O que é a toxoplasmose? Como ela afeta a fertilidade?
A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. O T. gondii é um parasita que pode infectar mamíferos e aves, mas o seu hospedeiro definitivo é o gato.
A toxoplasmose pode ser transmitida para os seres humanos através do contacto com as fezes de gatos infectados, ou através da ingestão de carne crua, ou mal cozinhada contaminada com o parasita.
Pode causar sintomas leves, como febre e dor de garganta, mas também pode causar complicações graves, especialmente em mulheres grávidas e em pessoas com sistemas imunitários debilitados. A toxoplasmose pode afetar a fertilidade de um indivíduo, causando problemas de reprodução.
Conheça tudo sobre essa doença, sua transmissão, sintomas, tratamento e como prevenir. Entenda como a toxoplasmose afeta a fertilidade ou não.
O que é a toxoplasmose?
A toxoplasmose é uma infecção gerada pelo protozoário conhecido como Toxoplasma Gondii, este protozoário está presente nas fezes dos gatos e também na de outros felinos.
A infecção é causada ao ingerir água ou comida contaminada. A toxoplasmose é uma das zoonoses mais comuns de acontecer no mundo.
Casos de Infecções agudas são bastante baixos, a infecção aguda, tem tratamento, no entanto, o parasita permanece no corpo da pessoa a vida toda, podendo se manifestar novamente ou não com sintomas diferentes. Já a toxoplasmose crônica possui uma incidência baixa até a faixa etária dos cinco anos, e a taxa de incidência cresce a partir dos 20 anos.
Sintomas
Infectados pela primeira vez costumam não apresentar sintomas, não precisando de algum tipo de tratamento, já em outros estágios, a toxoplasmose pode trazer vários problemas, como, por exemplo, sequelas causadas pela infecção congênita (passada de mãe para filho na gestação), a toxoplasmose ocular e a cerebral em pessoas que possuem a imunidade fraca, como, por exemplo, pessoas com HIV ou pessoas que fizeram transplante. Confira a seguir os sintomas da toxoplasmose em determinados grupos de pessoas:
Pessoas com imunidade baixa:
Pessoas que possuem a imunidade baixa costumam ter sintomas graves como febre, dor de cabeça, confusão mental, perda da coordenação e convulsão.
Gestantes:
Grávidas com a infecção durante a gestação podem sofrer aborto ou o filho pode nascer com certas condições como a macrocefalia, microcefalia, crises de convulsão e a icterícia.
Recém-nascidos:
A maioria dos recém-nascidos (85%) que foram Infectados atrás da toxoplasmose congênita não apresentam sinais evidentes ao nascer, porém algumas podem sofrer com alterações como problemas de crescimento no útero da mãe, nascimento prematuro, problemas de visão ou neurológicos.
A toxoplasmose congênita costuma causar sequelas tardias quando não é tratada, podendo aparecer sequelas somente na adolescência ou fase adulta.
Os recém-nascidos podem apresentar sintomas ainda na fase neonatal ou em seus primeiros meses de vida, casos assim acontecem com grande frequência e apresentam sequelas mais graves como, problemas de visão, problema mental, dificuldade motora e até surdez.
Outros sintomas que a toxoplasmose pode causar são manchas no corpo, problemas cardíacos e no pulmão, aumento do tamanho do fígado e baço e gânglios espalhados pelo corpo.
Transmissão
As principais maneiras de transmissão da toxoplasmose são de maneira oral ingerindo alimentos ou água contaminada pelo protozoário, e a transmissão congênita, que é a infecção passada de mãe para filho no período de gestação.
Existem também casos bem raros de transmissão de toxoplasmose através de transfusões de sangue, transplantes de órgão, injeção com agulha contaminada ou por inalar aerossol contaminado.
Vale lembrar que ter contato com gato não causa toxoplasmose, mas sim as fezes contaminadas do animal que são o perigo.
Tratamento
Pessoas com uma boa imunidade não possuem um tratamento específico, pois a toxoplasmose não costuma apresentar sintomas nessas pessoas, para pessoas com a imunidade baixa e começaram a apresentar sintomas, precisam acompanhar um tratamento especializado que varia de caso para caso. O tratamento para a toxoplasmose pode ser feito de maneira gratuita através do SUS.
Em casos ocorridos durante a gestação, a grávida precisa ser acompanhada durante a fase do seu pré-natal e seguir as dicas dos profissionais de saúde.
Diagnóstico
O diagnóstico da toxoplasmose é feito em laboratório e é geralmente descoberto por exame de sangue, como no caso das infecções causadas por contaminação. Já em casos de Infecções congênitas ou adquirida por fezes contaminadas é necessário o teste em laboratórios para fazer testes sorológicos para identificar os anticorpos que são específicos contra o protozoário.
Prevenção
Confira abaixo dicas para a prevenção da toxoplasmose:
- Comer carne e vegetais bem cozidos e devidamente higienizados;
- Manter a mãos higienizadas com água e sabão após manusear alimentos crus;
- Manter os itens de cozinha sempre bem limpos;
- Não ter contato com fezes de gatos e sempre utilizar luvas ao mexer com terra;
- Não deixar as crianças brincarem em caixas de areia de parquinhos;
- Gestantes devem acompanhar sempre o pré-natal até o parto;
- Cuidar da saúde de seu gato levando no veterinário e fazer a higiene devida da caixa de areia dele para evitar o protozoário.
As dicas acima são importantes e se seguidas corretamente evitam a infecção do parasita.
Quem teve toxoplasmose consegue engravidar?
Existe um mito sobre a toxoplasmose afetar a fertilidade impedindo da mulher engravidar, mas como dito, é apenas um mito, a toxoplasmose não afeta a fertilidade nem do homem ou da mulher, ou seja, quem já teve a doença pode engravidar, porém, grávidas que tiveram contato com o parasita recentemente pode passar a doença para o filho, caso já tenha tido a infecção a bastante tempo a gravidez não será afetada por ela.
Há riscos da toxoplasmose na gravidez?
O principal risco da toxoplasmose durante a gravidez é a chance da mãe passar a doença para o filho em seu útero, que pode causar diversas complicações na gestação, como a má formação da criança, a geração de condições como microcefalia, sequelas ao nascimento e em casos mais graves a criança pode ser abortada.
Diagnóstico e tratamento da toxoplasmose na gravidez?
Caso a mãe seja diagnosticada com a doença durante a gestação, ela passa a fazer tratamento com antibiótico para a chance do bebê ser contaminado diminuir.
Em determinados casos o médico faz um exame através do sangue do cordão umbilical, chamado de cordocentese. Caso o feto tenha contraído a toxoplasmose, seu tratamento terá início depois de seu nascimento.
Estas são as principais informações sobre a toxoplasmose, seus sintomas, como ele afeta a gravidez e a fertilidade e dicas de como prevenir a doença.