O sangramento de nidação ocorre quando a fecundação acontece, ou seja, quando o óvulo se prende na parede do endométrio, ele causa esse pequeno sangramento que possui coloração diferenciada.
Se você deseja a maternidade, ficar atenta as alterações em seu corpo é muito importante, pois alguns sinais podem indicar a gravidez. Separamos algumas informações que você deve saber sobre o sangramento de nidação, confira.
O que é o sangramento de nidação?
O sangramento de nidação ocorre porque indica o primeiro sinal de que a gestação iniciou, porque quando o óvulo fecundado se instala na parede do endométrio, ele rompe alguns vasos pequenos, o que descasca o tecido que envolve o útero. É justamente esse processo de descamação o sangramento de nidação.
Alguns sinais indicam esse sangramento, primeiramente sua coloração mais clara ou mais escura, a falta de fluxo, e duração de no máximo de dois ou três dias, e volume e quantidade reduzidos.
É importante ressaltar que cada mulher possui um organismo e nem todas vão conseguir detectar sua gravidez através do sangramento de nidação, mas sim por outros sinais.
Porque surge o sangramento de nidação?
O processo de nidação ocorre logo após a fecundação do óvulo que acontece nas tubas interinas, o que inicia o processo de divisão celular e embrião, que origina o zigoto que se locomove até o útero.
A partir do momento em que o óvulo se implanta na parede do útero, a placenta começa a ser formada juntamente com a produção de hormônio HCG (hormônio gonadotrofina coriônica) conhecido como hormônio da gravidez, o que dá início à gestação.
Quando é nidação ou menstruação?
O que difere os sangramentos são suas colorações e fluxos, uma vez que o sangramento de nidação acontece com pouco fluxo e volume, e dura cerca de dois a três dias no máximo. A menstruação, tem um fluxo contínuo e bastante volume, além de ter duração prolongada de quatro a sete dias.
Quando a nidação é gravidez?
Os processos de sangramento diferenciados podem constatar a gravidez, mas vale lembrar que isso pode variar de mulher para mulher, pois cada organismo trabalha de maneira independente.
A nidação como gravidez geralmente acontece de maneira rápida, uma vez que há um pequeno sangramento de coloração diferenciada com pouco fluxo, volume e duração muito menor. De qualquer forma, procure seu médico para maiores orientações e a realização de exames que confirmem ou não a sua gravidez.
Tempo de duração do sangramento de nidação?
Diferente do sangramento menstrual, o sangramento de nidação ocorre no máximo de dois a três dias, sem fluxo contínuo, como na menstruação.
Quando fazer teste de gravidez após nidação?
Através do exame de gravidez, conhecido como Beta HCG, é possível identificar a gestação após um atraso na menstruação a partir do décimo quarto dia, pois durante esse tempo ocorre a produção do “hormônio da gravidez” no corpo da mulher, o que facilita a identificação da gravidez.
Nidação por escape de privação de medicamento
O sangramento de nidação pode ser confundido com o ocasionado pela pílula anticoncepcional ou a do dia seguinte, isso porque nesses casos também ocorre um pequeno sangramento, muito similar ao de nidação.
No caso de ingestão desses medicamentos, esse pequeno sangramento sem fluxo e de coloração diferenciada trata-se de um efeito colateral e já são esperadas, principalmente em casos de ingestão de pílula do dia seguinte.
A principal dica se você deseja engravidar é procurar seu médico caso haja suspeita de gravidez, para a realização de exames que possam confirmar com precisão sua gestação dando início ao seu pré natal e a todos os procedimentos feitos durante a gravidez.