Ter relação sexual todos os dias na gravidez faz mal ou não: saiba os melhores cuidados

2

Uma das dúvidas mais comuns entre as gestantes é: “relações sexuais na gravidez faz mal ou não?”. Esta é uma dúvida natural, uma vez que a vida sexual é uma parte muito importante de qualquer relacionamento. Entretanto, há muita desinformação espalhada sobre esse tema, e por essa razão é necessário esclarecer alguns pontos.

É normal ter aumento do desejo sexual na gravidez?

Sim, embora isso não seja uma regra. A produção de progesterona pelo corpo tende a causar, na realidade, uma diminuição da líbido. Isso é contrabalanceado pela produção de estrogênio, hormônio que aumenta a excitação sexual e que também aumenta durante a gravidez.

É normal ter aumento do desejo sexual na gravidez
Fonte/Reprodução: original

Esse fator, somado a maior irrigação de sangue na vagina durante o período de gravidez, faz com que a mulher fique mais lubrificada e sensível nessa região, o que pode acarretar em um aumento do desejo sexual. Entretanto, essas mudanças não ocorrem na mesma medida para todas as mulheres, o que faz com que o aumento do desejo sexual não ocorra com todas.

Faz mal para a gestante ter muita relação sexual na gravidez?

Não, entretanto, devem-se ter alguns cuidados durante o ato sexual, para não pôr a gestante e o feto em risco. Também deve-se evitar o ato sexual caso a gravidez seja de risco. Em todos os demais casos, o mito de “relações sexuais na gravidez faz mal” continua sendo um mito, e na realidade, o ato sexual pode até mesmo trazer benefícios para a gestante.

Quais cuidados com relações sexuais na gestação?

É necessário que durante a gravidez se dê preferência a posições onde a barriga não fique pressionada, ou posições onde a barriga não fique sem apoio. É preciso ainda evitar posições que causem muito impacto ou posições que usem de muita força.

O estímulo dos seios por meio de sucções ou toques também deve ser evitado, uma vez que podem estimular o aborto em mulheres que já correm esse risco. Sexo anal também deve ser evitado, uma vez que o risco de causar infecções e hemorroidas é alto.

Benefícios de ter relações sexuais na gravidez

Para acabar de vez com essa história de “relações sexuais na gravidez faz mal”, mostraremos agora alguns dos benefícios do ato sexual durante o período de gestação.

Related Posts
1 De 90

Autoestima

Muitas mulheres tendem a enxergar negativamente as mudanças corporais que sofrem durante a gestação, e isso ocasiona em uma queda da autoestima. O sexo durante a gravidez ajuda a mulher a se sentir bela e desejada novamente.

Intimidade

Não é incomum que haja um certo afastamento dos casais durante o período de gravidez. Isso se dá pelas mudanças na rotina e no estilo de vida que são ocasionadas pela espera de um filho. As relações sexuais fazem com que os casais possam recuperar essa intimidade e sentirem-se próximos de novo.

Humor

Por ocasião das mudanças hormonais, muitas grávidas apresentam muita irritabilidade ou mesmo sentimentos de tristeza. O sexo libera endorfina, um hormônio que causa sensação de bem-estar, além de melhorar o sono. Dessa forma, o ato sexual pode auxiliar bastante na questão da irritabilidade.

Imunidade

O sexo estimula a produção de corpos e ajuda a melhorar a imunidade da gestante como um todo.

Condicionamento físico

A relação sexual tem para a gestante o mesmo efeito que uma sessão de exercícios físicos leves ou moderados, além de fortalecer também a musculatura da vagina, o que é extremamente importante para o parto.

Todos já ouvimos alguém falar ou lemos em algum lugar que relações sexuais na gravidez faz mal, entretanto, como pudemos ver, é justamente o contrário. As relações sexuais na gravidez trazem grandes benefícios para a gestante e na realidade deveria ser uma parte importantíssima, até mesmo pelo prazer da mulher, que é aumentado durante esse período.

O ato sexual nesse período deve ser evitado em algumas ocasiões específicas, mas para a maioria das gestantes, é seguro. Assim sendo, podemos concluir que a resposta definitiva para a questão “relações sexuais na gravidez faz mal?” é não.

Mostrar comentários (2)