Teste falso positivo na gravidez: entenda porque acontece

0

O teste positivo da gravidez pode ser um sinal de felicidade para muitos papais e mamães. No entanto, é possível que o exame apontar um falso positivo. Ou seja, quando diz que você está grávida, mas não há um bebê no útero. 

Como isso pode acontecer? Leia este artigo para saber um pouco mais. 

O que quer dizer o teste falso positivo para gravidez?

O falso positivo é quando o exame de gravidez detecta a presença de um feto, mas a pessoa não está grávida. Isto quer dizer devido à alta do hormônio hCG, que só está presente na gravidez.

Quais as chances do falso positivo no teste de gravidez?

As chances do falso positivo no teste de gravidez é O falso positivo é um acontecimento bastante raro, porque as mulheres já sentem as mudanças no corpo bem antes da realização do exame, como enjoos, gorduras extras e aumento da sensibilidade. 

De acordo com especialistas, o falso positivo é um fato raro, visto que os testes com falso positivo representam 0,5% do erro, principalmente nos testes que utilizam a urina para detectar o hCG. 

Teste de gravidez: qual período após relação sexual é mais confiável?

Se houve uma relação sem preservativos durante o período de fertilidade e quer saber se engravidou, precisa esperar alguns dias para acontecer. Os médicos recomendam fazer o teste de gravidez assim que a menstruação esteja atrasada. 

Related Posts
1 De 90

Já o exame de sangue pode ser feito duas semanas após o período fértil, que vai identificar a quantidade de hCG no sangue da pessoa. Porque a produção hormonal somente acontece quando embrião comece a grudar a parede no útero e se desenvolver.  

Quais são os exames para teste de gravidez e riscos de falso positivo?

Os exames para teste de gravidez mais confiáveis são o de urina e de sangue. O de sangue é quando coleta uma amostra que entra em contato com reagente e lá vai identificar se há a presença do hormônio presente da gravidez. 

Quais são os exames para teste de gravidez e riscos de falso positivo
Fonte/Reprodução: original

O teste de urina, por sua vez, a mulher urina em um recipiente e adiciona uma fita (com duas tiras) em seguida. Neste momento, a fita apresenta um anticorpo que entra em contato com o hormônio hCG na urina. Após uma reação química, alterando a cor das tiras da fita. Quanto mais intensa a coloração das tiras, mais hormônio hCG.  

No entanto, o risco de falso positivo é através no exame de urina, uma vez que o embrião ainda não tenha produzido hCG o suficiente para a realização do seu exame e também a ovulação irregular dificulta o conhecimento da mulher se houve atraso menstrual.

O que pode causar teste falso positivo de gravidez?

O que causa de falso positivo de gravidez? Um dos motivos são o resultado veio de uma gravidez que não aconteceu, pois houve uma interrupção ou um aborto espontâneo. Além disso, pode ser o resultado de uma gravidez que não deu certo, mas durante o pré-natal descobrir mais tarde que você não está mais grávida, sendo vítima de uma gravidez química, ectópica ou molar. 

Ainda tem casos que possam apontar câncer, cistos no ovário, problemas renais, tumores e também distúrbios durante a menopausa. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe este texto para o máximo de pessoas. 

Deixe um comentário