Estudos afirmam que a pseudociese, mais conhecida como gravidez fantasma ou gravidez psicológica, acontece uma vez em mais ou menos cerca de 24 mil casos. Hoje em dia, esse fato já não é tão comum como antigamente, mas ainda acontece.
A gravidez fantasma é considerada um distúrbio mental, e o que resulta nesse quadro são problemas emocionais, que pode ser pela vontade enorme de ter um filho ou um medo muito grande de tê-lo.
Vale lembrar que quando uma mulher passa por esse tipo de situação, ela em momento algum está inventando ou mentindo para as pessoas, a mulher realmente acredita que está grávida, até porque o próprio corpo produz esses hormônios que a fazem pensar assim. Os principais hormônios dessa fase são a prolactina e o estrogênio.
E quais são os sintomas de uma gravidez psicológica? Serão os mesmos de uma gravidez normal?
Quando a gestação pode ser psicológica?
A gestação pode ser psicológica quando, apesar de você sentir todos os sintomas de uma gravidez normal, e for fazer os exames (tanto de farmácia, o de sangue e por fim, a ultrassom) para confirmar se realmente está grávida, se descobre que a gestação é psicológica, pois não haverá feto no útero.
Geralmente, a pessoa pode ficar suscetível a essa condição quando se encontra em algum momento delicado de sua vida que abale seu psicológico.
O que pode ajudar a ter uma gravidez psicológica?
Os fatores que geralmente levam a esse acontecimento, são quando a pessoa quer muito engravidar e se sente frustrada quando não consegue, a depressão e a baixa auto estima, o medo do fim de um relacionamento e até mesmo a pressão de pessoas de fora ou do seu convívio. Tudo isso pode acarretar numa gestação psicológica.
E mesmo vendo o resultado dos exames de farmácia, do beta HCG, e nos casos mais graves até da ultrassonografia, ela não acredita que não está grávida, pois está convicta da gravidez, até porque sente todos os sintomas. A mulher acha que os resultados estão errados e que são falhos, pois corpo forja essa gravidez.
O que faz a barriga crescer na gravidez psicológica?
Nesse momento tão delicado, a produção de hormônios está completamente alterada, o que pode influenciar em todo o corpo, até mesmo no sistema reprodutor. Os principais hormônios ligados à gestação são a prolactina, o estrogênio e o LH, e é exatamente a prolactina que faz o intestino ficar alongado, estufado, o que dá a impressão da barriga estar maior.
Quais são os sintomas da gravidez psicológica?
Os mesmos sintomas existentes numa gravidez normal podem acontecer numa gravidez psicológica, ou seja, você pode ter um deles ou todos eles.
- Enjoo;
- Ausência ou atraso da menstruação;
- Aumento da barriga;
- Aumento e dor nos seios;
- Fadiga e cansaço;
- Sentir os movimentos do “bebe”;
- Dores de contração simulando o trabalho de parto.
Quando a mulher passa por esse tipo de situação, é importante que ela faça um acompanhamento através de um psicólogo ou até mesmo de um psiquiatra, para que se possa tratar e ela não venha desenvolver novamente esse distúrbio.
Depois que elas passam a fazer acompanhamento, ou até mesmo sozinhas, quando percebem que a gravidez não foi concretizada, elas acreditam que abortaram ou que houve algo com um bebê, fazendo assim com que os hormônios se regularizem e o corpo volte ao normal.