O berço é considerado por muitos um móvel obrigatório quando estamos falando de um bebê. Porém, os vários tipos de berço acabam criando dúvidas a respeito de qual devemos escolher e quais características precisam ser consideradas, principalmente no caso de mamães de primeira viagem.
Sendo assim, separamos algumas dicas para você escolher o modelo ideal de berço para seu neném, prezando sempre pela qualidade e conforto do bebê.
O que é um berço?
O berço é uma espécie de cama para seu bebê, que tem uma altura regulável, para poder se adaptar às diversas fases de um bebê. Ele irá conter barras ao redor, que faz o formato de “cercadinho”.
Quais as vantagens de um berço?
Como existem diversos modelos de berço, cada um acaba oferecendo alguma vantagem específica.
Separamos as que são consideradas mais comuns:
- É possível regular a altura do berço, assim você não precisa trocar o móvel conforme as fases da criança;
- A maioria dos berços oferece uma opção de cama, para crianças após um ano e meio de idade;
- Os berços com rodinhas permitem que você mude o móvel de local sem maiores preocupações;
- Os modelos de berços funcionais são uma ótima opção para quem busca praticidade no berço.
Desta forma, você pode usar as vantagens de cada modelo para decidir a respeito de qual berço será o ideal para seu bebê.
Existem desvantagens?
Alguns berços podem apresentar algumas desvantagens, que normalmente incluem o fato de precisar montar o móvel, o que dependendo da situação pode ser um problema. Além de que o material e os acessórios do berço podem causar incômodos ou machucar o bebê.
Quais os tipos de berço?
Como citado anteriormente, existem alguns tipos de berço, que acabam sendo os mais comuns e os mais utilizados pelos papais. Separamos os principais para você conhecer!
Berço moisés
Esse é um berço que possui um formato imitando uma cesta, que permite que a mobilidade seja maior para a mãe, que pode movimentar o móvel e até fazer a limpeza mais facilmente. Possui travas para uma segurança maior.
Berço mini cama
Para quem deseja uma opção com excelente custo-benefício, esse é o berço certo. O mesmo vai permitir a regulagem de tamanho e que as grades sejam retiradas, para assim virar uma mini cama que será usada por muito mais tempo pela criança.
Berço com cômoda acoplada
Esta é a opção perfeita para quem tem um espaço pequeno para colocar o berço e deseja otimizar tudo. O berço já vem com uma cômoda, que pode variar na quantidade de gavetas.
Berço americano
Um dos modelos mais tradicionais, o berço americano muitas vezes vem com rodinhas e com a grade do mosquiteiro, o que facilita bastante para os papais, que não precisam investir nisso à parte.
Mini berço
Por último temos o mini berço, bem mais compacto que os demais modelos e excelente para os primeiros meses do bebê. Normalmente, esse tipo de berço é colocado ao lado da cama dos pais, para facilitar na parte da noite. Também tem rodinhas, o que permite que seja colocado em variados locais.
Qual o momento ideal para comprar um berço?
Normalmente, indica-se que o ideal seja começar a montar o quartinho do bebê entre a 28ª e 33ª semana, que é quando os pais já terão descoberto o sexo do neném (se for do desejo deles) e toda a preparação pode ser feita com relativa calma, além de ficar perto do momento do bebê nascer.
No entanto, não existe um momento ideal. Os pais devem adquirir o berço quando acharem necessário.
5 dicas na hora de comprar um berço
É claro que assim como qualquer outra coisa, o momento de comprar o berço precisa de alguns cuidados. Desta forma, separamos 5 dicas que você precisa considerar na hora de adquirir o berço!
Tamanho do berço
Não existe um tamanho padrão de berço, o mesmo pode variar conforme o modelo escolhido. Então, use o tempo que você deseja ficar com o móvel de forma útil para a escolha do tamanho, além, é claro, de considerar o tamanho do espaço disponível.
Tipo de material
É comum que atualmente os berços sejam feitos de MDF ou madeira, sendo o MDF o mais comum. Como estamos falando de um bebê, que pesa muito pouco, o MDF costuma dar conta. Mas, se você desejar um móvel mais robusto, a madeira é a melhor opção.
Necessidade
A necessidade é um dos tópicos mais importantes no momento de decidir seu berço. Pois é considerando a sua necessidade que você irá escolher o modelo, o tamanho e até mesmo o tipo de material.
Marca
Opte por marcas que vão oferecer uma segurança maior para seu bebê. Você pode fazer a busca da marca através da internet, de relatos de compras ou até mesmo de indicações de amigos que sejam papais.
Quinas e detalhes do berço
As quinas são outro ponto bem importante para se analisar na escolha do berço, porque o objetivo principal é que as quinas e os detalhes não machuquem o bebê. Desta maneira, o ideal é que você opte por móveis com quinas arredondadas, além de detalhes que estão bem presos ao móvel e que não podem machucar o bebê.
E o colchão para o berço?
Como não existe um tamanho padrão para o berço, os colchões disponíveis no mercado também possuem uma variação de medida. Sendo assim, deve você escolha o colchão de tamanho certo, para não ter problema. E para os bebês, o indicado é o colchão que possui uma espuma com densidade 18.
O momento de escolha do berço não é fácil, porque são vários tipos disponíveis e muitos detalhes para serem considerados. Mas seguindo todas as dicas e informações deste post, ficará muito fácil fazer a escolha do modelo ideal para seu bebê!