Trompas enoveladas: o que é e como cuidar?
Problemas como as trompas enoveladas são desconhecidos por muitas mulheres. Por isso, sempre ao falar em saúde da mulher, é necessário abordar a saúde uterina.
Ovário policístico, endometriose, mioma, HPV são várias das doenças que podem afetar a saúde uterina e da mulher, mas pouco se fala das trompas enoveladas. Abaixo você terá acesso a informações importantes sobre esse acometimento.
O que são trompas enoveladas?
Diferente do que muitos acham, trompas enoveladas não são o mesmo que obstruídas. As trompas enoveladas são torções nas trompas uterinas, ou seja, elas, por algum motivo se apresentam tortas em seu percurso.
A trompa enovelada dificulta a passagem do espermatozóide, até a região de ovários, onde é feita a fecundação, com isso, mulheres com essas características podem apresentar uma maior dificuldade para engravidar.
O que causa a trompas enoveladas?
Não existe uma casuística definitiva para as trompas enoveladas, mas não necessariamente essas estão ligadas a traumas na região uterina. O maior consenso é que esse quadro seja causado por inflamações ou processos infecciosos, que afetam a camada muscular de sustentação das trompas e levam as mesmas a entortarem.
Alguns dos processos infecciosos ou inflamatórios que podem causar esse quadro podem ser a salpingite ou a endometriose.
O diagnóstico pode ser feito através da histerossalpingografia, que se trata da realização de radiografias da região pélvica feminina em busca de anomalias anatômicas e demais doenças que podem atingir essa região.
Como regenerar as trompas naturalmente?
Por serem bastante sensíveis, não existe um método para regenerar ou desentortar as trompas enoveladas. Até mesmo a manipulação por meio de cirurgia não é muito abrangente e as chances de reverter esse quadro são muito baixas.
Os tratamentos existentes são para que a mulher possa engravidar e ter um período gestacional tranquilo, sem muitas intercorrências.
Como cuidar das trompas enoveladas
O tratamento mais promissor é através da laparoscopia, uma cirurgia que é realizada para tentar reverter o máximo da torção e assim abrir caminho para passagem do espermatozoide.
Apesar de ser uma opção, é também muito restrita, pois o tecido das trompas é muito sensível e a manipulação é bastante reduzida, para garantir uma melhor saúde e até mesmo a possibilidade de uma gravidez através de métodos naturais.
A fertilização in vitro também é uma opção para quem deseja engravidar e tem receio devido à condição das trompas.
O melhor a se fazer em casos assim, é procurar um médico e realizar um acompanhamento, para que ele possa dar o melhor direcionamento e as opções presentes tanto para tratamento, como para uma gravidez, caso esse seja o desejo.