua alimentação com suplementos de vitamina D, além de ingerir outros alimentos ricos em cálcio.
Antioxidantes
Estes alimentos serão necessários para que a morfologia do espermatozoide seja boa, de modo a diminuir quaisquer riscos de possíveis danos ao DNA, causados por conta dos radicais livres que destroem as células boas. As frutas que tenham coloração avermelhada como maçã, morangos, ameixas, amoras, framboesa, goiaba, melancia, açaí e a uva são essenciais para uma dieta saudável.
No ato de preparar o almoço ou jantar, faça a inclusão de alho, gengibre ou até mesmo o tomate para o tempero do arroz. Combine sua alimentação com nozes ou castanhas, juntamente de brócolis e ovos cozidos.
Vitamina E
Para manter os espermatozoides saudáveis, o homem e a mulher devem investir em uma alimentação com a Vitamina E, que garantirá uma melhora tanto nos espermatozoides quanto no próprio óvulo da mulher. Basta ingerir sementes de girassol, azeite, amendoins, e abacate, que contém uma excelente gordura natural.
O que pode causar a infertilidade masculina?
Possivelmente, um dos principais fatores que acarretam à infertilidade masculina ou apenas não ocorrer a produção ideal de espermatozoides saudáveis, seja por conta dos testículos não terem descido de forma ideal da região abdominal em direção a área na qual se localiza o escroto. Tal problema se caracteriza por criptorquidia.
Sem contar a criptorquidia, existem outras causas declaradas que causam a infertilidade. Dentre elas estariam inflamações nos saco escrotal, além de haver algum problema relacionado às torções nesta área.
Outros problemas relacionados estão a quimioterapia e a radioterapia, que exigem do paciente uma alta quantidade de ingestão em remédios quimioterápicos para ter um tratamento ideal.
É possível que a falta de fertilidade masculina ocorra pela varicocele, que é basicamente uma dilatação que acontece pelas veias e visam drenar o sangue da região escrotal por conta de algum problema diretamente nas válvulas venosas. Seria como as varizes nas pernas de algumas mulheres.
Algo que pode passar muito despercebido pelos casais é com relação às infecções sexualmente transmissíveis. Caso o homem possua algum problema com relação a isto, é muito provável que ele possua infertilidade.
Qual o exame para identificar qualidade e quantidade de espermatozoides?
Para saber se o homem possui espermatozoides saudáveis, é importante realizar o espermograma para conferir se tudo está em perfeitas condições. Neste caso, o médico urologista fará o diagnóstico com o que possui em mãos do exame, e a depender do problema a ser diagnosticado, haverá a possibilidade de tratar, seja com cirurgia ou com fármacos.
Se por acaso o espermograma menciona uma quantidade inferior de espermatozoides, significa que pode ser um problema hormonal a ser tratado via medicamentos prescritos pelo médico. Se for problema com relação à varicocele, será importante fazer a cirurgia.
Em determinados casos, é recomendável que uma equipe de laboratório façam as devidas investigações para saber o motivo do problema de infertilidade masculina e o porquê de não houve melhora com medicamentos ou cirurgia. A partir deste momento, o casal poderá escolher a maneira com a qual desejam engravidar. Há muitos tipos de tratamentos de reprodução assistida que o casal pode optar.
Inseminação intrauterina
Para homens que sofrem de problemas ejaculatórios, poderão auxiliar a parceira a engravidar por intermédio da inseminação intrauterina, que é basicamente uma concentração de diversos espermatozoides inseridos no útero da mulher quando estiver em seu período de ovulação, o momento ideal de realizar o tratamento.
Fertilização in vitro
A fertilização in vitro é bem diferente da anterior, pois é necessário não somente dos espermatozoides saudáveis, mas dos óvulos da mulher. Desta maneira, os profissionais que atuam no laboratório farão a fecundação correta para formar o embrião, que será realocado ao útero da mulher e assim conseguir ser gerado.
Tal técnica é ideal para os homens que possuem pouquíssima produção de espermatozoides, pois requer somente um normal e saudável para haver a possibilidade de gerar o embrião.
Congelamento de esperma
Este tratamento é mais direcionado aos homens que terão de realizar tanto a quimioterapia quanto a radioterapia, e desejam muito serem pais quando terminarem o processo de tratamento contra o câncer. Neste caso, o esperma será congelado e utilizado nas técnicas de inseminação assistida.
Como aumentar a quantidade de espermatozoides e fertilidade masculina?
Para ter espermatozoides saudáveis, é conveniente que o homem procure ingerir não somente alimentos mais saudáveis, mas que complemente com zinco e ácido fólico, que juntos tendem a conseguir aumentar o sêmen, e consequentemente, a produção de espermatozoides saudáveis.
Saiba que zinco em baixa quantidade no organismo está ligada diretamente a níveis inferiores de testosterona, o que produzirá especificamente em uma má qualidade de sêmen, que o levarão à infertilidade. Neste caso, a ingestão de zinco podem auxiliar a melhorar o seu sêmen.
Por mais que haja todas estas questões, é importante que o homem deixe de fumar e beber, porque isto compromete bastante a saúde dos espermatozoides e pode ser um dos motivos para haver a infertilidade.
Se tanto o homem quanto a mulher querem um filho, precisam se atentar com relação a estes pontos específicos, modificar a rotina e procurar trabalhar em melhorias para conseguirem realizar o tão sonhado desejo de serem pais de um bebê.