Tive sangramento após tomar pílula do dia seguinte: o que pode ser

0

Vamos tratar sobre sangramento após pilula do dia seguinte. Não é incomum que após o início da vida sexual pequenos acidentes aconteçam. A camisinha, apesar de eficaz, pode rasgar ou mesmo estourar durante o ato sexual.

Por essa razão surgiu o medicamento conhecido popularmente como pílula do dia seguinte, sendo um medicamento contraceptivo usado após o ato sexual, para remediar o ocorrido.

A pílula do dia seguinte é extremamente segura e tem sua eficácia comprovada, entretanto, devido a sua composição e ao seu funcionamento dentro do organismo da mulher, ela também pode gerar efeitos colaterais, entre eles, o sangramento. Vejamos agora o que pode causar o sangramento após pílula do dia seguinte.

É comum sangramento após a pílula do dia seguinte?

Sim, sangramento após pílula do dia seguinte é um dos efeitos colaterais mais comuns dessa medicação.

É comum sangramento após a pílula do dia seguinte
Fonte/Reprodução: original

As mudanças hormonais geradas pelo consumo desse medicamento são muito intensas e fortes no organismo da mulher, e podem levar a sangramentos, podendo ser desde um pequeno sangramento até algo próximo de uma hemorragia, variando de organismo para organismo.

Em caso de sangramento muito intenso, você deve procurar o seu médico para buscar tratar o ocorrido.

O que causa sangramento após a pílula do dia seguinte?

O sangramento após pílula do dia seguinte é causado pelas mudanças hormonais intensas geradas pelo medicamento. Os hormônios acabam ficando em níveis muito altos, níveis que o corpo da mulher geralmente não está preparado para suportar, o que pode levar uma descamação do endométrio, o que por sua vez leva aos sangramentos.

Related Posts
1 De 94

Sangramento após 07 dias da pílula do dia seguinte: o que significa

O sangramento após pílula do dia seguinte pode ocorrer até quinze dias depois do consumo da pílula, então se você teve um sangramento sete dias após fazer o uso da pílula do dia seguinte, trata-se apenas de uma reação comum da dita pílula.

Se houver sangramento significa que é eficaz?

Não, o sangramento não é um sinônimo de sucesso ou eficácia, ele é apenas uma reação do seu organismo ao súbito aumento de hormônios no seu corpo. Contudo, se sua menstruação atrasar por um período maior do que duas semanas após ter consumido a pílula do dia seguinte, você deve ir a um médico e/ou realize um exame de gravidez.

Quais efeitos colaterais da pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte, como dissemos anteriormente, apesar de segura, pode trazer consigo diversos colaterais indesejáveis, como o enjoo, atraso menstrual, mal-estar, tontura, cólica, dores de cabeça e vômito. Pode haver ainda outros colaterais mais raros, como dor de barriga e diarreia.

Quais efeitos colaterais da pílula do dia seguinte
Fonte/Reprodução: original

É importante lembrar que em caso de colaterais mais intensos, é preciso procurar um médico para averiguar se de fato o que está ocorrendo é um colateral da pílula do dia seguinte, e também para remediar os sintomas.

A pílula do dia seguinte é uma medicação de uso muito comum entre as mulheres quando um acidente ocorre, entretanto, deve-se ficar atento ao consumo desse medicamento, uma vez que sua eficácia é reduzida e o número de colaterais aumenta proporcionalmente ao número de vezes que você o consome num curto espaço de tempo.

Entretanto, como pudemos ver, o sangramento após pílula do dia seguinte não é um colateral preocupante, e só requer atenção médica caso o sangramento seja excessivo.

Deixe um comentário