Tempo de gravidez: como se calcula a idade gestacional
Grávidas estão sempre preocupadas com o desenvolvimento de seus bebês, principalmente as mamães de primeira viagem. Ao descobrir a gravidez, muitas mulheres ficam confusas na hora de contabilizar o mês que estão.
A gestação é calculada em semanas, por isso acontece esse tipo de dúvida. Se você tem vontade de aprender a calcular o tempo de gravidez do jeito correto, continue a leitura atenciosamente.
Por que o tempo de gravidez é calculado em semanas e não em meses?
O ciclo completo da gravidez separado em três trimestres, tendo a duração completa de 40 semanas. Se fosse contado em meses, quando chegasse no início do nono mês a mulher entenderia que seria a hora do bebê nascer.
Mas não é dessa forma, pois o nosso calendário possui variação de dias entre os meses. Para contabilizar as semanas corretas, foi escolhido o mês lunar que possui 28 dias e 4 semanas.
Outra razão para ser contado em semanas, é o rápido avanço gravidez e desenvolvimento do bebê.
Se fosse contado em meses, não seria possível acompanhar a formação dos órgãos, saber a partir de qual semana ele iria mexer e outros acontecimentos.
Como calcular o tempo de gravidez em semanas?
Calcular sozinha pode ser um pouco difícil, pois não é possível descobrir o dia exato no qual ocorreu a fecundação do ovócito.
Para calcular o tempo de gravidez, o médico considera o primeiro dia (data) da última menstruação, em seguida, compara a primeira e segunda ultrassom para analisar em qual fase de desenvolvimento o embrião está.
Com as medidas do saco gestacional embrião e outros fatores, o médico consegue identificar a semana gestacional. Assim, informará a semana a paciente está e a partir desse momento ela pode começar a contar.
A cada 7 dias, forma uma semana. E cada 4 semanas um mês. Veja no próximo tópico como relacionar as semanas e a quantidade de meses.
Como saber a idade gestacional em meses?
Considerando o mês lunar com 28 dias, a cada 4 semanas é considerado um mês.
O primeiro trimestre é de uma semana a 12 semanas, o segundo trimestre de 13 a 24 e o terceiro de 25 a 40 semanas. Um mês significa 4 semanas, 2 meses são 8 semanas e assim sucessivamente.
O que fazer quando não se lembra quando foi a última menstruação?
Não se preocupe, os equipamentos de ultrassom possuem uma tecnologia bem avançada e através dele o médico consegue identificar o tempo de gravidez.
A aferição céfalo-caudal e tamanho do útero são as formas mais seguras de confirmar o tempo de gravidez de mulheres que não lembra quando foi sua última menstruação.
Como Utilizar a Calculadora Gestacional?
Existem duas formas de calcular o tempo de gestação e o provável dia do parto. A primeira opção, é a fórmula Naegle que serve para mulheres que sabem quando foi o último dia de menstruação.
Ela deve pegar o primeiro dia (data) da sua última menstruação, somar 7 dias, subtrair 3 meses e somar 1 ano. Exemplo:
Uma mulher fez um teste de gravidez e deu positivo. Ela menstruou no dia 07 de maio de 2021. Somando 7 dias, é igual a 14 de maio de 2021. Subtraindo 3 meses, fica 14 de fevereiro de 2021. Some mais um ano, e a data prevista para o parto será 14 de fevereiro de 2022.
A segunda opção é utilizar a calculadora gestacional. Para calcular, insira o primeiro dia da sua última menstruação e a data de hoje (dia que está fazendo a conta) e ela revelará a data provável de concepção, parto e tempo de gravidez em semanas.