Sangramento na ovulação: o que é e o que fazer?
Em alguns ciclos, pode ocorrer o sangramento na ovulação, que apesar de assustar muitas mulheres, é super normal.
A ovulação é o período do ciclo onde a mulher está na fase ideal para engravidar. É a etapa mais fértil da mulher, onde o óvulo está sendo liberado e pode encontrar o espermatozoide se houver relação desprotegida.
Descubra porque o sangramento na ovulação ocorre e o que deve ser feito.
O que é o sangramento na ovulação?
Durante o período fértil, a mulher sofre diversas alterações hormonais ao mesmo tempo. Por conta disso, em alguns casos, pode ocorrer sangramento na ovulação.
Normalmente, esse sangramento tem um tom rosado e é percebido ao se limpar com papel higiênico. Às vezes, também pode ser percebido manchas rosadas no muco cervical, comum durante a ovulação.
O sangramento na ovulação dura em média 2 dias e não precisa nem utilizar nenhum tipo de absorvente para conter. Se desejar se proteger contra manchas, o protetor diário é o suficiente.
Sangramento: como identificar os sintomas da ovulação?
No ciclo menstrual considerado normal, o período fértil ocorre no meio dele. Esse sangramento pode ser um dos sinais da ovulação. Porém, no período fértil, identificamos diversos outros sintomas que indicam que a ovulação está próxima de acontecer.
Sintomas da ovulação
Quanto mais você conhece seu corpo e seu ciclo menstrual, mais fácil fica identificar os sintomas da ovulação. Durante o período fértil, a mulher pode perceber alguns sinais como:
- Aumento da temperatura;
- Dor na barriga;
- Diarreia;
- Sangramento na ovulação;
- Sensibilidade nos seios;
- Aumento do corrimento.
Na correria da rotina, não percebemos os sintomas. Mas é sempre interessante observar seu corpo e os sinais que ele dá, para aumentar as chances de gravidez no período certo.
Como diferenciar o sangramento da ovulação e o de escape?
Apesar de muita gente confundir, esses dois sangramentos são diferentes.
Sangramento de escape
Escape é qualquer tipo de sangramento que aconteça fora da menstruação. É um sangramento comum, que normalmente ocorre pelo uso de métodos contraceptivos hormonais. Também pode ser causado por miomas, pólipos, câncer e infecções.
Sangramento na ovulação
Já o sangramento na ovulação ocorre em uma porcentagem pequena de mulheres e acontece apenas no período ovulatório, causado pelas mudanças hormonais no corpo nesse período.
Quando o sangramento na ovulação necessita de cuidados médicos?
Na maioria das mulheres que sofrem com o sangramento na ovulação, ele não precisa de nenhum tipo de cuidado e some de forma espontânea depois de no máximo 2 dias.
Mas, caso esse sangramento aumente, seja intenso, durando mais de 3 dias, ou que você perceba outros sintomas como dores, é necessário buscar ajuda médica. Nesse caso, serão solicitados exames que vão ajudar a descobrir e entender porque esse sangramento está ocorrendo.
Para acompanhar seu ciclo mais de perto e ter certeza de quando a ovulação está ocorrendo, preste atenção no muco e nos sintomas. Além disso, existem testes de farmácia que te ajudam a identificar a ovulação. São perfeitos para as tentantes que desejam aumentar as chances de engravidar.
Esse é um tipo de sangramento que não costuma ocorrer com frequência e a maioria das mulheres nunca nem vai vê-lo em algum momento da vida. Mas para quem busca um sinal mais evidente de que a ovulação está ocorrendo, ele pode se tornar uma forma mais visível disso. E caso aconteça com você, não precisa se preocupar. Ele some de forma espontânea e não causa nenhum tipo de problema.