Tenho corrimento marrom tomando anticoncepcional: o que pode ser?
Tomo anticoncepcional e tenho corrimento marrom, o que pode ser? Nos dias atuais, a grande maioria das mulheres faz uso de medicamentos contraceptivos, sejam eles injetáveis ou por comprimido.
A popularização desses métodos também trouxe consigo a popularização de algumas questões e problemas, sendo uma delas o corrimento marrom ao usar anticoncepcional.
Apesar de ser comum, esse é um ocorrido e uma dúvida que ainda assola muitas mulheres, que às vezes têm vergonha de recorrer a um profissional para averiguar o que está ocorrendo, no fim das contas. Por essa razão, hoje responderemos a essa pergunta sem rodeios.
O corrimento vaginal marrom é um sintoma de gravidez?
Não, o corrimento marrom, também conhecido como “spotting” ou “sangramento de escape”, não costuma ser um sinal de gravidez, especialmente se o uso do anticoncepcional é feito de forma adequada.
Entretanto, no início da gravidez pode haver um pequeno sangramento, mas que tende a ser de cor rosada, e não marrom. É importante você procurar um médico caso esteja grávida e apresente corrimento vaginal marrom.
Porque o corrimento marrom passou a ocorrer usando anticoncepcional?
Mas afinal, por que eu tomo anticoncepcional e tenho corrimento marrom? Isso acontece por causa dos hormônios presentes no anticoncepcional, que não oferecem nenhum tipo de risco para a sua saúde.
É comum que isso ocorra especialmente no início do uso da medicação, ou mesmo quando você troca de anticoncepcional.
É preciso tratamento?
Não, o corrimento vaginal marrom tende a desaparecer por conta própria dentro de alguns dias, o que não necessita de tratamento médico. A cartela deve ser consumida até o final, e posteriormente você pode conversar com o seu ginecologista sobre isso.
Quando pode ser preocupante?
O corrimento vaginal marrom torna-se preocupante quando:
- Junto dele vem algum tipo de dor ou coceira;
- O volume do corrimento está muito grande;
- Já se passaram dias e mais dias e ele não desapareceu;
- Se o corrimento apresentar algum tipo de mau cheiro.
Nesses casos, deve-se buscar a ajuda de um ginecologista o quanto antes, para que o problema se agrave.
Quanto tempo o corrimento marrom pode ocorrer devido ao anticoncepcional?
A resposta para essa pergunta é muito individual, e varia de mulher para mulher. No entanto, o corrimento costuma desaparecer por conta própria dentro de alguns poucos dias.
Porém, há alguns fatores que podem fazer com que o corrimento perdure por mais tempo, como esquecer de tomar o anticoncepcional ou tomá-lo em um horário diferente todo dia. Para que isso não ocorra, tome regularmente e no mesmo horário sempre.
O corrimento marrom é um problema comum e não se deve ter vergonha ou nojo disso. Ele não costuma trazer problemas para a saúde ou ser um sinônimo de gravidez, além de desaparecer por conta própria.
O corrimento marrom é super normal em quem usa a pílula, e não apresenta mal algum. Se você estava preocupada, pode ficar tranquila. Para saber mais a respeito da saúde feminina, continue no nosso site e confira as publicações, com certeza você irá encontrar o que procura!