Tem como engravidar menstruada

0

Uma dúvida que surge ocasionalmente entre as mulheres é se pode engravidar menstruada, isso por que embora seja algo muito raro de acontecer, por vezes ouvimos relatos de mulheres que dizem terem engravidado enquanto menstruadas. Para entender melhor como isso pode acontecer, continue lendo esse artigo.

O que é menstruação?

Para saber como a mulher pode engravidar menstruada, vamos entender o que é a menstruação de fato. Quando a mulher está em seu período fértil, o útero forma uma espécie de “ninho” e o endométrio que é a camada que reveste o útero fica pronto para receber o embrião e dar início a gravidez. Quando a fecundação não ocorre, o endométrio começa a se desfazer, e sai pela vagina em forma de sangue, recebendo o nome de menstruação.

Para que serve a menstruação?

A menstruação é a resposta do corpo dizendo que não houve a fecundação do espermatozoide no óvulo para dar início a uma gravidez, com isso o endométrio começa a descamar e sair pela vagina como sangue.

É possível engravidar durante a menstruação?

Embora engravidar menstruada seja algo muito raro de acontecer, existe uma possibilidade sim, quando a pessoa tem relação sexual sem proteção, principalmente se a mulher tiver um ciclo menstrual irregular ou curto, sendo menor que 28 dias.

É possível engravidar durante a menstruação
Fonte/Reprodução: original

Quando a mulher tem um ciclo menstrual curto, de por exemplo 21 ou 24 dias, e tem relação sexual desprotegida no último dia da menstruação, pode acontecer do espermatozoide sobreviver até o dia da ovulação e acabar fecundando o óvulo, iniciando a gestação, visto que eles podem sobreviver de 3 a 5 dias.

Agora em um ciclo menstrual regular, de 28 ou 30 dias, as chances da mulher engravidar menstruada diminuem muito, pois no fim da menstruação, ainda vão levar 5 a 7 dias para acontecer a ovulação, e o espermatozoide não vai sobreviver a tempo de fecundar o óvulo.

O que é o período fértil?

O período fértil é são os dias do mês em que a janela da fertilidade está aberta, e nessa época a mulher tem mais chances de obter sucesso em uma gravidez. Ele costuma durar 7 dias, e normalmente a ovulação ocorre na metade dele. Para saber quando será seu período fértil, primeiramente você terá que saber a duração do seu ciclo menstrual. Se for um ciclo regular de 28 dias por exemplo, a ovulação provavelmente vai ocorrer 14 dias depois do primeiro dia da sua menstruação, ou melhor, 14 dias antes da próxima menstruação.

Como funciona o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual é todo o período do primeiro dia de uma menstruação até o último dia pro início da próxima. Normalmente ele dura em média 28 dias, porém existem várias durações de ciclos, como os mais curtos, de 21 e 24 dias por exemplo.

Durante esse ciclo o corpo da mulher passa por alterações hormonais, por isso ciclo menstrual se divide em 3 fases: fase folicular, fase ovulatória e fase lútea.

Como funciona o ciclo menstrual
Fonte/Reprodução: original

A fase folicular que é a primeira do ciclo se inicia no primeiro dia da menstruação, e costuma durar por volta de 5 a 12 dias. Nesse período os ovários começam a amadurecer seus óvulos, e quando amadurecidos, o ovário começa a produzir mais estrogênio, ajudando a formar o endométrio, o revestimento do útero que prepara ele para uma gestação.

A fase ovulatória é quando o óvulo mais maduro sai do ovário para ocorrer a ovulação, que acontece no meio do ciclo menstrual. O óvulo passa pelas trompas até chegar ao útero.

A fase lútea costuma acontecer nos últimos 12 dias para a próxima menstruação, e se a fecundação não ocorrer, os níveis de estrogênio e progesterona vão caindo, fazendo com que o endométrio comece a se descamar, saindo pela vagina em forma de sangue, ou seja, como menstruação, iniciando um novo ciclo menstrual.

Se o seu objetivo é evitar a gravidez, a melhor forma é não ter relações sexuais desprotegidas, ainda mais se o seu ciclo for irregular, e variar a duração de um mês para o outro.

Deixe uma resposta