Esqueceu o anticoncepcional e está pensando em usar a pílula do dia seguinte? Tem algumas informações importantes sobre esse medicamento, que você precisa saber. O contraceptivo emergencial mais conhecido no Brasil é a pílula do dia seguinte, o que poucos sabem é que ele só protege de uma gravidez, até o dia em que ele foi administrado.
Outro fato é que se você tiver uma outra relação sexual sem proteção, após tomar a pílula, é possível sim que você engravide. Continue acompanhando para saber mais sobre esse método.
O que ocorre se tiver relação após a pílula do dia seguinte?
A pílula do dia seguinte não funciona como um método contraceptivo convencional, o que ele faz é inibir ou atrasar a ovulação,que pode ocorrer após o uso da pílula. Se você tomar a pílula do dia seguinte e no dia seguinte ter relação sexual novamente, se essa relação for desprotegida há o risco de ficar grávida.
O ideal é que esse remédio seja usado apenas de forma emergencial e que você acompanhe junto a um ginecologista, qual é o melhor anticoncepcional pra você.
Qual efeito se tomar outra pílula do dia seguinte?
Se você tomar outra pílula do dia seguinte no dia seguinte, o efeito do remédio começa a diminuir, pois a pílula faz com que a ovulação seja impedida ou atrasada, então se você tomar outra, talvez não dê tempo do medicamento agir no seu organismo e se torna possível que o risco de gravidez se torne maior após tomar a outra pílula.
Destacamos a importância desse medicamento ser usado apenas de forma esporádica, pois contém uma dose muito alta de hormônios que podem causar irregularidades no seu ciclo menstrual, não é para ser usado como método contraceptivo frequente, pois quanto mais é usada, maior a possibilidade de perder o efeito contraceptivo.
Além disso, se esse medicamento for utilizado mais de 2 vezes ao mês, aumenta o risco de doenças como trombose, câncer de mama, útero ou embolia pulmonar.
Como e quando tomar corretamente a pílula do dia seguinte?
Como informado, a pílula do dia seguinte deve ser usada apenas em situações emergenciais e a forma correta é tomar o mais rápido possível após a relação desprotegida, rompimento da camisinha ou falha do método contraceptivo usado regularmente.
Se não for possível tomar de forma imediata, indicamos que o uso seja feito em até 72 horas depois da relação sexual, para garantir o efeito e prevenir o surgimento da gravidez.
Quanto tempo após a relação a pílula ainda faz efeito
A pílula pode fazer efeito após 72 horas da relação desprotegida, com eficiência de até 90% se usada imediatamente e com uma garantia um pouco menor após as primeiras 24 horas do contato.
E se ingerida depois das primeiras 72 horas pode ter uma efetividade de apenas 50%, se ingerido após 5 dias do ato, a efetividade ainda pode ser vista por conter altas doses de hormônio, mas de forma muito reduzida.
Mesmo com essas vantagens, médicos alertam para o cuidado que deve ser tomado ao ingerir esses medicamentos, principalmente pelos riscos de prováveis doenças, citadas acima.
A organização mundial de saúde recomenda proteção dupla, feita com anticoncepcional e preservativo, para proteger de possíveis doenças sexualmente transmissíveis.
Então se você tem relações sexuais com frequência, procure um profissional para fazer acompanhamento para proteger e prevenir, você e seu parceiro.