Sexagem fetal: como é feita?

0

A sexagem fetal tem se tornado um exame super popular e muito realizado pelas mamães mais ansiosas. Se você quer saber todos os detalhes e curiosidades sobre sexagem fetal acompanhe o texto a seguir.

O que é e para que serve a Sexagem Fetal?

Esse é um exame realizado em laboratórios para descobrir se o feto é uma menina ou menino. Perfeito para quem deseja descobrir logo no começo da gestação ou para quem quer preparar o tão esperado chá revelação. 

Como é realizado o exame de Sexagem Fetal?

Ela é realizada com um procedimento normal de tirar sangue. É um procedimento simples, pouco invasivo e dura poucos minutos. Após isso, a amostra é encaminhada para análise laboratorial. Então ocorre uma análise do material, em busca da presença do cromossomo Y.  

Há algum procedimento de preparo ou pré-requisitos para o exame?

A indicação é que a realização desse exame seja feita até a oitava semana de gestação e antes da trigésima segunda. Mas alguns médicos e laboratórios indicam que ela seja realizada apenas na décima primeira semana, para que o exame tenha maior chance de acerto. 

Ao contrário dos outros exames de sangue realizados durante a gravidez, na sexagem fetal não é necessário nenhum tipo de preparo ou jejum. Ele também pode ser realizado em qualquer momento do dia. 

Qual diferença da Sexagem Fetal de outros exames para descoberta do sexo do feto?

A ultrassonografia é um exame que só deve ser realizado a partir da décima sexta semana, para descobrir se é menino ou menina. E por ser uma avaliação por imagem, pode haver erros de interpretação ou, dependendo da posição do bebê, impossibilitar a visualização da genitália.

Qual diferença da Sexagem Fetal de outros exames para descoberta do sexo do feto
Fonte/Reprodução: original
Related Posts
1 De 90

Mas na sexagem fetal, o que é analisado é o DNA do bebê. Dessa forma, independente da sua posição ou da leitura do exame, o resultado é o mesmo.

Sexagem Fetal: com quanto tempo sai o resultado do exame

Após a realização do exame, o resultado pode demorar em um tempo que varia de acordo com cada laboratório, mas normalmente está disponível entre 5 ou 10 dias. Esse prazo é sempre informado na hora da coleta e pode ser até menor em alguns casos.

O que pode dar errado no exame?

Apesar de não ter contra indicações, algumas situações podem fazer com que o resultado da sexagem fetal seja impreciso ou errado. Gravidez realizadas por inseminação, mulheres que passaram por transfusão de sangue, que tiveram relações sexuais ha menos de 48 horas, gravidez com mais de 32 semanas podem ter alteração em seus resultados. 

Além disso, esse é um exame realizado apenas por profissionais mulheres e não é permitida a presença de homens na sala do exame. 

Sexagem Fetal em gravidez de gêmeos: o que pode apresentar o resultado

No caso de gravidez gemelar, o exame pode ser realizado, mas seu resultado pode diferir dependendo do tipo de gravidez. Quando os gêmeos estão na mesma placenta, o resultado indica que ambos têm o mesmo sexo. Sendo assim, quando o cromossomo Y é localizado, o resultado é que os bebês são meninos.

Para os gêmeos de placentas diferentes, o resultado pode ser um pouco confuso. Caso seja detectada a presença do cromossomo, significa que ao menos um dos gêmeos menino. Mas caso esse cromossomo não seja identificado, indica que ambos os bebês são do sexo feminino. 

Sexagem Fetal pode indicar algum problema genético do bebê?

A sexagem fetal indica apenas o DNA presente no bebe. Doenças genéticas ou até mesmo hereditárias não são detectadas por esse exame.  

Agora que você já sabe tudo como a sexagem fetal como é feita, suas margens de erro e sua leitura correta, é só agendar o exame no laboratório mais próximo e segurar a ansiedade!

Deixe um comentário