Tudo sobre endometriose

2

Conhecer tudo sobre endometriose é de extrema importância para todas as mulheres que desejam engravidar, pois, é um tema que permanece recente e precisa ser considerado, mesmo por aquela mulher que não sofre deste problema. 

É necessário conhecer e aprender um pouco mais sobre a endometriose, e compreender as suas causas, riscos, tipos, consequências e se é realmente possível gerar uma vida dentro de si mesmo com a endometriose, além de conhecer os tratamentos e outras dicas.

O que é a endometriose e como afeta mulheres em idade reprodutiva?

Esta é uma doença crônica que atinge mulheres com idade para reprodução. Ocorre quando o tecido do endométrio está fora do útero, e o seu normal seria o de estar por dentro para proteger toda a cavidade uterina. 

O endométrio aumenta de tamanho durante a menstruação, se modifica durante o período de ovulação para haver a possibilidade de o embrião se prender à região, mas caso não haja nenhuma vida ali, ocorrerá a descamação que fará a mulher menstruar

Tudo sobre endometriose (2)
Fonte/Reprodução: original

Como este tecido do lado externo do útero se assemelha com ciclos de crescimento e posteriormente uma descamação mais séria, no caso de hemorragia, podem levar a mulher possuir alguma inflamação ou fibrose. É possível notar que na menstruação pode aparecer algumas células do endométrio, que se chamam endometriomas. 

A endometriose poderá causar uma menstruação um tanto dolorida ou se agravar para algo um pouco mais complexo, como seria o caso da endometriose profunda, que pode atingir outros órgãos, como o intestino, por exemplo. 

Endometriose peritoneal

A endometriose peritoneal é a que menos invade os órgãos, possui pouca periculosidade, e é muito normal ocorrer em adolescentes, além de trazer consigo muitas dores durante o primeiro ou os primeiros dias de menstruação.

Todas as lesões no endométrio se espalham através do tecido que reveste as paredes abdominais, e podem ser encontradas, inclusive, no próprio diafragma. Durante os exames, é possível verificar outros focos diretamente na bexiga e intestino.

Estas lesões feitas pela endometriose costumam ser avermelhadas, além de haver a possibilidade de observar a hiperemia, ou quaisquer vesículas com tonalidades mais claras, que poderão evoluir e causar a modificação para uma tonalidade de coloração preta. No caso de lesões esbranquiçadas, significa que ocorreu a cicatrização tecidual.

Endometriose nos ovários

Para saber tudo sobre endometriose, é importante compreender que este tipo atinge os ovários de modo bem superficial, porém pode gerar cistos endométricos, chamados endometriomas. Seu nome se justifica por conta de sua cor mais escura, similar ao de um sangue mais antigo e bem espesso. 

É possível detectar este problema através da laparoscopia, porém saiba que o tratamento dependerá muito de sua extensão. Caso o problema for menos grave, será possível tratar com alguns medicamentos. No entanto, se realmente for mais grave, haverá a necessidade de fazer uma raspagem desse endométrio.

Se houver a necessidade de realizar alguma cirurgia de endometriose uterina, o ginecologista deverá ter muito cuidado, porque pode haver chance de diminuir alguns dos folículos encontrados nos ovários, além de causar falência nesta região. Neste caso, procure sempre por um excelente profissional que dará todo o cuidado necessário para você permanecer fértil.

Endometriose infiltrativa

Saber tudo sobre endometriose, é conhecer um pouco mais a respeito do tipo menos comum, esta endometriose se caracteriza especificamente quando se encontra abaixo de 5 milímetros das superfícies peritoneais, que costumam causar ferimentos no sacro, septo retro vaginal e nas paredes vaginais. 

Mesmo que seja pouco frequente de encontrar mulheres com este problema, as pacientes que sofrem deste tipo da doença sentem fortes dores, pois a lesão contém tecido fibrótico juntamente da hiperplasia.

Sem contar toda a dor sentida na região pélvica, as mulheres com esse problema costumam sentir dores durante o ato sexual, além de haver inchaço nesta região e grande dificuldade de evacuar, que pode causar até mesmo sangramentos. Neste tipo de endometriose existem outros órgãos envolvidos, como a bexiga, vagina e o próprio intestino.

Para detectar a endometriose aprofundada, somente é possível através do transvaginal, que auxiliará o ginecologista saber melhor o que ocorre para dar um diagnóstico à sua paciente. Outra maneira de detectar problemas é pela ressonância magnética, para saber melhor até onde a doença conseguiu se estender. Com um tratamento correto será possível não sentir dores e prevenir que esta endometriose volte a causar problemas.

O que pode causar endometriose?

Os médicos não souberam esclarecer devidamente o que causa a endometriose, porém muitos acreditam que sua origem possua uma variedade de fatores. Acredita-se ser causada devido ao sistema imunológico que cuida dos implantes de células, que surgem fora do local correto e impedem o crescimento devido do tecido, portanto, qualquer falha que ocorra no sistema imunológico haverá chances de surgir a endometriose.

Tudo sobre endometriose
Fonte/Reprodução: original

Para realmente possuir um diagnóstico correto, é importante se dirigir a um laboratório específico que realize exames feitos por imagem, biópsia e outras identificações celulares no endométrio. Para saber tudo sobre endometriose, é necessário compreender que para cuidar desta doença devidamente é preciso fazer o tratamento correto,de modo a evitar dores desconfortáveis e ter sua saúde em perfeito estado.

Related Posts
1 De 4

O que ocorre com quem tem endometriose durante a menstruação?

O principal e mais comum sintoma da endometriose é especificamente a cólica menstrual. As mulheres poderão sentir dores durante a relação sexual, e terem problemas de infertilidade. De acordo com uma médica ginecologista, é muito comum que 20% das pacientes não sintam nenhuma dor. 

Algo que precisa ser observado pela mulher é com relação às mudanças causadas em seu fluxo menstrual, pois nem sempre será a endometriose. 

O hipotireoidismo ocorre por conta da glândula tireoide, que se encontra em nosso pescoço, possui um formato de borboleta e deixa os níveis de hormônios mais baixos. É esta mesma glândula que controla os hormônios em nosso corpo, portanto, se houver qualquer mudança em seu fluxo é melhor procurar o seu médico para saber a causa. Muitas vezes o estresse pode atrapalhar a chegada de sua menstruação, por conta dos hormônios. 

Quais consequências da endometriose na gravidez?

Saber tudo sobre endometriose, é entender que esta doença pode interferir no desenvolver da gestação, portanto, todas as mulheres que possuírem endometriose precisam de um excelente acompanhamento médico para cuidar de qualquer complicação. Veja quais são os principais riscos da endometriose para gravidez:

  • Maiores chances de aborto;
  • Nascimento prematuro do bebê;
  • Ruptura das veias que realizam a irrigação no útero;
  • Complicações com a placenta;
  • Risco de eclâmpsia;
  • Possibilidade de cesária;
  • Aumento da gravidez ser fora do útero (ectópica).

Procure sempre se consultar com o seu médico para saber como está a endometriose, se o bebê está bem e quais as chances para parto normal ou cesária.

Apesar de parecer ser um grande problema para engravidar, a endometriose não impede a mulher de gerar um bebê dentro de si e é, de fato, possível seguir até os nove meses com a gestação. Um caso atual que chamou muito a atenção das mulheres é o de Tata Werneck (atriz e apresentadora), que engravidou de sua filha Clara Maria, porém havia contado ter endometriose.

Na época em questão, Tata Werneck faria uma cirurgia de endometriose, porém nem sequer sabia que seria possível engravidar mediante a esta condição. A apresentadora está inserida no percentual de 50% de mulheres que conseguiram engravidar naturalmente mesmo com a endometriose. 

Normalmente, a gravidez faz com que o corpo libere altos níveis hormonais, no caso da progesterona, que é um dos principais hormônios para tratar da endometriose, responsável por fazer as inflamações diminuírem. 

Há risco de aborto?

Tudo sobre endometriose pode parecer assustador, e é importante saber que através de estudos feitos, as mulheres com esse problema possuíram riscos em um percentual de 70% de sofrer um aborto espontâneo, bem como possibilidades do feto ser gerado do lado de fora do útero aumentou gradualmente. 

Para saber tudo sobre endometriose é compreender que o bebê não nascerá com qualquer problema, além de não haver ligação nenhuma do feto se desenvolver com más formações.  Os riscos são iguais para a mulher que não possui endometriose. Portanto, é totalmente um mito que o bebê nasça com algum problema físico. Há todo um acompanhamento às mulheres que possuem a endometriose, e não existe necessidade para preocupações.

Ocorre sangramento na gravidez?

É possível, sim, ter hemorragias tanto durante o pré-parto quanto no pós, além de haver maiores chances de o bebê nascer através do parto prematuro. No entanto, é bem menos frequente sangrar durante a gravidez por conta da endometriose. 

Após engravidarem, diversas mulheres mencionam que os sintomas desagradáveis causados pela endometriose diminuíram em bons níveis, principalmente no começo da gestação.

O que deve ser evitado por quem tem endometriose?

Conhecer tudo sobre endometriose é importante, pois dessa maneira, você evitará ingerir qualquer tipo de alimento processado, assim como carne vermelha, café e frituras. É importante fazer uma reeducação alimentar, e diminuir gradualmente os níveis destes alimentos que costumam agravar casos de endometriose.

Os alimentos mais gordurosos a se evitar são: chocolates, qualquer fritura, carne vermelha e todo tipo de alimento processado. Por conta dos compostos inseridos nestes alimentos, é possível ocorrer algum desequilíbrio no organismo que aumente os níveis de inflamação na região. Existem certos estudos que consumir muita carne vermelha e os processados podem causar a aparição da endometriose.

Endometriose: dicas, tratamento e cura

Tudo sobre endometriose é saber que a doença não possui uma cura, porém poderá ser tratada devidamente pelo médico que fará o total controle da doença. Saiba que as consultas devem ser regulares e sempre procurar seguir todas as orientações, pois através disto, será possível conseguir uma melhora significativa no quadro para ter uma qualidade de vida melhor, além de deixar de sentir as fortes dores. 

Os principais tratamentos para endometriose são remédios e a cirurgia, porém o médico é quem decidirá como será feito todo o tratamento através de certo fatores, no caso da idade da paciente, intensidade das dores e o desejo de gerar um filho. 

Por fim, a endometriose pode se tornar um problema desconfortável para muitas mulheres, principalmente pelo fato de sentir dores e existir a incógnita de poder gerar uma vida dentro de si ou não. 

É sempre extremamente importante que todas as mulheres procurem um ginecologista, que fará os devidos exames para tratar de sua saúde com cuidado e carinho. Todas as mulheres que sofrem dessa condição precisam de ajuda neste período, seja do parceiro ou dos familiares, pois uma companhia e apoio serão ideais para manter a mulher mais segura e sem medo.

Mostrar comentários (2)