Tem como saber se está grávida apertando a barriga?

0

Um dos primeiros sintomas que qualquer pessoa automaticamente faz ligação com a gravidez, é a menstruação atrasada. Isso porque esse é realmente apenas um dos muitos sinais da gravidez. Sangramento vaginal, dor nas mamas, insônia, alterações de humor são outros sinais e sintomas muito característicos.

De qualquer forma, apesar de muitos sinais de gravidez serem sentidos e de consenso populacional, a melhor forma de detectar uma gravidez é através de testes e de acompanhamento médico.

Teste de gravidez: como saber os realmente eficazes

Após os primeiros sinais, a melhor forma de detectar uma gravidez, é através dos testes disponíveis. Algumas culturas e até mesmo os saberes repassados com o tempo, de geração a geração, possuem alguns testes caseiros para se detectar uma gravidez, porém, esses nem sempre são confiáveis.

Tem como saber se está grávida apertando a barriga?
Fonte/Reprodução: original

Os testes de gravidez realmente eficazes são aqueles com comprovação científica, ou seja, os de farmácia, que não são sempre 100% eficazes, mas apresentam chances extremamente maiores de resultados confiáveis, em relação a testes caseiros. Entretanto, os melhores testes são os de sangue, ou laboratoriais, pois são os mais confiáveis.

Porque testes de gravidez caseiros não são eficazes e podem gerar riscos? (falar do teste da urina na água sanitária)

Os testes de gravidez caseiros não possuem comprovação científica, com isso tem bastante suscetibilidade a falhas. Esses devem ser evitados, pois, existem possibilidades de dar falsos negativos, ou até mesmo, falsos positivos.

Alguns testes como, por exemplo, o da urina na água sanitária, que basicamente consiste em colocar a urina na água sanitária, apresentam um princípio parecido com os testes de farmácia, mas não se sabe, quanto de urina e de água sanitária necessária, qual recipiente deve ser usado, quanto tempo, assim, não se tem um padrão e a probabilidade de ocorrer erros são muito grandes.

Além disso, alguns testes podem causar malefícios a saúde, como o próprio teste da água sanitária, que é uma substância tóxica e misturada com a urina, pode gerar gases, que ao serem inalados, podem causar sintomas como tontura, náusea, falta de ar, intoxicação e entre outros. 

Related Posts
1 De 14

Teste de gravidez apertando a barriga funciona ou não?

Alguns dos sinais e sintomas que também podem estar presentes durante a gravidez, são os de inchaço abdominal – “barriga dura”, ou intestino preso. Por isso muitas pessoas relatam sentir a gravidez apertando a barriga. Mas isso certamente não funciona, pois, esses sintomas também podem ter relação com outras alterações, como as hormonais, gastrointestinais, alterações na dieta e diversos outros.

 Quais sintomas físicos ajudam a identificar a gravidez?

Alguns sinais e sintomas durante as primeiras semanas e até os primeiros meses de gravidez auxiliam a identificá-la, abaixo segue uma lista dos mais comuns relatados:

  • Corrimento vaginal;
  • Atraso na menstruação;
  • Inchaço abdominal;
  • Cansaço;
  • Sono excessivo;
  • Mamas sensíveis ou com inchaços e escurecimento da aréola;
  • Dor nas costas;
  • Dores de cabeça e tonturas;
  • Variações de humor.

Esses são apenas alguns dos diversos sintomas que podem indicar uma gravidez, o melhor a se fazer quando notar alguma diferença corporal, ou hormonal, é procurar auxílio médico, a melhor conduta vai ser indicada por eles.

Quais testes de gravidez mais confiáveis?

Os testes de gravidez laboratoriais, ou popularmente conhecidos como de sangue, são os mais confiáveis, a chance desses fornecerem um resultado errado é mínima, quase inexistente. Por esse motivo são os melhores e mais indicados. 

Os de farmácia, apesar de não serem totalmente confiáveis, também podem quebrar um galho, se feitos de forma correta, no período certo, tem chances pequenas de erro também. 

O acompanhamento com o ginecologista se faz de grande necessidade, antes mesmo de qualquer sintoma, e a qualquer presença dos sinais de gravidez, se deve contatá-lo, para se ter um melhor acompanhamento, além de também receber informações mais precisas sobre saúde sexual, da mulher e da gestante.

Deixe um comentário