Sentindo tremores na barriga: quando é preocupante

0

Durante o início de uma gestação, principalmente para mães de primeira viagem, é comum que o casal espere ansiosamente pelo primeiro movimento do bebê enquanto ainda está na barriga. É uma forma de comunicação e fortalecimento de laços entre pais e filhos.

No entanto, durante essa fase inicial, é comum que os movimentos do bebê ecoem apenas como tremores abdominais, e passem despercebidos por serem confundidos com atividades normais do corpo como acúmulo de gases.

O que pode ser aqueles tremores na barriga?

A sensação de que a barriga treme é comum quando se tem excesso de gases, no período menstrual, durante a gravidez e, principalmente, para quem tem a síndrome do intestino irritável.

Caso sinta algo batendo ou pulsando na região interna da barriga é necessário buscar um atendimento médico de urgência, pois nesse caso pode indicar um aneurisma da artéria aorta, oferecendo risco de morte.

O que pode ser aqueles tremores na barriga?
Fonte/Reprodução: original

O aneurisma é uma má formação nos vasos sanguíneos, e pode atingir qualquer vaso do corpo. No caso da artéria aorta, a maior artéria do nosso corpo e a mais calibrosa, a ruptura de um aneurisma nessa região tem uma alta incidência de morte.

Caso perceba uma pulsação na barriga, principalmente quando as pontas dos dedos são apertadas, é necessário buscar atendimento médico imediatamente.

Quando devo me preocupar com os tremores na barriga? (informar que no caso de identificação de sintomas de doença, procurar um médico especialista)

Caso sinta algo batendo ou pulsando na região interna da barriga é necessário buscar um atendimento médico de urgência, pois nesse caso pode indicar um aneurisma da artéria aorta, oferecendo risco de morte.

No entanto, existem algumas outras causas prováveis para tremores na barriga como:

Gases intestinais

Quando nos alimentamos com pressa, enquanto conversamos com alguém e acabamos engolindo muito ar, ou uma alimentação gordurosa e de difícil digestão, fazemos com que as bactérias do intestino produzam mais gases, dando o sintoma de movimentos no interior da barriga.

A barriga pode ficar inchada, e ser acompanhada por outros sintomas como azia e cólicas abdominais.

Gravidez

Durante o quarto mês — embora seja, sim, possível que algumas mulheres sintam o bebê durante o terceiro mês — a barriga aumenta, se torna mais rígida e apresentará vários movimentos no pé da barriga.

Quando os tremores são associados com atraso menstrual, e são localizados no pé da barriga, podem, sim, ser sinal de gravidez.

Menstruação

Durante o período menstrual, é muito comum que hajam tremores na região do abdômen pelo fato da parede mais interna do útero sofrer uma descamação.

Síndrome do intestino irritável

Também conhecida como SII, consiste em uma condição em que o intestino sofre com alterações em seus movimentos, fazendo com que o intestino tenha mudanças constantes intercalando entre diarreia e constipação.

Quando começa a tremer a barriga na gravidez?

Com seis semanas de gestação, quando o bebê já pode ser visto no ultrassom, é possível sentir os movimentos do bebê.

Related Posts
1 De 94

Principalmente no início da gravidez, é comum que esses movimentos não sejam tão perceptíveis ou até mesmo são apenas a sensação de tremores na barriga.

Antes da 18.ª a 21.ª semana de gestação, só é possível sentir leves tremores na barriga.

Já que, durante o início, esses movimentos são muito sutis é comum confundi-los com movimentos rotineiros do corpo como gases.

Por volta das 12 ou 14 semanas é possível sentir uma pulsão no ventre, indicativo de que o bebê está soluçando! E com três meses de gestação já é possível sentir mais movimentos pela posição do bebê.

Durante o sexto mês esses movimentos ficam cada vez mais nítidos, e é possível sentir esses movimentos até mesmo quando se está em pé.

O que pode ser estando com 18 semanas de gravidez e o bebê ainda não se mexeu?

O bebê nem sempre vai se movimentar com a mesma frequência todos os dias. Fatores como alimentação, estado de espírito, atividade diária e o cansaço que a rotina proporciona podem influenciar na sensibilidade dos movimentos.

Tocar a barriga

É muito comum que grávidas toquem em suas barrigas, especialmente quando querem demonstrar carinho ao seu bebê.

Vários estudos indicam que o bebê é capaz de sentir esse toque, e até mesmo respondê-lo, e se sentir amado é essencial para o seu desenvolvimento.

Fones de ouvido na barriga

Decorridas 25 semanas de gravidez, o bebê já é capaz de ouvir vozes e sons de uma maneira geral no ambiente externo à barriga.

Além de ter um efeito relaxante sobre o bebê, a linguagem pode ser uma ferramenta de desenvolvimento cognitivo, e fazer com que o bebê tenha maior facilidade com a língua quando nascer.

Contar histórias

Assim como com a música, histórias auxiliam o bebê a ter um desenvolvimento mais pleno no que diz respeito a linguagem.

As histórias podem, sim, ser contadas pelo pai, mas pela mãe ser a voz mais facilmente reconhecida pelo bebê já que ele a escuta todos os dias.

Exercícios aquáticos

Durante a gravidez, é comum que a mulher se sinta pesada e exercícios aquáticos podem ajudar a aliviar essa sensação além de promover a liberação do estresse emocional e relaxar o corpo.

Pegar sol

Ao menos 20 minutos de sol ao dia podem ajudar o bebê a desenvolver ossos mais fortes e evita o surgimento de problemas cardíacos.

Quando normalmente a barriga treme com chutes do bebê?

A partir do sexto mês de gestação, já é possível sentir o bebê com mais frequência e de maneira mais nítida. Existem, também, algumas formas de estimular o bebê a se movimentar mais:

O que pode ser se o bebê ficar muito tempo sem se mexer na barriga?

Caso o bebê passe muito tempo sem se mexer, é necessário recorrer ao seu obstetra para verificar se há algo de errado com seus hábitos e o que pode fazer para melhorá-los.

Deixe um comentário