Além de ser parte da higiene diária com a toalha de bebê, tem efeito terapêutico e diminui a temperatura de um estado febril, mas e depois? Embrulhá-lo em um pano bem macio para secá-lo se torna um momento de carinho, um acalanto para esses pequenos.
Obviamente que precisamos nos secar e vamos combinar: uma toalha bem macia e que absorve a umidade do corpo faz toda a diferença não é verdade?
Para esse momento ser agradável, nada melhor do que ter, no caso, a toalha de bebê mais adequada e é delas que iremos tratar nesse texto.
Quais tipos de tecido para toalha de banho?
Toalha de banho considerada de boa qualidade, será aquela que absorve bem a umidade e é macia, observar essas duas qualidades facilita a escolha mais adequada, desse item tão usado. Um tecido fabricado com algodão para confecção de toalhas promove que a peça desempenhe bem seu papel: secar a pele.
Conheceremos agora os tipos e algumas características de cada.
Algodão tradicional
Esse algodão é feito de fibra vegetal e promove a maciez encontradas peças feitas por ele. É o algodão mais encontrado e cultivado em diversos países e também no Brasil. As peças que utilizam o produto em sua fabricação possuem uma excelente durabilidade.
Algodão egípcio
O algodão egípcio só é produzido nas imediações do Rio Nilo, sua forma de colheita é manual o que garante algumas especificações do produto. Mais antigo o seu cultivo e uso para tecidos, data ser usado por mais de 7.000 anos, possui toque aveludado, resistência e toque aveludado; considerado um produto nobre.
Algodão pima
De origem peruana, o algodão é cultivado há mais de 5.000 anos e o cuidado com seu cultivo é simples: sem uso de pesticidas ou agrotóxicos por conter propriedades fúngicas. Sua colheita acontece de forma manual. O pima se destaca por não formar bolinhas nas peças fabricadas com ele.
Nanocotton
Misturadas às fibras de algodão, esse composto de partículas, assegura ainda mais maciez e absorção. Toalhas que possuem em sua fabricação este componente, podem ser lavadas sem amaciantes.
Modal
Embora não tenha algodão em sua composição, consegue ser absorvente, macia e tem um certo brilho. Assim como as outras, é uma fibra sustentável.
Qual o tecido de toalha ideal para o bebê?
O algodão pima costuma ser o mais recomendado para fabricar as roupas em geral, principalmente para bebês, por esse motivo, toalhas de bebê deste algodão também são as mais recomendadas, devido à boa absorção, maciez e suavidade.
Mas não é porque esse tipo de algodão é considerado o ideal que devemos descartar as demais opções de tecidos de algodão, caso não encontre o algodão pima, logicamente, as outras categorias podem ser escolhidas.
Que tipo de tecido de toalha é mais causador de alergia?
Tecidos fabricados com fibras sintéticas não absorvem a umidade da pele, o que não é favorável à fabricação de toalhas para banho. Esse tipo de tecido costuma causar irritabilidade em pessoas com peles mais sensíveis, e nesse grupo entram os bebês, porque esses tecidos podem acumular poeira e ácaro, o que contribui para desencadear reações alérgicas.
Os bebês se encontram em fase de adaptação fora do organismo da mãe, e nos primeiros meses torna-se essencial cuidados para garantir seu crescimento de maneira saudável e segura, nessa fase, o importante é o conforto e escolhas que garantam sua qualidade de vida e não pensar no que poderia ser apenas uma peça bonita.