É muito importante desenvolver os cuidados com a higiene dos bebês desde seus primeiros dias após o nascimento. Uma higiene adequada vai garantir maior conforto ao bebê e também afastar possíveis problemas de saúde.
Para isso, é necessário que a mãe tenha atenção a alguns detalhes, desde os cuidados essenciais para garantir uma boa higiene e a utilização dos produtos adequados. Ao compreender sobre a higiene dos bebês, a mamãe poderá proporcionar uma vida mais saudável e confortável ao seu pequeno.
A seguir, entenda tudo sobre a higiene dos bebês e o que deve ser utilizado nesse processo de cuidados.
Quais os primeiros cuidados com o recém nascido?
Levar o bebê para casa após seu nascimento é o momento mais esperado por todas as mamães. É a partir desse momento que a rotina de cuidados com o recém chegado deve se iniciar por conta de seu sistema imunológico mais sensível.
Por conta disso, os primeiros cuidados após a maternidade são imprescindíveis para manter o bebê longe de problemas de saúde. Para isso, a mamãe e os familiares devem adotar uma rotina de cuidados simples, porém, que fazem toda a diferença.
Para que tudo ocorra bem, antes da chegada do bebê na residência é preciso já estar com tudo preparado, como algodão, cotonetes, sabonete neutro, tesourinha, álcool 70%, entre outros. Em um primeiro momento, o bebê pode espirrar bastante, mas, isso não requer cuidados por ser algo normal.
Para o recém nascido, é necessário observar muito bem a região coberta pela fralda. Ela deve ser limpa com água morna diariamente. No caso das meninas, é necessário um cuidado especial com a genital.
O banho também deve ser realizado todos os dias, mas é preciso efetuar alguns cuidados adicionais ao fim, como limpeza dos ouvidos, olhos e estimulação do couro cabeludo com uma escova macia. Da mesma forma, deve-se ter atenção na hora de secar todas as partes do bebê, como mãos e pés.
As roupas do bebê recém nascido devem ser fabricadas em 100% algodão, pois peças que contenham elásticos, botões, fitas e pelos não são recomendadas.
Um cuidado especial deve ser no corte das etiquetas, pois elas podem desenvolver irritações de pele no bebê. Para o inverno ou dias de frio intenso, indica-se a utilização de roupinhas feitas de lã.
Para melhor receber o bebê em seu quartinho, é necessário que alguns objetos essenciais estejam devidamente preparados e separados. Como uma fralda para utilizar no bebê de forma rápida, uma cadeira que seja confortável para a amamentação, um berço que contenha um colchão impermeável, roupa de cama 100% algodão e suas roupinhas devidamente lavadas com sabão neutro.
O ambiente que vai receber o bebê também deve ser bem arejado. Outra indicação é não colocar muitos tapetes ou até mesmo bichos de pelúcia, pois eles podem acumular muita poeira e trazer malefícios para o neném.
Como limpar o umbigo do bebê?
O umbigo do bebê merece e deve uma atenção extremamente especial. O que sobra do cordão umbilical, conhecido como coto, deve ser limpo e desinfetado todos os dias, de preferência logo depois do banho.
Para uma limpeza adequada, é necessário utilizar álcool 70 em uma compressa. O clipe deve ser segurado no momento da limpeza e a compressa ser passada uma única vez. Após seu uso, precisa ser descartada.
A fralda não deve tocar o umbigo do bebê, por isso é importante dobrá-la sempre abaixo, para evitar possíveis infecções.
Mesmo após a queda do cordão, a limpeza deve ser mantida com soro fisiológico, até que esteja totalmente cicatrizado e sem resquícios.
Que cuidados ir se habituando nos primeiros dias do bebê?
A higiene dos bebês deve ser foco de atenção para não haver erros durante o processo. A higienização é muito importante para mantê-lo saudável e com melhor qualidade de vida.
Todos que tenham contato com a criança devem lavar as mãos com sabonetes antibacterianos, pois as mãos sujas podem levar bactérias e germes para o corpo do bebê, que pode desenvolver alguma doença.
Mesmo após o banho, o bebê precisa de cuidados. Suas unhas devem ser aparadas, pois os nenéns costumam se arranhar, e existem cortadores próprios para este processo.
As pequenas orelhas do bebê também merecem atenção, onde é necessário limpá-las apenas na parte de fora
O nariz deve ser limpo para melhora da respiração do pequeno. Para isso, é bom usar um pano úmido na limpeza das mucosas secas. O uso de seringas neste processo deve ser aconselhado previamente por um médico especialista.
Para que os olhos do bebê não tenham contato com qualquer tipo de mucosa, é importante o uso de algodão com água e durante a execução utilizar movimentos de limpeza bem suaves.
Os cuidados também vão além do corpinho do pequeno, já que a casa deve ser limpa para que não atraia germes e bactérias. As superfícies onde há contato com alimentos, mãos e outras partes do corpo devem receber maior atenção.
Por causa da mania de levar os brinquedos sempre à boca, é importante higienizá-los sempre antes do bebê brincar, por isso, preste atenção em quais brinquedos estão limpos e mantenha-os separados para não haver confusão.
Quais itens indispensáveis para os cuidados com higiene do bebê?
Para quem está aprendendo agora sobre a higiene dos bebês, é importante também que se informe sobre os itens indispensáveis para a realização dos cuidados. Esses itens devem ser mantidos separados para um manuseio mais rápido e fácil.
Obviamente, o primeiro item dessa lista são as fraldas descartáveis. Elas são feitas em muitos tamanhos e estilos, devem ser guardadas em uma gaveta apenas para elas e que seja de fácil acesso.
O algodão também é um item indispensável para os cuidados do bebê, com ele é possível higienizar as dobrinhas do neném, orelhinhas e umbigo de forma suave.
Hidratar a pele do bebê também deve fazer parte da rotina de cuidados. Por isso, o hidratante para bebês é parte dessa lista de indispensáveis, mas é importante procurar por um produto que seja específico para uso em bebês.
Para manter o bebê sem desconfortos, é necessário o uso de pomada anti-assaduras, outro item não pode faltar dentro da gaveta de cuidados. As assaduras podem gerar desconforto e inflamações de pele, logo o uso da pomada deve ser diário.
Poucos sabem, mas o termômetro também é um item importante. Ele pode ser utilizado em diversas ocasiões, como para averiguar se o bebê está ou não com febre e também para medir a temperatura da água da banheira.
O álcool 70 deve ser comprado sempre por quem tem bebês em casa. Ele é capaz de acabar com diversos tipos de vírus e bactérias. Para o uso em bebês, deve ser usado em pouca quantidade e em lugares ventilados, porque seu cheiro forte pode incomodar o bebê.
Assim como o álcool, o soro fisiológico é usado para limpeza do bebê, como em pequenas feridas e higienização nasal. O uso dele no algodão é bastante indicado, por isso deve fazer parte da lista de compra dos itens indispensáveis para a higiene dos bebês.
Lenços umedecidos podem irritar a pele do bebê?
Um dos itens mais utilizados para a higiene dos bebês são os lenços umedecidos. Com ele, é possível a limpeza do bumbum e partes íntimas do bebê durante a troca de fraldas. Porém, é necessário utilizá-lo com muito cuidado e atenção, pois podem irritar a pele sensível do bebê.
Para que isso não ocorra, indica-se a secagem da área onde o lenço foi usado, para evitar irritações.
Os lenços umedecidos podem ser usados também na higienização das mãos do bebê, para diminuir os riscos de contaminações.
Como evitar e tratar assaduras?
Por conta da pele sensível, todos os bebês podem desenvolver assaduras por diversos motivos. Para que isso seja evitado com eficiência, é preciso trocar a fralda sempre.
Esses problemas de pele são causados pelo contato do xixi e coco, por isso é muito importante que o bumbum do bebê esteja livre desse contato, sempre limpo e com pomadas que aumentem a resistência da pele.
Quando iniciar a limpeza dos dentes do bebê?
Após o recém-nascido mamar, é indicado que a área da boquinha seja limpa com gaze e soro fisiológico.
Após os 2 meses, já se pode fazer a limpeza total da boca do bebê, com atenção especial as gengivas e o céu da boca. Essa higienização pode ser feita com uma fralda molhada e enrolada. Ao apontar os primeiros dentinhos, a limpeza poderá ser feita através de cotonetes.
A escova de dente só aparece ao final dos 18 meses de vida. Assim, a mamãe poderá incluir uma que seja pequena e macia com um pouco de creme dental que não contenha flúor.
Como dar banho no bebê: o que deve usar ou evitar
O banho do bebê é motivo de pânico de muitas mamães. Porém, quando feito com o máximo de atenção, se torna uma tarefa bastante simples. Além disso, o momento do banho pode ser prazeroso para o neném.
É importante que o banho seja realizado em uma banheira firme, em uma altura confortável para o responsável pelo banho.
Nunca esfregue a pele do bebê, esse ato pode danificar a camada de gordura feita para proteger o corpo de ações infecciosas. Por isso, o banho deve ser feito apenas com o toque suave das mãos na pele do bebê.
Deve-se evitar sabonetes com pH abaixo de 6, por causa da pele extremamente sensível. O uso do termômetro também deve ser feito na água, a temperatura ideal do banho de uma criança é de 34 a 36 graus, temperatura próxima do corpo.
Como banhar o bebê com conforto, segurança e eficiência?
A forma ideal para dar banho em um bebê é com o braço esquerdo como apoio para as costas da criança. A mão deve estar no bracinho esquerdo e com a cabeça no antebraço.
O início do banho pode ser feito pelo rostinho, tomando o devido cuidado para não irritar o olho e sem a utilização de sabão. Após esse processo, o corpo pode ser lavado com suavidade.
O cabelo poderá ser deixado por último, pois demanda mais cuidados para que não caia sabão no rostinho. É importante dar atenção às genitais, principalmente em bebês meninas.
Ao fim do banho, a secagem do bebê deve ser feita com precisão, pois também evita irritações de pele. Para isso, use uma toalha 100% algodão e bastante macia.
Como realizar os cuidados com higiene dos itens do bebê?
As coisinhas que pertencem ao bebê devem ser higienizadas para proteger o seu sistema imunológico que ainda não é bem desenvolvido. Por essa razão, mamadeiras e chupetas devem ser higienizadas com água corrente e um pouco quente. Após a lavagem, podem ser deixadas de molho com hipoclorito de sódio por no máximo 20 minutinhos.
O bico da mamadeira deve ter uma atenção especial, sendo lavado com uma escova apropriada. Essa parte da mamadeira é a que mais retém restos de alimento.
Tudo que seja de contato direto com o bebê deve ser lavado sempre e com a utilização de água e sabão. Isso vale também para panelas de preparo de alimentos, talheres e potes.
Brinquedos também precisam ser higienizados, pois sempre são levados à boca pelo bebê. Assim, após seu uso ou contato com o chão, devem ser lavados e higienizados antes de voltar para as mãozinhas do seu dono.
Ao saber tudo sobre a higiene dos bebês, os familiares podem tornar seus pequenos ainda mais saudáveis e seguros, longe de possíveis bactérias e infecções. Por causa disso, a atenção deve ser máxima a todos os detalhes, principalmente ao recém nascido que é mais sensível em todos os sentidos.