Testes de farmácia são confiáveis?
Uma dúvida que ronda muitas mulheres é se os testes de farmácia são confiáveis. Afinal, muitas vezes esse é o primeiro contato com teste que temos quando suspeitamos de uma gravidez. Por ser de fácil acesso e com preço mais em conta, sempre procuramos os famosos testes de farmácia, antes de partir para o Beta HCG de sangue.
Mas e aí, os testes de farmácia são confiáveis ou não? Conheça tudo sobre esse tipo de teste de gravidez a seguir.
Quando os testes de farmácia são confiáveis?
Com ajuda da tecnologia, hoje é possível encontrar testes que conseguem confirmar uma gravidez antes até do atraso menstrual, que é um dos sintomas mais comuns, ser percebido. Existem muitos tipos de testes de farmácia, desde os mais básicos de fitinhas até os digitais, que são tecnológicos que podem até mesmo indicar a semana de gestação.
Na maioria dos casos, os testes de farmácia são confiáveis, quando feitos da maneira correta, respeitando as indicações da embalagem. Para aumentar as chances do teste dar certo, ele deve ser feito na primeira urina do dia e ter o seu tempo de pausa respeitado. Além disso, é preciso ter atenção que a urina deve encostar no local indicado, para que não invalide o teste.
Como funcionam os testes de farmácia?
Os testes de farmácia, independente do tipo ou preço, consegue analisar a quantidade de HCG presente na urina. Quanto mais avançada a gravidez, maior a concentração dessa substância na urina e por isso, mais fácil conseguir um resultado mais preciso com o teste de farmácia.
Na primeira urina do dia, essa concentração também costuma ser mais alta, por isso é recomendado realizar o teste logo nesse momento. Principalmente se você ainda não está com a menstruação atrasada ou nos primeiros dias de atraso.
Com quantos dias de atraso menstrual é mais confiável o teste de farmácia?
Existem alguns testes específicos que podem ser feitos até 4 dias antes da menstruação. Mas normalmente é indicado realizar os testes de farmácia a partir do segundo dia de atraso e em caso de negativo, deve ser repetido depois de alguns dias.
Quando o teste de farmácia não é indicado?
Normalmente não existe contra indicação para realizar os testes de farmácia. No caso de mulheres que fizeram FIV, o médico pode recomendar que os testes não sejam realizados, apenas para que não cause ansiedade ou algum tipo de frustração.
Dicas e cuidados na hora de fazer o seu teste de farmácia
Para se certificar que não haja nenhum tipo de alteração no resultado do seu teste, algumas dicas e cuidados devem ser levados em consideração na hora de fazê-los, como por exemplo:
Sempre confira as instruções na bula
Apesar de ser intuitivo, cada fabricante tem suas indicações específicas, por isso é sempre recomendado conferir na bula a forma de fazer e o tempo de pausa.
Desconsidere o teste depois de algum tempo
Depois de um tempo, indicado de acordo com cada fabricante, o teste pode ter seu resultado alterado. Por isso, qualquer mudança no resultado do teste depois do tempo indicado, deve ser ignorada.
Respeite os limites da urina
Para assegurar um resultado seguro, o teste deve ser mergulhado apenas até o limite indicado pelo fabricante. Ao ultrapassar ou ficar abaixo desse limite, seu resultado pode ser desconsiderado.
Os testes de farmácia são confiáveis, desde que sejam feitos no período certo e da maneira recomendada pelo fabricante. Em caso de negativo, se a menstruação ainda não descer depois de alguns dias, é necessário refazer o teste ou até mesmo realizar o exame de sangue para uma resposta mais precisa.