Será que grávidas podem comer feijoada ou não?

0

Será que as grávidas podem comer feijoada? A dúvida surge uma vez que a alimentação das gestantes deve seguir uma dieta saudável visando o bem estar dela e do bebê.

Mas será que a feijoada está completamente vetada do cardápio das futuras mamães? Existem formas de se fazer uma receita mais leve? Se você deseja saber se grávidas podem comer feijoada, continue a leitura desse post para saber mais.

Grávidas podem comer feijoada?

Não há nenhum tipo de proibição médica sobre grávidas consumirem feijoada durante a gravidez, a não ser que a mesma tenha algum tipo de alergia a esse prato.

Grávidas podem comer feijoada
Fonte/Reprodução: original

Vale ressaltar que a dieta durante a gestação deve ser elaborada junto com seu médico, e que os alimentos considerados impróprios devem ser descartados, como é o caso dos industrializados, condimentados e gordurosos.

Outro ponto importante é em relação ao preparo da receita que leva carne de porco, e o manuseio incorreto pode provocar contaminações no alimento que uma vez ingerido pela gestante pode causar infecções, abortos espontâneos, desconfortos, e mal estar.

Quais cuidados necessários no preparo da feijoada saudável?

Os cuidados para o preparo da feijoada começa na alimentação e criação dos animais, que tem reduzido os riscos de contaminação, mas eles ainda existem.

O ideal é que todo o manuseio dos alimentos seja feito com utensílios de cozinha plenamente esterilizados, além de manter os alimentos dentro do congelador e jamais na temperatura ambiente, justamente para que a contaminação não ocorra deixando o produto impróprio para o consumo.

Vale lembrar que o alimento conservado nas temperaturas adequadas ajudam a diminuir ainda mais a contaminação. O tempo de cozimento também é um fator importante, pois para as grávidas, todos os alimentos devem ser muito bem cozidos, os alimentos crus devem ser evitados, justamente por conta do risco de contaminação.

Feijoada enlatada é saudável na gravidez?

A feijoada enlatada não é recomendada para o consumo uma vez que em sua composição existem altos níveis de sódio, gorduras saturadas e conservantes. Elementos que não são recomendados para consumo principalmente na gravidez.

Feijoada enlatada é saudável na gravidez
Fonte/Reprodução: original

Uma vez que esse tipo de alimento não é recomendado pelos especialistas para consumo em dietas normais na gravidez isso se potencializa pois comer esses elementos em excesso podem fazer mal a gestante e até mesmo a sua saúde.

As comidas enlatadas e industrializadas devem ser evitadas durante a gravidez e mesmo após a gestação o consumo deve ser o menor possível por conta de seus elementos nocivos à saúde.

Quais tipos de alimentos mais saudáveis na gestação?

Durante a gestação, o ideal é que a alimentação seja equilibrada para que o bebe consiga suprir de todos os nutrientes que precisa para o seu desenvolvimento. Por isso, é necessário que a dieta seja nutritiva.

Alimentos como frutas, legumes, verduras, carnes magras, peixes, grãos, e alimentos integrais podem ser consumidos pelas futuras mamães de acordo com a dieta recomendada pelo seu médico. Já os alimentos gordurosos, processados, industrializados, embutidos e açúcares devem ser evitados.

Apesar de não existir nenhuma restrição sobre se grávidas podem comer feijoada durante a gestação, o recomendado é que sua dieta seja diversificada, equilibrada e que traga nutrientes para o desenvolvimento do bebe. O modo de preparo também deve ser o mais higiênico possível a fim de evitar a contaminação dos alimentos os deixando impróprios para o consumo e principalmente não ocasionando nenhum tipo de mal estar na futura mamãe e seu bebe.

Deixe uma resposta