Sangramento de escape: quando pode acontecer

0

Alguma vez você já teve um sangramento de escape, que é um sangramento fora da época de você estar menstruada? Normalmente é bem leve e rápido, só para sujar a calcinha. Esse sangramento de escape também é chamado de “Spotting”. Conheça mais a seguir!

O que é o sangramento de escape ou Spotting?

O sangramento de escape normalmente aparece entre uma menstruação e outra, por isso também pode ser chamado de sangramento intermenstrual. Ele vem em uma quantidade mínima, e às vezes pode ter uma coloração diferente, como sangue vivo.

O que é o sangramento de escape ou Spotting
Fonte/Reprodução: original

O sangramento de escape, quando ocorre, muitas vezes não quer dizer nada preocupante, mas se ele se tornar repetitivo, é hora de marcar uma consulta com o ginecologista para poderem chegar a um diagnóstico.

O sangramento de escape pode ser causado por pílula anticoncepcional

É super normal que o sangramento de escape ocorra por causa da pílula anticoncepcional, ainda mais quando se inicia o tratamento, que pode ser recorrente nos primeiros meses, e depois parar.

Também é muito comum que ocorra sangramento de escape quando você faz o uso da pílula anticoncepcional continuamente, sem intervalos, ou quando o anticoncepcional tem baixa dosagem de estrogênio.

É importante mencionar que o sangramento de escape não significa que o anticoncepcional não esteja funcionando, você deve tomar a pílula normalmente.

Nos casos em que a pílula é tomada sem intervalos, com o decorrer do tempo, a menstruação não desce mais, consequentemente, qualquer outro sangramento.

Sangramento de escape: pode ser sintoma de gravidez

O sangramento de escape quando ocorre na gravidez é sinal de alerta, e deve-se procurar imediatamente uma consulta com seu ginecologista. É perigoso por que pode indicar um aborto espontâneo, a ruptura da placenta, gravidez ectópica, deficiência hormonal, entre outros.

Related Posts
1 De 14

Quem tem gravidez de risco, deve tomar cuidado também com relações sexuais e esforços, pois também pode ocorrer o sangramento de escape.

Principais causas do Spotting?

Existem muitos fatores que podem causar o Spotting, ou sangramento de escape, entre eles são:

  • Ovulação;
  • DIU;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • IST’s (infecções sexualmente transmissíveis);
  • Estresse;
  • Início ou interrupção do uso do anticoncepcional;
  • Pólipos e Prolapso;
  • Doença inflamatória pélvica;
  • Mioma uterino;

Para mulheres que fumam é muito comum também acontecer o sangramento de escape, sendo necessário parar com esse hábito para melhorar o quadro. Em mulheres acima de 40 anos, o sangramento de escape pode indicar a chegada da menopausa.

Independente da causa, é sempre importante procurar um especialista para diagnosticar a causa, e iniciar um tratamento se for necessário.

Diagnosticando o sangramento de escape

A primeira coisa que se deve fazer é saber diferenciar um sangramento de escape com a menstruação. Para isso deve-se observar o aspecto do sangue, a quantidade, a cor, o dia em que esse sangramento apareceu, e se existem outros sintomas como dor e febre, por exemplo.

Na consulta médica, a mulher deve passar o máximo de informações possíveis, como os métodos contraceptivos que ela usa, seus hábitos do dia a dia, se fuma, se tem relação sexual desprotegida, para que o médico possa investigar a possibilidade de ser uma gravidez ou IST.

Como tratar o sangramento de escape

Como as causas podem variar muito, tudo vai depender do diagnóstico médico. Se realmente precisar de algum tipo de tratamento, o especialista vai saber o tratamento ideal para você, qual medicamento e dosagem certa.

É muito importante que esteja atenta aos sinais de seu corpo, e no caso de qualquer anormalidade, procure um médico especialista.

Para facilitar o diagnóstico, leve para a consulta suas informações como hábitos do dia a dia, sintomas, e seu ciclo menstrual.

Deixe um comentário