A bebida alcoólica é algo que está inegavelmente no gosto dos brasileiros, e é muito difícil encontrar alguém que se abstenha. Contudo, todo esse consumo de bebidas podem levar a sérios problemas de saúde, e entre as grávidas um mal que pode ocorrer é a Síndrome do Alcoolismo Fetal (SAF). Esta é uma doença causada pelo consumo, especialmente o excessivo, de bebidas alcoólicas durante o período da gestação.
Síndrome do alcoolismo fetal: bebida alcoólica na gravidez
O consumo de álcool por grávidas infelizmente é mais comum do que se pensa, e há muitas pessoas que acreditam que em doses pequenas o álcool não fará mal. Contudo, mesmo doses pequenas de álcool podem vir, sim, a causar essa doença, mesmo que em graus menores. Esta é uma doença inerente ao consumo de álcool durante a gravidez, e causa problemas de desenvolvimento na criança como um todo, do psicológico até o físico.
Fonte/Reprodução: original
Como a bebida alcoólica afeta o bebê na gestação?
Ao adentrar a placenta, o álcool causa uma série de problemas para o feto, afetando desde o seu crescimento e desenvolvimento até o seu sistema nervoso central e o seu desenvolvimento cognitivo. Isso pode gerar problemas na fala, estrutura facial e craniana anormais, entre diversos outros sintomas que veremos a seguir.
Quais sintomas presentes na criança com SAF?
Há uma série de indicadores que podem ser usados na hora do diagnóstico, nos tópicos seguintes vamos apresentá-los com mais detalhes. Vale dar a devida atenção a estes pontos a seguir. Confira!
Problemas no desenvolvimento físico
Aqueles que sofrem deste mal tendem a ter uma aparência física diferente do comum, podendo ter algum grau de microcefalia, aparência física incomum, estatura menor do que o padrão e até mesmo problemas cardíacos. Quando recém-nascido, o bebê costuma nascer com peso menor do que o normal, além de possuir uma construção facial diferente e menor comprimento também.
Problemas no desenvolvimento cognitivo
A criança que sofre de SAF tende a possuir problemas cognitivos no geral, que vão desde dificuldade no aprendizado até problemas comportamentais e psicológicos, como hiperatividade ou dificuldade de separar a realidade do imaginário. A criança pode apresentar também dificuldades na socialização, incapacidade de compreender instruções complexas e dificuldades de concentração.
Qual tratamento para SAF
Não há uma cura para a SAF, seus efeitos são irreversíveis, e o tratamento a ser dado é puramente sintomático, para buscar conter os efeitos. No caso de crianças com atraso físico ou dificuldades do gênero, a fisioterapia pode ser uma aliada muito bem-vinda.
Para crianças com problemas comportamentais, a psicoterapia pode ser extremamente útil. Mais uma vez, o tratamento é dado conforme os sintomas a serem apresentados. Para a maioria dos portadores desta doença, o acompanhamento médico é imprescindível e ocorre durante toda a vida.
Geralmente o uso de medicações como forma de apaziguar esses sintomas também ocorre e é também vitalício. Devido aos atrasos cognitivos, crianças com SAF comumente também necessitam de uma educação especializada para seus problemas, uma vez que a dificuldade na compreensão de coisas complexas atrasa bastante sua educação.
Como pudemos ver, a Síndrome do Alcoolismo Fetal é um problema grave que pode trazer grandes dificuldades na vida da criança. Durante a gravidez, e caso ela seja planejada até mesmo antes dela, cesse por completo o consumo de álcool. Mesmo quantidades pequenas podem causar algum grau de Síndrome do Alcoolismo Fetal. A prevenção é o melhor remédio para este mal.