Tudo sobre berço

0

Saber tudo sobre berço é um dos elementos mais importantes em termos de decisões na maternidade. Afinal, é a caminha do bebê, o local onde passará suas noites de sono, por isso é importante escolher o melhor possível.

De fato, a maternidade começa no instante em que mamãe descobre que o bebê está a caminho. Desse momento em diante, cada plano e ação é feito para que a chegada da criança seja tranquila. É preciso levar alguns fatores na hora de escolher o berço. Com a abundância de modelos disponíveis não é difícil se confundir.

Antigamente, as mulheres buscavam os conselhos das próprias mães, familiares e amigas. Sem desprezar esse conhecimento, é possível saber tudo sobre berço a partir de buscas na internet. Não apenas a busca de preço, mas a qualidade do berço, o que é importante na hora de comprar esse móvel tão necessário para o desenvolvimento inicial do bebê. 

Comprar um berço de qualidade significa dar a seu filho ou filha um sono de qualidade. Mesmo que o sono do bebê não siga o mesmo padrão dos adultos, encontrar um bom lugar onde ele possa dormir é essencial para ele dormir de maneira confortável. Isso também ajuda no seu descanso como mãe.

Conheça a seguir tudo sobre berço, quais as partes que fazem esse móvel e os tipos que existem por aí. Veja também como escolher o berço ideal para recém-nascido e como personalizar a “caminha” do neném para combinar com o quarto e deixar o ambiente preparado para a criança ter muitas noites de sono tranquilas.

O que é um berço?

Apesar de vir em diversos modelos e tamanhos, a essência de um berço é ser uma cama, a primeira, de uma pessoa. É um móvel cuja estrutura abriga o neném em um ambiente de segurança e conforto. 

Podemos traçar a origem do berço até os tempos antigos da história. Contam os historiadores que os primeiros berços foram feitos de junco (uma espécie de planta fibrosa) e tecido, no Antigo Egito. Algumas versões eram de madeira, o que lembra mais os móveis atuais. 

Tudo sobre berço (3)
Fonte/Reprodução: original

O próprio simbolismo do berço faz alusão ao útero e ao seio materno, por seu formato encapsulado. Em um sentido, funciona como uma extensão da barriga da mamãe após o parto. É um intermediário entre a “cama” do útero e a que o mundo pode oferecer. É o primeiro local de descanso de um ser humano. Representa o começo da vida, a aurora e a luz. 

Por razões que vão desde históricas, simbólicas até práticas, que podem ser vistas de noite a noite, o berço é o elemento mais importante no quarto de um bebezinho. Não à toa é uma das primeiras coisas que uma mulher pensa quando começa a fazer os preparativos para a chegada da criança.

Quais as partes do berço?

Esse importante móvel é dividido em partes, sendo:

  • Cabeceira
  • Lado oposto da cabeceira
  • Grades laterais
  • Suporte do colchão
  • Colchão

Todos os berços seguem essa estrutura básica, mas a depender do modelo o berço pode incluir alguns outros elementos e funcionar de outras maneiras. Por exemplo, há berços com grades móveis e colchões especiais.

Quais os tipos de berço?

Para conhecer tudo sobre berço, é preciso conhecer os diversos tipos em que esse produto pode ser encontrado. Ao longo da história, e principalmente em nossa era, onde o mercado é cheio de opções e novidades, existem muitos berços. É tanta variedade que é fácil se confundir, principalmente se você for mamãe de primeira viagem! Conheça as principais variedades a seguir.

Berço Americano Tradicional

A vantagem desse modelo simples de berço é o seu tamanho, sendo sempre igual. Suas medidas são padronizadas em 130 cm de comprimento e 70 cm de largura. Isso facilita na hora de adquirir o kit berço e de fazer o enxoval do neném, com as roupas de cama. 

Alguns modelos de berço americano vêm equipados com rodinhas nos pés para que a locomoção do móvel pelo quarto e pelos cômodos da casa seja facilitada. 

Mesmo que as medidas sejam padronizadas, o formato e estilo dos berços americanos pode variar. Existem modelos provençais, estilo retrô, pintados de cores diversas e com design mais moderno.

Berço com cômoda acoplada

Esse tipo de berço é ideal para economizar espaços, pois a cômoda não precisa ser separada, e alguns modelos vêm com trocador e prateleiras. Tudo isso facilita também a organização das roupinhas do seu bebê e dos itens de higiene e enxoval, que podem ficar todos num lugar só.

O berço com cômoda é bem funcional e o tamanho interno, ou seja, da cama, costuma seguir a medida padrão do berço americano tradicional.

Berço multifuncional com cama auxiliar

É parecido com o modelo de berço com cômoda acoplada, pois contém a cômoda e o trocador no mesmo móvel. Mas vai além, ao colocar uma “cama-babá” na estrutura para que o bebê faça a transição do berço para a cama quando chegar a hora. Colocar a cama no mesmo local do berço traz familiaridade ao bebê para dormir na nova cama. 

A cama-babá também funciona como uma espécie de sofá, que pode trazer conforto para a mamãe antes de botar o bebê para dormir. Por fim, é um toque de decoração que muitas mães não resistem ao comprar o bercinho do neném.

Berços que viram cama

Esse tipo de berço tem uma função parecida com o anterior. Mas ao invés de uma cama-babá, esse berço vira uma cama mesmo. A ideia é ter um móvel cujo tempo de vida seja mais longo.

Quando chega a hora do bebê sair do berço, é possível utilizar o mesmo móvel como uma cama. Tudo no mesmo quarto e espaço já conhecido pela criança. Alguns tipos de berços ainda podem ter utilidade como sofás quando a criança mudar para outra cama.

Berço Acoplado

O berço acoplado é uma opção para as mamães que desejam dormir próximas aos bebês, principalmente em noites em que o bebê tem dificuldade de dormir afastado da mãe. Não é necessário colocar o bebê na cama dos adultos. Basta usar o berço acoplado para manter o bebê perto, com toda segurança e conforto para o pequeno.

Mini Berço

Esse tipo de berço serve também para ser colocado no quarto dos pais. Aproxima o bebê da mamãe, mas, em simultâneo, o coloca em sua própria caminha. Os mini berços costumam vir com rodinhas para a fácil locomoção. Alguns deles podem virar caminhas depois, apenas em uma versão menor.

Berços Portáteis

São ideias para famílias que viajam muito ou que passam muitas noites em casa dos parentes. É uma forma de trazer o hábito de dormir no berço e dar conforto ao neném. Mas é apenas uma opção fora de casa. Os berços tradicionais são a melhor opção para o quarto do bebê, pois, são mais resistentes.

Berços de vime

São berços tendência, por serem de um material extremamente leve e elegante. Trazem um charme rústico ao quarto e podem vir nos formatos americano simples, formato de cestinha e moisés. 

Berço suspenso

O berço suspenso só pode ser instalado em vigas fortes, lages e paredes de concreto, além de precisar ficar no quarto dos pais. É um berço moderno, mas que tem sido cada vez mais usado, pois, seus leves movimentos como de uma rede, imitam os movimentos do útero da mamãe e trazem conforto e familiaridade ao neném.

Como escolher o melhor berço?

Para escolher o berço ideal para seu bebê, é interessante prestar atenção no tamanho, que deve ser adequado ao quarto. Não pode tomar muito espaço e atrapalhar os outros móveis ou a simples decoração e sensação  de aconchego do quarto. 

Também é importante ter atenção à segurança. As grades do berço não podem ter largura maior do que 6,5 cm. Já a largura entre o estrado e a grade nunca deve ir além de 2,5 cm. Por fim, a distância do topo das grades até o estrado do berço não pode ser menor que 60 cm.

Tudo sobre berço (2)
Fonte/Reprodução: original

No que diz respeito à resistência do berço é importante observar as marcas. Além de buscar pelo selo do INMETRO para padrão de qualidade, procure saber de outras pessoas que compraram o berço das marcas pesquisadas. 

A melhor forma de conhecer um produto antes de adquiri-lo é através da experiência de outras pessoas.

No aspecto do design, escolha modelos mais simples de berços, onde as quinas são mais arredondadas e os detalhes são atenuados. É uma medida bem simples, mas que pode ajudar a reforçar a segurança do neném.

Qual o berço ideal para um recém-nascido?

O modelo de berço ideal para um recém-nascido é o Moisés. Esses são berços funcionais que podem ser desacoplados da base e levados, portanto são portáteis. Seu material pode ser alternativo, feito de vime ou ferro. Existe também a opção de ter um Moisés sem a base, para usá-lo somente para o transporte confortável do bebê.

A única desvantagem desse modelo é que não dura muito. Mas tendo em vista que o Moisés é específico para bebês recém-nascidos, a questão se torna econômica.

Como decorar o berço do seu bebê?

O berço do bebê é um móvel central no quartinho, no sentido de sua importância. Ele deve receber toda a atenção na hora de decorar o local inteiro.

Se quiser fugir do branco, escolha berços em cores claras e tons pastéis. Esse aspecto da cor traz calma ao bebê. Por isso é comum vermos as decorações orientadas para esse lado delicado das cores.

Decore a parede onde encostar o berço, para que ela seja uma extensão do móvel. Nessa hora vale a criatividade. A depender do sexo do bebê e do gosto pessoal dos pais, a parede pode ser pintada de uma cor só, sem estampas, mas também pode conter desenhos criativos, em formato de estrelas, flores ou bichinhos.

Se você não for muito habilidosa com desenhos não há problema! Existem lindos adesivos de parede decorativos que podem ser usados no quarto do bebê.

A roupinha de cama do berço pode ter estampas que combinem com o motivo do quarto. Não coloque brinquedos e muitos travesseiros. Por isso, para não ficar sem graça, as roupas de cama podem ser mais divertidas.

Um móbile de berço é uma excelente opção, muito lúdica e pode combinar com o tema escolhido para o quarto. Se houver uma decoração inspirada no espaço, com estrelinhas, o móbile pode ser de planetinhas, que vão estimular a imaginação do bebê.

Qual a média de preços dos berços?

Dos mais simples aos mais sofisticados, em todos os modelos apresentados, a média do preço dos berços segue entre R$ 250,00 até R$ 590,00. A maior mudança de preço é com relação ao berço portátil, que pode custar em média de R$ 100,00 até R$ 400,00.

Conhecer tudo sobre berço irá facilitar na hora de escolher o berço do neném que está para chegar. Afinal de contas, há uma série de quesitos relacionados à segurança que devem ser considerados. Sem contar tantos modelos e opções de berço que têm por aí.

Mas a simples experiência de ter a primeira cama do bebê e a diversão em deixar todo o quarto do jeitinho que você sonhou certamente fará tudo valer a pena!

Deixe uma resposta