Temperatura basal: entenda sua importância
O corpo feminino passa por mudanças diárias de hormônios e com isso, o corpo dá alguns sinais de que essas alterações estão acontecendo. A temperatura basal é uma das formas de acompanhar essas mudanças. Para quem deseja engravidar, acompanhar sua temperatura basal pode indicar se a ovulação está próxima ou já ocorreu.
Se você quer entender um pouco mais sobre a temperatura basal, como monitorar e como ela pode auxiliar na gravidez ou no autoconhecimento, leia o texto a seguir.
O que é a temperatura basal?
Essa medição tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. Ela é realizada por meio da medição da temperatura corporal. No exterior, essa medição é realizada pela vagina e existem até termômetros específicos para realizá-la.
Porém, você também pode medir sua temperatura basal pela boca ou ainda pela axila.
Para que serve a temperatura basal?
A medição da temperatura basal auxilia na descoberta do próprio corpo, aumenta o conhecimento do seu ciclo menstrual. E para quem deseja engravidar, esse método também pode ajudar a ser mais assertivo nas tentativas, ao identificar o período fértil e a ovulação.
Como medir a temperatura basal?
A temperatura basal deve ser medida assim que você acordar, antes mesmo de levantar da cama e começar suas atividades. Diariamente, no mesmo horário, a mulher mede a sua temperatura e anota em um caderno ou em algum aplicativo desenvolvido para esse acompanhamento.
Essa medição deve se iniciar no dia que a menstruação desce, porque esse é o evento que marca o início do ciclo menstrual.
Como pela temperatura basal saber o período fértil?
A responsável pelo aumento da temperatura durante a ovulação, é a produção da progesterona. Dessa forma é possível descobrir através do acompanhamento da temperatura, nos ciclos regulares, quando houve o aumento da produção desse hormônio.
Conforme a mulher anota suas medições diárias, é possível perceber um discreto aumento da temperatura, indicando que a ovulação tenha ocorrido.
É confiável esse método?
Apesar de não ser muito usado no Brasil, esse é um método amplamente usado e divulgado por médicos em outros países. Esse método é mais confiável em mulheres que têm ciclos regulares e ovulam da forma correta. Mas essa medição deve ser feita sempre da mesma forma e respeitando os horários. Além disso, para garantir que o método dê certo, é necessário o acompanhamento durante alguns meses e a interpretação correta dos resultados.
É possível pela temperatura basal saber se está grávida?
Algumas mulheres garantem que conseguiram descobrir a gravidez através desse método. As mudanças hormonais do corpo aumentam a temperatura basal e ela segue alta até a próxima menstruação.
Caso essa temperatura volte a baixar, significa que não ocorreu a ovulação. Porém, se houver a fecundação, a temperatura seguirá alta até o fim da gestação. Por isso algumas mulheres conseguem detectar a gravidez através do acompanhamento da temperatura corporal.
A temperatura basal é um dado importante para mulheres que querem acompanhar seu ciclo ou desejam planejar uma gravidez. Mas lembre-se sempre de fazer o acompanhamento médico adequado para manter a saúde em dia e garantir uma gravidez saudável.